Opinião

EQM – experiência de quase morte

Diário da Manhã

Publicado em 17 de maio de 2016 às 02:39 | Atualizado há 9 anos

Pa­ra o neu­ro­ci­rur­gi­ão nor­te-ame­ri­ca­no Ale­xan­der Eben, a mor­te era sim­ples­men­te o fim de tu­do. Co­mo es­tu­di­o­so dos fe­nô­me­nos men­tais, ele sem­pre ti­nha uma ex­pli­ca­ção pa­ra os pa­ci­en­tes que des­cre­vi­am su­as vi­a­gens fo­ra do cor­po, ao vol­tar de um co­ma. Até que em 10 de no­vem­bro de 2008, aos 54 anos, ao ser ata­ca­do por uma me­nin­gi­te bac­te­ria­na, ele pró­prio en­trou em co­ma e en­fren­tou es­sa mes­ma ex­pe­ri­ên­cia. A par­tir de en­tão sua vi­da mu­dou pa­ra sem­pre e ele pas­sou a tes­te­mu­nhar, com to­da a con­vic­ção, que exis­te sim, vi­da após a mor­te. Sua in­crí­vel his­tó­ria foi te­ma do pro­gra­ma Fan­tás­ti­co, da TV Glo­bo, em 24/03/2013 e re­la­ta­da em li­vro, tra­du­zi­do ago­ra pa­ra nos­sa lín­gua, com o tí­tu­lo de “Uma Pro­va do Céu”.

É um ca­so pa­re­ci­do com o que acon­te­ceu há mais tem­po, em 1943, com ou­tro mé­di­co ame­ri­ca­no, Ge­or­ge Rit­chie, quan­do era sol­da­do do exér­ci­to es­ta­cio­na­do no Te­xas, à es­pe­ra de uma trans­fe­rên­cia pa­ra es­tu­dar Me­di­ci­na na Fa­cul­da­de de Vir­gi­nia. An­tes de em­bar­car, po­rém, ele con­traiu uma pneu­mo­nia que veio a pro­vo­car o seu su­pos­to óbi­to. O mé­di­co mi­li­tar res­pon­sá­vel, ao fa­zer exa­me de pra­xe, não de­tec­tou “uma só evi­dên­cia de res­pi­ra­ção ou im­pul­so car­dí­a­co” e ates­tou sua mor­te. En­tre­tan­to, pou­co de­pois, quan­do o cor­po era en­ca­mi­nha­do ao ne­cro­té­rio, uma en­fer­mei­ra des­con­fiou ter no­ta­do um le­ve mo­vi­men­to no pei­to de Rit­chie. Pa­ra com­pro­var, cha­mou o mé­di­co de plan­tão e es­te, com to­da a ur­gên­cia, pro­vi­den­ci­ou uma in­je­ção de adre­na­li­na que le­vou o pa­ci­en­te a res­pi­rar e o seu co­ra­ção a ba­ter no­va­men­te. Rit­chie re­tor­nou en­tão pa­ra a vi­da, com uma das mais im­pres­sio­nan­tes ex­pe­ri­ên­cias de qua­se mor­te, co­nhe­ci­das pe­la abre­vi­a­tu­ra EQM. Tu­do o que acon­te­ceu en­quan­to sua con­sci­ên­cia es­ta­va se­pa­ra­da do cor­po é de­ta­lha­do no li­vro “Vol­tar do Ama­nhã”, de sua au­to­ria, tra­du­zi­do pa­ra no­ve idio­mas, in­clu­si­ve o Por­tu­guês, em vá­ri­as edi­ções, to­das es­go­ta­das.

En­tre­tan­to, quem po­pu­la­ri­zou o ter­mo EQM – Ex­pe­ri­ên­cia de Qua­se Mor­te – foi o psi­qui­a­tra nor­te-ame­ri­ca­no Raymond Mo­ody Jr, com seu li­vro Vi­da Após a Vi­da, pu­bli­ca­do pe­la pri­mei­ra vez em 1975, on­de são in­ves­ti­ga­dos mais de cem ca­sos de pes­so­as que ex­pe­ri­men­ta­ram a mor­te clí­ni­ca e, ao vol­tar, con­ta­ram o que lhes acon­te­ceu. Em­bo­ra tais as­sun­tos te­nham tra­di­cio­nal­men­te per­ma­ne­ci­do no âm­bi­to fi­lo­só­fi­co, nos úl­ti­mos anos, em ra­zão dos avan­ços da me­di­ci­na e da mo­der­na tec­no­lo­gia, os mé­di­cos vem con­se­guin­do re­vi­ver apro­xi­ma­da­men­te 10-15% das pes­so­as cli­ni­ca­men­te con­si­de­ra­das mor­tas. Es­se pe­rí­o­do de re­ver­são da mor­te le­va ape­nas al­guns se­gun­dos ou mi­nu­tos, mas pa­ra os pa­ci­en­tes po­de re­pre­sen­tar ho­ras ou di­as, pois en­tram nu­ma di­men­são de tem­po di­fe­ren­te da usu­al, cha­ma­da de Tem­po Kai­rós. A cau­sa e o sig­ni­fi­ca­do des­tas ex­pe­ri­ên­cias ain­da não são to­tal­men­te com­pre­en­di­dos, po­rém cin­co re­cen­tes es­tu­dos ci­en­tí­fi­cos in­de­pen­den­tes, re­a­li­za­dos no Rei­no Uni­do, na Ho­lan­da e nos EUA, con­fir­ma­ram que cer­ca de 10-20% dos so­bre­vi­ven­tes de pa­ra­da car­dí­a­ca re­la­tam a con­ti­nua­ção da con­sci­ên­cia, em lú­ci­dos e bem es­tru­tu­ra­dos pro­ces­sos de pen­sa­men­to.

“Des­car­tar as ca­rac­te­rís­ti­cas ex­tra­or­di­ná­rias des­sas ex­pe­ri­ên­cias e os de­sa­fi­os con­cei­tu­ais as­so­cia­dos a elas ape­nas por­que não se ajus­tam ao atu­al pa­ra­dig­ma em ci­ên­cia, cer­ta­men­te não é o me­lhor ca­mi­nho pa­ra uma abor­da­gem ci­en­tí­fi­ca. Pre­ci­sa­mos acei­tar o uni­ver­so co­mo ele é, e não im­por aqui­lo que acre­di­ta­mos que ele é ou pen­sa­mos que ele de­ve­ria ser. Nos­sas te­o­ri­as pre­ci­sam li­dar com os fa­tos em sua to­ta­li­da­de, e não com uma se­le­ção de fa­tos con­ve­nien­te que se ajus­te a nos­sa vi­são de mun­do e a nos­so sis­te­ma de cren­ças. Até que a ci­ên­cia oci­den­tal mo­der­na se­ja ca­paz de ofe­re­cer ex­pli­ca­ções plau­sí­veis pa­ra to­das as ob­ser­va­ções re­fe­ren­tes às ex­pe­ri­ên­cias es­pi­ri­tua­is e me­mó­ri­as de vi­das pas­sa­das, os con­cei­tos en­con­tra­dos na li­te­ra­tu­ra mís­ti­ca de­vem ser en­ca­ra­dos co­mo su­pe­ri­o­res à abor­da­gem atu­al da mai­o­ria dos ci­en­tis­tas oci­den­tais que ou não co­nhe­cem os fa­tos ou pre­fe­rem ig­no­rá-los.” Sta­nis­lav Grof, no seu li­vro A Aven­tu­ra da Au­to­des­co­ber­ta, pág. 114, Sum­mus Edi­to­ri­al.

 

(Pe­dro Fa­gun­des Aze­ve­do, jor­na­lis­ta e psi­có­lo­go tran­spes­so­al)

 

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