Opinião

Eleições 2018: democracia participativa

Diário da Manhã

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 23:17 | Atualizado há 6 anos

O Bra­sil pre­ci­sa ser pas­sa­do a lim­po, não é no­vi­da­de e mui­to me­nos se­gre­do pa­ra nin­guém. Nós pre­ci­sa­mos dei­xar a co­var­dia de la­do e nos po­si­cio­nar. As ma­té­rias que leio nos úl­ti­mos di­as, me faz es­cre­ver so­bre a cri­se po­lí­ti­ca ins­ta­la­da e não sa­na­da no pa­ís.

Acom­pa­nho al­guns posts e co­men­tá­rios a res­pei­to do te­ma re­call po­lí­ti­co, re­sol­vi ler so­bre o as­sun­to pa­ra emi­tir mi­nha hu­mil­de opi­ni­ão. Afi­nal, en­quan­to ci­da­dã ne­ces­si­to par­ti­ci­par ati­va­men­te dos te­mas re­la­ci­o­na­dos a me­lho­ra ou pi­o­ra de meu pa­ís.

A Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tu­i­ção n° 21, de 2015, al­te­ra a re­da­ção do art. 14 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, de au­to­ria do se­na­dor An­to­nio Car­los Va­la­da­res (PSB-SE), in­se­rin­do in­ci­sos que cri­am dois no­vos ins­ti­tu­tos da de­mo­cra­cia par­ti­ci­pa­ti­va, o Di­rei­to de Re­vo­ga­ção e o Ve­to Po­pu­lar.

A emen­ta é cla­ra: acres­cen­ta in­ci­sos e pa­rá­gra­fo ao art. 14 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, pa­ra de­ter­mi­nar que a so­be­ra­nia po­pu­lar se­rá exer­ci­da, nos ter­mos da lei, me­di­an­te ve­to po­pu­lar e di­rei­to de re­vo­ga­ção de man­da­to de mem­bros dos po­de­res Exe­cu­ti­vo e Le­gis­la­ti­vo, es­ta­be­le­cen­do que po­de­rão ter seus man­da­tos re­vo­ga­dos após tran­scur­so de dois anos da da­ta da pos­se.

Di­an­te da re­a­li­da­de po­lí­ti­ca frus­tran­te, a pos­si­bi­li­da­de de re­call pa­ra a re­vo­ga­ção, pe­los elei­to­res, dos man­da­tos de pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, go­ver­na­dor, pre­fei­to, se­na­dor, de­pu­ta­dos (fe­de­ral, es­ta­du­al ou dis­tri­tal) e ve­re­a­do­res pe­los elei­to­res é uma boa sa­í­da pa­ra quem não sa­be vo­tar.

Des­de 1988 o po­der ema­na do po­vo, e pou­cos sa­bem uti­li­zar sua mai­or ar­ma: o vo­to. Os po­lí­ti­cos fo­ras­tei­ros de qua­tro em qua­tro anos abri­gam mo­ra­da nos po­vo­a­dos, ci­da­des e bair­ros em bus­ca do vo­to, se ele­gem e so­mem, afi­nal, da­qui qua­tro anos tem mis “des­gas­te”.

A PEC, em tra­mi­ta­ção, se­gui­rá pa­ra dis­cus­são e vo­ta­ção no Se­na­do, on­de se­rá ne­ces­sá­rio, pa­ra apro­va­ção, o apoio de dois ter­ços. A pro­pos­ta de­pen­de­rá ain­da, pa­ra ser pro­mul­ga­da, de de­ci­são fa­vo­rá­vel na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, em dois tur­nos vo­ta­ção e tam­bém por mai­o­ria ab­so­lu­ta dos mem­bros da Ca­sa.

Com a apro­va­ção do Con­gres­so, se­ria en­tão con­vo­ca­do um re­fe­ren­do po­pu­lar pa­ra re­vo­gar o man­da­to do pre­si­den­te. Se a po­pu­la­ção de­ci­dir pe­la re­vo­ga­ção, o car­go se­rá de­cla­ra­do va­go, e a sub­sti­tui­ção se da­rá con­for­me o que já de­ter­mi­na a Cons­ti­tu­i­ção, ou se­ja, se­rá em­pos­sa­do o vi­ce-pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, ou, es­tan­do es­se car­go va­go, as­su­mi­rá o pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, que de­ve­rá con­vo­car elei­ções di­re­tas ou in­di­re­tas, de­pen­den­do do mo­men­to em que a re­vo­ga­ção ocor­rer.

O dis­po­si­ti­vo que per­mi­te a re­vo­ga­ção de um man­da­to, tam­bém co­nhe­ci­do co­mo “re­call po­lí­ti­co”, foi in­tro­du­zi­do nos EUA em 1911 e acre­di­to ser uma ex­ce­len­te sa­í­da no Bra­sil. Se­ria o mes­mo que di­zer: “não deu con­ta? fez mer­da? Pe­de pra sa­ir”…

Com o re­call po­lí­ti­co a po­pu­la­ção po­de­rá in­ter­vir di­re­ta­men­te nos man­da­tos, de fa­to, uma ver­da­dei­ra de­mo­cra­cia par­ti­ci­pa­ti­va. Os po­lí­ti­cos pas­sa­rão a ter res­pon­sa­bi­li­da­de com o po­vo e te­mor, afi­nal, são fun­cio­ná­rio do pró­prio po­vo que pa­ga a con­ta.

O sis­te­ma po­lí­ti­co bra­si­lei­ro tem que mu­dar de ver­da­de pa­ra re­con­quis­tar a con­fi­an­ça per­di­da e pa­ra ex­tir­par do meio po­lí­ti­cos cor­rup­tos e sem pu­dor. Con­cla­mo vo­cê, a pen­sar so­bre o as­sun­to. De­pen­de de nós! Avan­te Bra­sil.

Que as elei­ções de 2018, se­jam um mar­co pa­ra a ino­va­ção no pa­ís. Que pos­sa­mos ex­tin­guir a ve­lha po­lí­ti­ca e avan­çar a fa­vor de nos­so po­vo e nos­sa gen­te.

 

(Lo­re­na Ayres, ad­vo­ga­da, es­pe­cia­lis­ta em di­rei­to pú­bli­co e cri­mi­nal – pre­si­den­te da Co­mis­são de Di­rei­tos Hu­ma­nos da Abra­crim-GO, vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são de Di­rei­to Cri­mi­nal e Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas OAB/GO sub­se­ção Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, ar­ti­cu­lis­ta e co­men­da­do­ra)

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