Empolgação e confiança: Zé Eliton vai ganhar
Diário da Manhã
Publicado em 9 de agosto de 2018 às 22:04 | Atualizado há 6 anosTemos razões de sobra para acreditar que o projeto vitorioso do Tempo Novo se renovará nas urnas com a reeleição do governador José Eliton (PSDB), em outubro. A principal delas é a de que contamos com o candidato mais experiente e preparado para rotina administrativa, que além de complexa exige bom senso e equilíbrio do governante.
Nos últimos anos, o ex-governador Marconi Perillo personificou virtudes que projetamos em um gestor ideal. O diálogo entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foi praticado à exaustão, de modo a eliminar ruídos e encontrar soluções consensuais para os problemas que eventualmente se apresentavam. Exemplo disso foi a parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás para realização do mutirão carcerário e para execução de medidas em favor de melhorias no sistema penitenciário.
Com a Assembleia Legislativa, Marconi estabeleceu um relacionamento republicano e profícuo, que rendeu bons frutos para o Estado. Para ilustrar, cito o entendimento do governador com parlamentares da base aliada e da oposição para definição do calendário eleitoral que escolheu os diretores de mais de 1,1 mil escolas estaduais. A negociação aconteceu nos meses de maio, junho e julho e teve um desfecho que agradou deputados de todos os matizes partidários.
Marconi deixou um legado de avanços na prestação de serviços e de obras realizadas que salta aos olhos, mas o que faz do nosso projeto o melhor para os goianos é a forma como lidamos com as adversidades e a maneira como vislumbramos o futuro. Tanto Marconi quanto o governador Zé Eliton entendem que política se faz com responsabilidade e equilíbrio. Não coadunamos com atitudes rasteiras de adversários, que disseminam notícias falsas nas redes sociais ou simplesmente atacam porque é só o que sabem saber. Governar demanda serenidade e tenho plena convicção de que ela não faltará a Zé Eliton nesta eleição.
Temos muito a mostrar para o eleitor. Afinal, são 20 anos de conquistas importantes como o Hospital de Urgências Otávio Lage (Hugol), o Centro de Excelência, o Hospital da Região Norte, o Vapt Vupt, o primeiro lugar no Ideb, a UEG e por aí vai. Mas sabemos que a população de Goiás esta preocupada com o futuro, e não com o passado. Por isso o governador estabeleceu uma série de ações nos primeiros dias de mandato, como o Terceiro Turno (para eliminação das filas para cirurgias, atendimentos e consultas) e o batalhão de policiamento nos terminais, que visam preparar o terreno para que o Estado dê o passo adiante.
Zé Eliton é o único candidato a governador que já apresentou propostas nessa eleição. Na saúde, ele lançou o Fila Nunca Mais, que vai consistir num trabalho de gestão das demandas na Saúde para impedir que elas se acumulem de novo. Na Educação, o governador firmou o compromisso de custear mestrado e doutorado para todos os professores da rede estadual e ensino.
Preparado e equilibrado, Zé Eliton inspira confiança e empolga a base aliada. Não à toa conseguiu manter coeso o grupo que marchou com Marconi em eleições recentes, à exceção de alguns partidos como o PP e o PRB. Em oito anos como vice, Eliton aprendeu as nuances da articulação política e compreendeu como é importante delegar missões, distribuir tarefas e semear entre os aliados o sentimento de que todos são imprescindíveis para o sucesso da empreitada. Somos, mais do que nunca, uma base aliada. A convenção que realizamos no dia 5 de agosto serve de aviso para os adversários. Éramos 20 mil pessoas lotando o Goiânia Arena. Estamos mais empolgados do que nunca e conscientes do nosso papel nesta encruzilhada histórica. Uma decisão errada que os goianos tomarem nas urnas pode custar anos de retrocesso para Goiás.
A base de Marconi e Zé Eliton é como uma escola em dia de desfile cívico. Na véspera, pode ser que a dispersão dos alunos cause a falsa impressão de que não daremos conta do recado. Alguns nos subestimam. Mas quando o hino toca e vestimos o uniforme, a organização e o profissionalismo são irretocáveis. Nós sabemos vencer uma eleição e venceremos mais esta. Não em nome de um projeto pessoal, como é o caso de um ou outro candidato de grupos adversários, mas porque não podemos correr o risco de jogar anos de conquistas na lata do lixo. É esta a nova motivação, o que nos empolga. Estamos confiantes.
(Eliane Pinheiro, deputada estadual)
]]>