Opinião

Enfim, a tão ansiada eleição de 2018

Diário da Manhã

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 22:34 | Atualizado há 6 anos

As elei­ções vêm aí, com elas, a opor­tu­ni­da­de de pas­sar o pa­ís a lim­po, pro­mo­ver ver­da­dei­ra mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma, pa­ra­dig­ma fun­da­do no tra­ba­lho que vem re­a­li­zan­do a ope­ra­ção La­va Ja­to, cons­tru­in­do a ba­se pa­ra re­di­mir, su­bli­mar, con­so­li­dar a ho­nes­ti­da­de, par­ci­mô­nia na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca bra­si­lei­ra. A pró­pria ope­ra­ção La­va Ja­to pa­ra as­se­gu­rar bem es­sa mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma te­rá que avan­çar pe­los es­ta­dos e mu­ni­cí­pios on­de o há­bi­to de su­per­fa­tu­rar o erá­rio pú­bli­co não foi sus­ta­do, mes­mo, com o im­pac­to que o es­cân­da­lo me­ga­té­rio de­sen­ca­de­ou mun­do afo­ra. No pro­ces­so de­mo­crá­ti­co, a fer­ra­men­ta ca­paz de pro­mo­ver ta­ma­nha mu­dan­ça é o vo­to, des­de que ele se­ja con­sci­en­te, con­sci­ên­cia mes­cla­da de as­tú­cia e sa­be­do­ria, ajun­tan­do a in­tre­pi­dez ne­ces­sá­ria pa­ra lu­di­bri­ar, pas­sar ras­tei­ra nos can­di­da­tos ra­po­sas, fal­sos co­mo lo­bo em pe­le de cor­dei­ro. Com efei­to, lei­tor, o vo­to de qua­li­da­de, por­tan­to, con­sci­en­te cons­ti­tui, na re­pú­bli­ca, ins­tru­men­to so­ma­dos vi­ra po­de­ro­so eli­xir, além de ge­ni­al, de sua ex­clu­si­va pro­pri­e­da­de, por meio de­le, de for­ma pa­cí­fi­ca, vo­cê con­tra­ta o bom e dis­pen­sa, ao mes­mo tem­po, o mau can­di­da­to, pre­mi­an­do o me­lhor e pu­nin­do o pi­or. En­tre­tan­to, quan­do sub­ser­vi­en­te, de ca­bres­to, do com­pa­drio, mer­can­ti­li­za­do, faz o con­trá­rio, pre­mia o ru­im e pu­ne o bom, con­tra­ta o mau can­di­da­to e dis­pen­sa o mais qua­li­fi­ca­do, pa­ra a fun­ção pú­bli­ca.

Em­bo­ra a de­mo­cra­cia se­ja con­si­de­ra­da a me­lhor for­ma de go­ver­no pos­sí­vel na ter­ra, ela es­tá su­jei­ta a to­da sor­te de vi­cis­si­tu­des, pois, o ser hu­ma­no é con­du­zi­do, mui­to mais, pe­lo seu ins­tin­to, pai­xão, do que pe­la sua ra­zão. O mes­mo ins­tin­to ou pai­xão, que deu asas a ele, hu­ma­noi­de, pa­ra con­quis­tar o mun­do, do­mi­nan­do, gra­ças a ra­zão, os de­mais ani­mais, bem as­sim, tam­bém, pro­mo­ven­do o de­sen­vol­vi­men­to da ci­ên­cia, téc­ni­cas tec­no­lo­gi­as inu­si­ta­das, res­pon­sá­veis pe­lo atu­al grau de pro­gres­so e bem-es­tar, con­ce­deu-lhe asas tam­bém pa­ra des­vir­tu­ar a po­lí­ti­ca, tro­can­do seu la­do bom, ou se­ja, ar­te de pro­mo­ver a fe­li­ci­da­de da co­mu­ni­da­de, pe­lo la­do su­jo, po­lí­ti­ca co­mo ins­tru­men­to de pas­sar ras­tei­ra no po­vo, tão ma­qui­a­vé­li­ca, que co­lo­ca ele, po­lí­ti­co de­ma­go­go, fel na bo­ca dos elei­to­res fa­lan­do que é mel, tão le­nien­te o dis­cur­so, quan­to o can­to de se­reia da Odis­seia de Ulis­ses, as­sim, de­sin­for­ma­do, mal ins­tru­í­do, no en­tan­to, so­bre­mo­do em­be­ve­ci­do, ain­da ex­cla­ma, êta me­zi­nho sa­bo­ro­so!

De sor­te que lei­tor elei­tor, a po­lí­ti­ca, des­de os pri­mór­di­os da re­pú­bli­ca, por fal­ta de par­ti­ci­pa­ção da so­ci­e­da­de na vi­da pú­bli­ca, con­tro­lan­do os que são con­tra­ta­dos pe­lo vo­to, pa­ra bem ad­mi­nis­trar os ne­gó­ci­os do es­ta­do, aca­bou con­ta­mi­na­da por maus po­lí­ti­cos, de­sem­bo­can­do no atu­al cal­do de cul­tu­ra, cul­tu­ra tão vi­ru­len­ta, que jo­gou o pa­ís no abis­mo, bu­ra­co ne­gro, a mai­or re­ces­são, ato­lei­ro eco­nô­mi­co de sua his­tó­ria. Sa­ir de­la não vai ser fá­cil, con­tu­do, se vo­cê lei­tor, nes­sas elei­ções do pró­xi­mo do­min­go, exer­ci­tar ou con­cen­trar bem sua men­te, ra­ci­o­cí­nio, exor­ci­zan­do o vo­to le­nien­te, do com­pa­drio, sub­sti­tuin­do-o pe­lo vo­to, co­mo di­to e re­pe­ti­do, con­sci­en­te, su­bli­ma­do pe­la mo­ral e ci­vis­mo, co­mo an­ti­ga­men­te, en­si­na­da nas sa­las de au­las, o que na atu­a­li­da­de já de­ve­ria es­tar sen­do fei­to, com o ró­tu­lo de edu­ca­ção po­lí­ti­ca, mas, de mo­do es­pan­to­so, con­ti­nua ig­no­ra­do. Se fi­zer cor­ren­te for­man­do opi­ni­ão de seus en­tes que­ri­dos, ami­gos, ami­gas, in­du­zin­do-as a fa­ze­rem o mes­mo, por cer­to, con­se­gui­rá che­gar a ale­gria, ga­lar­dão, de ter par­ti­ci­pa­do, com mi­lhões de ou­tros pa­trí­cios, da la­bo­rio­sa fai­na, que irá mu­dar o há­bi­to de fa­zer po­lí­ti­ca, em sua ter­ra, co­mu­ni­da­de.

A atu­al po­lí­ti­ca des­ca­bi­da pe­la Po­lí­ti­ca con­sub­stan­ci­a­da, in­dis­so­lu­vel­men­te à éti­ca, le­gan­do cer­ta­men­te as ge­ra­ções de ago­ra, e do ama­nhã, aque­le bem-es­tar vi­vi­do e pro­pa­ga­do, há mais de dois mil anos, pe­la de­mo­cra­cia. De­mo­cra­cia, ema­na­da do con­cei­to aris­to­té­li­co, no di­á­lo­go alu­no pro­fes­sor, no qual o alu­no in­da­ga ao mes­tre se é pos­sí­vel apren­der a vi­ver fe­liz, ao que res­pon­de o pro­fes­sor: a po­lí­ti­ca cu­i­da dis­so, na me­di­da em que ela re­a­li­za, na vi­da em so­ci­e­da­de, o bem su­pre­mo, in­sis­tin­do pa­ra acla­rar bem a te­se, ques­ti­o­na o dis­cí­pu­lo, que bem su­pre­mo é es­te? Ao que fi­na­li­za o mes­tre, ora, a pró­pria fe­li­ci­da­de, tão al­me­ja­da, por to­dos ci­da­dã­os e ci­da­dãs! Sen­do os hu­ma­nos, co­mo di­to aci­ma, in­flu­en­cia­dos, mui­to mais, pe­la pai­xão do que pe­la ra­zão, as­so­cian­do, ao pen­sa­men­to de Spi­no­za, o de Kant, pen­sa­dor Ale­mão, ele pa­ra go­ver­nar bem, ca­re­ce de um freio pa­ra con­ter seu ins­tin­to ou pai­xão, sen­ti­men­to ego­ís­ti­co, e, con­tra freio, pa­ra in­du­zi-lo à prá­ti­ca do uni­ver­sal, qual se­ja, aque­la que é aces­sí­vel e acei­tá­vel por ca­da um e, as­sim, vá­li­da pa­ra to­da a co­mu­ni­da­de.

Es­se freio, con­tro­le, te­rá que ser fei­to, de um la­do, pe­las ins­ti­tu­i­ções pú­bli­cas com o MP e Tri­bu­nais de Con­tas, de ou­tro, pe­la pró­pria so­ci­e­da­de que sus­ten­ta o Es­ta­do de Di­rei­to. To­da­via, se en­con­tra, atu­al­men­te, iner­te, des­vir­tu­a­do, pois, ela, nun­ca foi edu­ca­da, pa­ra tão re­le­van­te mis­são. Ou­tros­sim, pa­ra exer­ci­tá-la, vo­cê iso­la­do, so­zi­nho, não va­le uma pi­ta­da de fu­mo, por is­to, tem que si va­ler, atu­ar de for­ma or­ga­ni­za­da por meio de ins­ti­tu­i­ções re­pre­sen­ta­ti­vas, con­tro­lan­do, cu­tu­can­do com va­ra cur­ta, mas de for­ma or­dei­ra, os go­ver­nan­tes, in­clu­si­ve, os que fo­ram elei­tos, por meio do vo­to con­sci­en­te. Por­tan­to, o vo­to é ape­nas o pon­to de par­ti­da, a cre­den­ci­al que lhe as­se­gu­ra o di­rei­to de par­ti­ci­par ati­va­men­te, da vi­da po­lí­ti­ca de sua co­mu­ni­da­de, a par­ti­ci­pa­ção, cons­ti­tui a mai­or vir­tu­de pú­bli­ca do sis­te­ma de go­ver­no de­mo­crá­ti­co. De sor­te que, lei­tor elei­tor, fa­ça cor­ren­te e for­me opi­ni­ão, aju­dan­do com al­ti­vez, pas­sar a re­pú­bli­ca, ora, en­fer­ru­ja­da, a lim­po, com seu vo­to de qua­li­da­de, as­se­gu­ran­do efi­cá­cia, go­ver­no tran­spa­ren­te, do­ta­do de tem­pe­ran­ça, ho­nes­ti­da­de, em­pre­en­de­dor, pa­ra is­to, vo­cê te­rá que fi­car aten­to, par­ti­ci­pan­do da vi­da cí­vi­ca do lu­gar on­de mo­ra, vi­ve. Por exem­plo, os con­se­lhei­ros dos Tri­bu­nais de Con­tas, tan­to o fe­de­ral, co­mo os es­ta­du­ais, não po­dem ser no­me­a­dos, co­mo acon­te­ce, pe­lo po­der exe­cu­ti­vo. Ima­gi­ne! Os mes­mos que irão jul­gar as con­tas de­le. A for­ma ide­al, meio cor­re­to, con­di­zen­te com o sis­te­ma de­mo­crá­ti­co é elei­ção com elei­to­res es­pe­ci­al­men­te se­le­tos, no to­can­te ao pre­pa­ro cul­tu­ral, bem co­mo, can­di­da­tos qua­li­fi­ca­dos pa­ra o car­go, mis­são que irá pres­tar a so­ci­e­da­de con­tri­buin­te de im­pos­tos, ou en­tão, con­cur­sos de al­to ga­ba­ri­to.

Por­tan­to, des­de que a re­pú­bli­ca foi pro­cla­ma­da, pri­man­do o vo­to, no pro­ces­so de es­co­lha: a li­ber­da­de de es­co­lher os re­pre­sen­tan­tes do po­vo, de igual mo­do, a es­co­lha dos com­po­nen­tes de or­ga­nis­mos tão es­sen­ci­ais à tran­spa­rên­cia, aus­te­ri­da­de, em go­ver­no que ema­na do po­vo e de­ve ser exer­ci­do em seu no­me, já de­ve­ria ser re­a­li­da­de, com o nas­ce­dou­ro da re­pú­bli­ca. Du­ran­te es­se tem­po, tem­pão lei­tor, fos­se vo­cê, to­da a co­mu­ni­da­de, pre­pa­ra­da pa­ra a vi­da po­lí­ti­ca: edu­ca­ção po­lí­ti­ca obri­ga­tó­ria nas sa­las de au­las, já te­ria pro­pug­na­do e in­se­ri­do, no ca­len­dá­rio do dia 7, mu­dan­ças vi­tais pa­ra o apri­mo­ra­men­to da de­mo­cra­cia, ve­ja só, re­e­lei­ções in­fin­das pa­ra mes­mo car­go, co­mo acon­te­ce no po­der le­gis­la­ti­vo, de­pu­ta­dos e se­na­do­res qua­se vi­ta­lí­cios, mas­ca­ran­do a ima­gem da de­mo­cra­cia. Ade­mais, pre­si­dên­cia da re­pú­bli­ca, co­mo nos EUA, uma úni­ca vez. Elei­ções, nos tri­bu­nais de con­tas, co­mo di­to, on­de, tan­to o can­di­da­to, co­mo elei­tor, de­ve ser ga­ba­ri­ta­do e afi­ni­da­de cur­ri­cu­lar, pa­ra tão in­gen­te, no­bre e es­pi­nho­sa, fun­ção pú­bli­ca. Mui­tos ou­tros ví­ci­os, pri­vi­lé­gios, pre­ci­sam ser de­ba­ti­dos Do Con­gres­so, en­tre os qua­is, o de le­gis­lar em cau­sa pró­pria, e exor­ci­za­dos da cons­ti­tu­i­ção. En­tre­men­tes, de­vi­do ao fa­mi­ge­ra­do cor­po­ra­ti­vis­mo, ali, mou­re­jam, dor­mi­tam, em ber­ço es­plên­di­do. Mas, pa­ra se­rem eli­mi­na­dos, a so­ci­e­da­de man­te­ne­do­ra do Con­gres­so, te­rá que re­cor­rer ao ar­ti­go 14 da Car­ta Mag­na.

En­fim, mes­mo com tan­tos per­cal­ços, idi­os­sin­cra­si­as, bem-vi­das se­jam as elei­ções do pró­xi­mo do­min­go, dia 7 de ou­tu­bro, a al­ter­nân­cia do po­der cons­ti­tui mar­co sin­gu­lar, sím­bo­lo im­pe­cá­vel da de­mo­cra­cia, a bai­xa al­ter­nân­cia, bu­ra­co ne­gro, vem sen­do cri­ti­ca­da, acu­sa­da, por ci­en­tis­tas po­lí­ti­cos do mun­do in­tei­ro, co­mo res­pon­sá­vel pe­lo des­cré­di­to do nos­so re­gi­me, bem mais, dos go­ver­nan­tes, pe­ran­te a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra.

 

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)

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