Opinião

Engana que eu gosto

Diário da Manhã

Publicado em 25 de outubro de 2018 às 02:41 | Atualizado há 6 anos

O can­di­da­to do PT, Fer­nan­do Had­dad, é uma pia­da!  Co­mo idó­la­tra e de­fen­sor de um pre­si­di­á­rio cor­rup­to co­mo o Lu­la, e com gran­de pos­si­bi­li­da­de de ser der­ro­ta­do no se­gun­do tur­no pe­lo seu opo­nen­te Ja­ir Bol­so­na­ro (PSL-RJ), de­ses­pe­ra­do, ago­ra fa­la em éti­ca nas nos­sas ins­ti­tu­i­ções!  Mais ain­da é di­fí­cil de acre­di­tar que Had­dad, es­ta sen­do sin­ce­ro, quan­do afir­ma que, “Se di­ri­gen­te do PT er­rou e há pro­vas, tem de ir pa­ra a ca­deia”…  En­tão por que de­fen­de e vi­si­ta na ca­deia, e não as­su­me que é cor­rup­to, o seu cri­a­dor e for­ma­dor de qua­dri­lha Lu­la, con­de­na­do tal qual de­ter­mi­na nos­sa Cons­ti­tu­i­ção?! E sem se ru­bo­ri­zar ain­da afir­ma; “Que fal­ta de con­tro­les nas es­ta­tais le­vou ca­sos de cor­rup­ção nos go­ver­nos do par­ti­do”! Ora, Had­dad, pa­ra de fa­lar as­nei­ras! Não foi pe­la fal­ta de con­tro­les que a per­ver­sa cor­rup­ção pe­tis­ta cor­reu nas nos­sas es­ta­tais, mas, pe­la to­tal au­sên­cia dig­ni­da­de pú­bli­ca, e bra­si­li­da­de da cú­pu­la de seu par­ti­do. Já que, o PT, ja­mais em tem­po al­gum res­pei­tou  nos­so Pa­ís…

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)

____________________________________________________________________________________________

Ditadura do PT

Quem não é pe­tis­ta é fas­cis­ta; o Fo­ro de São Pau­lo cria de Lu­la Fi­del Cas­tro, quer a de­mo­cra­cia bo­li­va­ri­a­na da Ve­ne­zu­e­la no Bra­sil; con­tro­le da im­pren­sa é um dos ob­je­ti­vos pe­tis­tas; in­va­são tam­bém faz par­te do car­dá­pio; Lu­la é che­ga­do a no­tó­rios di­ta­do­res; por ai vai… É um ab­sur­do co­lar a di­ta­du­ra em Bol­so­na­ro e de­mo­cra­cia na ma­ri­o­ne­te Had­dad tra­ves­ti­da de cor­dei­ro, quan­do a re­a­li­da­de é o in­ver­so.

(Hum­ber­to Schuwartz So­a­res, via e-mail)

____________________________________________________________________________________________

Paradoxo

 

O que ex­pli­ca que Bol­so­na­ro te­nha al­tos ín­di­ces de apro­va­ção em cen­tros mais de­sen­vol­vi­dos e que Had­dad man­te­nha a tra­di­ção de seu par­ti­do em re­gi­ões de pi­o­res ín­di­ces de IDH  no nor­des­te ? A fal­ta de edu­ca­ção for­mal, a fal­ta de in­for­ma­ção isen­ta, o de­sin­te­res­se, e o  mas­si­vo tra­ba­lho da mi­li­tân­cia pe­tis­ta da re­gi­ão faz com que a po­pu­la­ção nor­des­ti­na po­bre, mal as­sis­ti­da,em ver­da­dei­ro es­ta­do de mi­se­ra­bi­li­da­de  con­ti­nue a crer no “pa­i­nho” Lu­la, sem se aper­ce­ber que de­pois de 14 anos de go­ver­no na­da, ou qua­se na­da foi fei­to de efe­ti­vo pa­ra ti­rá-los da in­di­gên­cia e da in­dig­ni­da­de da fo­me. Es­te é o pa­ra­do­xo: eles ain­da cre­em que o mi­la­gre da far­tu­ra vi­rá com o PT ! Co­mo acor­dá-los , en­tão, des­te es­ta­do de so­nam­bu­lis­mo so­ci­al com tu­do que lhes foi ne­ga­do!? Tra­ba­lho na la­vou­ra com téc­ni­cas efe­ti­vas pa­ra ven­cer a caa­tin­ga tra­zi­das de Is­ra­el, es­co­las e mais es­co­las, in­for­ma­ção isen­ta e o fim do “nós con­tra eles” . O tra­ba­lho dig­ni­fi­ca o ho­mem e a edu­ca­ção for­ma ci­da­dã­os!

(Ma­ra M. As­saf, via e-mail)

____________________________________________________________________________________________

Que assim ditem os anjos

 

O pos­tu­lan­te à pre­si­dên­cia pe­lo PT, par­ti­do que já de­mons­trou, por pa­la­vras e atos, apo­i­ar di­ta­du­ras co­mo, en­tre ou­tras, a da  Ve­ne­zu­e­la, de Cu­ba e da Ni­ca­rá­gua, se apre­sen­ta du­ran­te a pre­sen­te cam­pa­nha co­mo pa­la­di­no da de­mo­cra­cia bra­si­lei­ra e men­ci­o­na o pe­ri­go que ela cor­re, ca­so o opo­nen­te se­ja elei­to. Su­pre­ma con­tra­di­ção, pois o fa­to con­cre­to é que, ape­sar de si­nais alar­mis­tas vin­dos das mais va­ri­a­das fon­tes, pe­los mo­ti­vos pa­ro­qui­ais mais di­ver­sos, a nos­sa de­mo­cra­cia não cor­re ris­cos imi­nen­tes. É cla­ro que ain­da não se  en­con­tra em ba­ses tão só­li­das co­mo de­se­ja­rí­a­mos mas há uma sen­sa­ção de avan­ço cons­tan­te, em­bo­ra às ve­zes pa­re­ça in­fi­ni­te­si­mal. Le­van­do-se em con­si­de­ra­ção que re­pre­sen­ta o úni­co re­gi­me que po­de se au­to­des­tru­ir, sen­do o pi­or, sem  que ha­ja, ao mes­mo tem­po, um me­lhor na pra­ça, se­gun­do Chur­chill, va­mos com­bi­nar que, por aqui, ela so­bre­vi­ve e dá si­nais de vi­da lon­ga. Que as­sim di­tem os an­jos.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)

____________________________________________________________________________________________

Mudança “radical”

 

Mui­to cu­ri­o­sa a pos­tu­ra do PT na ten­ta­ti­va de ten­tar a di­fi­cí­li­ma ta­re­fa de ga­nhar as elei­ções. Aban­do­na­ram o che­fe, vem co­pi­an­do o pro­gra­ma de Bol­so­na­ro e mu­da­ram as co­res do par­ti­do fi­can­do in­clu­si­ve se­me­lhan­te a do ad­ver­sá­rio. O que ob­ser­vo é que a ca­da mu­dan­ça a dis­tân­cia au­men­ta. Es­ta mu­dan­ça de cor en­tão foi fa­tal. Os elei­to­res do PT, pou­co le­tra­dos e na­da ob­ser­va­do­res, irão se con­fun­dir e com cer­te­za al­guns mi­lhões de vo­tos irão pa­ra Bol­so­na­ro. Es­te pe­nho­ra­da­men­te agra­de­ce.

(Pau­lo Hen­ri­que Coim­bra de Oli­vei­ra, via e-mail)

 

Fechar o STF

 

Cau­sou es­tra­nha­men­to a de­cla­ra­ção do de­pu­ta­do Eduar­do Bol­so­na­ro, PSL so­bre fe­char o STF e não fal­ta­ram mei­os de co­mu­ni­ca­ção re­per­cu­tin­do a no­tí­cia. Mas não cau­sou ne­nhum es­tra­nha­men­to, o que foi di­to em abril des­te ano, na de­cla­ra­ção do dep. pe­tis­ta Wa­dih Da­mous “ tem que fe­char o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral” e Jo­sé Dir­ceu, três ve­zes pre­so dis­se em se­tem­bro: “Pri­mei­ro, de­ve­ria ti­rar to­dos os po­de­res do Su­pre­mo e ser só Cor­te Cons­ti­tu­ci­o­nal”. As de­cla­ra­ções são ina­de­qua­das e des­ne­ces­sá­rias, po­rém cau­sou in­cô­mo­do en­tre os ma­gis­tra­dos. Só ago­ra os mi­nis­tros fi­ca­ram in­co­mo­da­dos? É bom lem­brar tam­bém que o PT pa­gou mui­tos jor­na­lis­tas pa­ra in­ju­ri­ar pes­so­as e po­de­res.  Há  que se des­ta­car um pon­to po­si­ti­vo, nes­se im­bró­glio,  Eduar­do Bol­so­na­ro pe­diu des­cul­pas, fa­to ci­ta­do pe­la pre­si­den­te do TSE, Ro­sa We­ber . En­quan­to dos pe­tis­tas ci­ta­dos, além de não se ver  a re­pli­ca­ção dos co­men­tá­rios  pe­los mei­os de co­mu­ni­ca­ção,  ne­nhum alar­de foi tao gran­de, co­mo se vë ago­ra e ne­nhum  pe­di­do de des­cul­pas foi fei­to.

(Iza­bel Aval­lo­ne, via e-mail)

____________________________________________________________________________________________

 

UR­NAS ELE­TRÔ­NI­CAS CON­FI­Á­VEIS?

Além do atu­al pre­si­den­te do STF, o mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li, e a se­nho­ra tam­bém mi­nis­tra e pre­si­den­te do STE, ale­ga­rem que as ur­nas ele­trô­ni­cas são de to­tal con­fi­an­ça, eu vos pe­ço um es­cla­re­ci­men­to pú­bli­co a es­se res­pei­to: Co­mo os se­nho­res mi­nis­tros po­de­rão me ga­ran­ti­rem que o meu vo­to foi pa­ra quem eu vo­tei e co­mo pos­so fa­zer pa­ra con­fe­rir es­sa ve­ra­ci­da­de?

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)

____________________________________________________________________________________________

 

Rodovias no País

O tran­spor­te ro­do­vi­á­rio é res­pon­sá­vel por 61% da mo­vi­men­ta­ção de mer­ca­do­ri­as e 95% dos pas­sa­gei­ros pe­lo Pa­ís! E uma pes­qui­sa di­vul­ga­da pe­la Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal do Tran­spor­te (CNT) que ava­liou 107 mil km de ro­do­vi­as, cons­ta­ta que, dos 61,8% de tre­chos de es­tra­das que ti­ve­ram no ano pas­sa­do clas­si­fi­ca­ção re­gu­lar, ru­im ou pés­si­ma, em 2018, es­se ín­di­ce caiu pa­ra 57%. Po­rém, é tris­te di­zer que no Pa­ís, ain­da te­mos mais de 1,3 mi­lhão de km de es­tra­das sem pa­vi­men­ta­ção… A clas­si­fi­ca­ção de si­na­li­za­ção óti­ma, ou boa atin­ge 55,3% das es­tra­das, con­tra ape­nas 40,8% em 2017. Po­rém, quan­to a qua­li­da­de da pa­vi­men­ta­ção mais da me­ta­de foi ava­li­a­da co­mo de­fi­cien­te. E con­for­me es­ti­ma­ti­va, com es­tas pre­cá­rias con­di­ções o cus­to ope­ra­ci­o­nal se ele­va em 26,7%.  O des­ta­que é que, os qua­se 20 mil km de ro­do­vi­as con­ce­di­das à ini­ci­a­ti­va pri­va­da o pa­drão é bem su­pe­ri­or a mé­dia na­ci­o­nal. Em 2018, 81,9% dos tre­chos fo­ram clas­si­fi­ca­dos co­mo óti­mos ou bons!  E dos me­lho­res ava­li­a­dos, 78% es­tão con­cen­tra­dos nas ro­do­vi­as do Es­ta­do de São Pau­lo. E a CNT, es­ti­ma que, com R$ 48 bi­lhões se­ria pos­sí­vel re­cons­tru­ir, res­tau­rar e re­a­de­quar as es­tra­das mal ava­li­a­das…

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias