Opinião

Essa economia é muito desumana!

Diário da Manhã

Publicado em 6 de junho de 2017 às 01:31 | Atualizado há 8 anos

Na crise política e também econômica em que vive o país, há muito o que se lamentar. Mas se há uma coisa que causa pena é ver um trabalhador sem trabalho. É ver um pai de família esmagado sob a angústia cruel do desemprego.

Mas nem só a crise é a causa, convenhamos. Sabemos que todas as religiões, desde as mais velhas até as mais recentes, sempre falaram muito de espírito, de espiritual, de espiritualização. Entretanto, depois de tantos milênios, o que o homem menos aprendeu foi como se espiritualizar. Hoje em dia, o que vemos é um ser completamente materializado, com raríssimas exceções.

No campo internacional nada muda. Cada país defende com unhas e dentes seus interesses, sabendo que os demais fazem a mesma coisa. Nesta era da globalização, o que mais se globaliza é o egoísmo de pessoas, grupos e nações.

Se o homem tivesse aprendido coisas verdadeiras sobre seu espírito, seus sistemas econômicos levariam em conta uma maior preocupação com o aspecto humano da vida e do trabalho. Mas o espetáculo que o mundo nos oferece é completamente outro. Uma minoria acumula riquezas imensas. A cada momento mais uma pessoa se torna milionária, bilionária, dona de castelos, de gigantes industriais e de impérios. Enquanto isso, o desemprego se alastra, as diferenças entre ricos e pobres se acentuam.

O que mais importa na economia adotada pelo homem não é o próprio homem, mas sim o lucro. É isso o que vigora em todos os povos, sem exceção.

Num mundo de tantos poderosos, muitos irmãos nossos – das crianças recém-nascidas aos velhos moribundos –, filhos todos de um mesmo Deus, padecem necessidades primárias. Já era tempo de isso ter sido banido de nosso planeta pela evolução espiritual, pois dinheiro existe. Mas essa evolução espiritual não aconteceu.

E por que não aconteceu?

É difícil de dizer, assim, num artigo sem maiores pretensões. Numa conversação mais descontraída, sem tanta limitação de tempo, poderíamos dizer tudo o que já pensamos a respeito. Abordaríamos, por exemplo, os tantos fatores que explicam essa distância imensa que existe entre progresso material e evolução espiritual. Esclarecedora, também, é a palestra (entrada franca) que acontece nesta quarta-feira, 7 de junho, em Goiânia, com o tema Processo de Transformação do Ser Humano (Rua 17-A, 959, Setor Aeroporto), que será proferida pelo advogado Orlando Machado.

Diante dos problemas do mundo, temos de aprender a criar defesas internas, capazes de preservar a intimidade de nossas vidas e de nossas famílias contra as agressões do momento. Só assim não dançaremos de acordo com a música da decadência dos valores morais e espirituais. Isso exige, de cada um de nós, um esforço específico, um estudo de nós mesmos e uma investigação séria no caminho da evolução consciente.

 

(Dalmy Gama, escritor, professor, cultor da ciência logosófica)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias