Opinião

Eufemismo inaplicável

Diário da Manhã

Publicado em 18 de março de 2018 às 00:19 | Atualizado há 7 anos

Es­ta­do de­mo­crá­ti­co de di­rei­to. Al­guém com bom sen­so, ao me­nos, po­de me ex­pli­car o que as três pa­la­vras, as­sim jun­ta­das, sig­ni­fi­cam? O no­ti­ci­á­rio im­pres­so, o ele­trô­ni­co e as re­des so­ci­ais es­tão abar­ro­ta­dos de no­tí­cias ter­rí­veis, re­di­gi­das em pés­si­mo es­ti­lo, pro­nun­ci­a­das com to­tal ig­no­rân­cia de re­gras bá­si­cas da Lín­gua e até mes­mo em fron­tal me­nos­pre­zo aos co­nhe­ci­men­tos bá­si­cos que, até há bem pou­co tem­po, eram in­dis­pen­sá­veis aos que ti­ve­ram o pri­vi­lé­gio da es­co­la­ri­da­de ao me­nos me­di­a­na.

Já nas pri­mei­ras ho­ras do dia, uma fra­se ecoa na ro­ti­na: “Mais um po­li­ci­al foi mor­to…”. Só no Rio de Ja­nei­ro, até a sex­ta-fei­ra, 16 de mar­ço, a es­ta­tís­ti­ca era de 27, so­men­te nes­te ano de 2018. A mor­te de ci­vis ino­cen­tes, ví­ti­mas de ba­las per­di­das ou al­vos de as­sal­tan­tes, não foi in­for­ma­da.

Na quar­ta-fei­ra, a mal­da­de foi pos­ta à me­sa da Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res de São Pau­lo – uma re­for­ma pre­vi­den­ci­á­ria pa­ra “pu­nir” o fun­cio­na­lis­mo mu­ni­ci­pal da des­vai­ra­da pau­li­ceia, ele­van­do até a 14% dos sa­lá­ri­os aci­ma de cin­co mil e pou­cos re­ais – os mais po­bres não se­ri­am pou­pa­dos, não: pa­ra es­tes, 11% de des­con­to pa­ra a pre­vi­dên­cia mu­ni­ci­pal (era 14 de Mar­ço, ani­ver­sá­rio de Cas­tro Al­ves e, por is­so mes­mo, o Dia Na­ci­o­nal da Po­e­sia – o tra­di­cio­nal, pois a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff ins­ti­tu­iu, por ato au­to­crá­ti­co, o ani­ver­sá­rio de Car­los Drum­mond de An­dra­de co­mo mais um Dia Na­ci­o­nal da Po­e­sia, e o “po­e­ta­ri­a­do” na­ci­o­nal aca­tou, en­ri­que­ci­do com mais uma da­ta fes­ti­va).

Os pro­fes­so­res mu­ni­ci­pa­is da mai­or ci­da­de bra­si­lei­ra ma­ni­fes­ta­ram-se. E fo­ram “nor­mal­men­te” re­pri­mi­dos com por­ra­das e “cas­se­te­ta­das” pe­la ze­lo­sa Guar­da Ci­vil Me­tro­po­li­ta­na, co­ad­ju­va­da pe­la glo­ri­o­sa e tra­di­cio­nal For­ça Pú­bli­ca – no­me an­ti­go da atu­al Po­lí­cia Mi­li­tar pau­lis­ta. Pro­fes­so­ras en­san­guen­ta­das, pro­fes­so­res fe­ri­dos e “en­gra­va­ta­dos”, vi­dra­ças que­bra­das e o pre­fei­to Dó­ria, a quem a com­pe­ten­te Guar­da Me­tro­po­li­ta­na obe­de­ce, ci­ni­ca­men­te, dis­cur­sou a sua não-con­vin­cen­te dis­cor­dân­cia à vi­o­lên­cia pra­ti­ca­da.

Na quin­ta-fei­ra, dia 15, ju­í­zes fe­de­ra­is, com os re­for­ços dos pro­cu­ra­do­res de jus­ti­ça tam­bém fe­de­ra­is, en­tra­ram em gre­ve: bus­ca­vam pres­sio­nar o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral a man­ter o an­ti­é­ti­co Au­xí­lio Mo­ra­dia. E de­ram an­da­men­to a es­sa mal­fa­da­da ini­ci­a­ti­va jus­to no dia se­guin­te ao as­sas­si­na­to da ve­re­a­do­ra Ma­ri­el­le Fran­co, no Rio de Ja­nei­ro – o pal­co “mais gla­mo­ro­so” pa­ra o es­por­te mais pra­ti­ca­do no pa­ís, a pis­to­la­gem ur­ba­na. Co­var­de­men­te, a mo­ça foi al­ve­ja­da qua­tro ve­zes na ca­be­ça. O ob­je­to que se mos­tra era o de ca­lar a voz que se er­guia con­tra a dis­cri­mi­na­ção pe­la cor da pe­le, pe­la ori­gem fa­ve­la­da, pe­la con­di­ção fe­mi­ni­na… E ain­da em de­fe­sa dos ho­mos­se­xu­ais, con­tra a ma­tan­ça sis­te­má­ti­ca, pe­la po­lí­cia, de me­ni­nos pre­tos que, por se­rem po­bres e fa­ve­la­dos, têm si­do al­vos das ar­mas ofi­ci­ais – não bas­tas­sem a dis­cri­mi­na­ção, as li­mi­ta­ções es­co­la­res, o con­ví­vio mui­to pró­xi­mo com o trá­fi­co de dro­gas, o con­tra­ban­do de ar­mas e os con­fli­tos ine­vi­tá­veis en­tre po­li­ci­ais e cri­mi­no­sos.

A na­ção bra­si­lei­ra es­tar­re­ceu-se an­te a vi­o­lên­cia. O fa­to atra­ves­sou fron­tei­ras e ma­res, pro­vo­cou ins­ti­tu­i­ções e na­ções, sa­cu­diu até mes­mo o Par­la­men­to Eu­ro­peu e o Al­to Co­mis­sa­ri­a­do de Di­rei­tos Hu­ma­nos da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das – mas os ju­í­zes re­a­li­za­ram sua gre­ve, sem que ne­nhu­ma Po­lí­cia Mi­li­tar ou Guar­da Me­tro­po­li­ta­na es­pan­cas­sem ju­í­zes ou lan­ças­sem ga­ses con­tra os pro­cu­ra­do­res.

A ve­re­a­do­ra ca­ri­o­ca – jo­vem e mãe, pre­ta e pós-gra­du­a­da, po­lí­ti­ca e co­ra­jo­sa – foi ve­la­da e se­pul­ta­da. Mui­tas vo­zes se er­gue­ram an­te o si­lên­cio que se ten­tou im­por. Eram vo­zes do pro­tes­to la­mu­ri­o­so, da re­vol­ta ins­ta­la­da. Eram vo­zes em po­e­mas e can­ções, em no­tas mu­si­cais e con­tex­tos so­ci­o­ló­gi­cos e ju­rí­di­cos – cla­ra­men­te avi­san­do aos al­go­zes que a voz si­len­ci­a­da foi a da mo­ça guer­rei­ra, mas seu pó­len es­pa­lhou-se por mi­lha­res ou mi­lhões de ou­tras pé­ta­las.

Nas re­des so­ci­ais, o gri­to e a so­li­da­ri­e­da­de, à cau­sa e à fa­mí­lia, aos ami­gos e à fi­lha da ví­ti­ma. Mas tam­bém tex­tos de ódio e dis­cri­mi­na­ção, por pes­so­as sem a co­ra­gem con­ta­gi­an­te da ve­re­a­do­ra, pes­so­as que des­ti­lam su­as in­ve­jas e frus­tra­ções, es­cu­dan­do seus ar­gu­men­tos na pro­sai­ca for­ma de se­rem con­tra a es­quer­da a que a mo­ça mor­ta se in­te­gra­ra.

Ri­dí­cu­las re­a­ções, es­tas. A in­to­le­rân­cia po­lí­ti­ca, na es­quer­da e na di­rei­ta, co­mo na mas­sa tra­ba­lha­do­ra e nos por­ta­do­res do ca­pi­tal, nas re­li­gi­ões e nas tor­ci­das es­por­ti­vas, es­sa in­to­le­rân­cia é a se­men­te dos ódi­os, sim. Res­pei­tem-se as idei­as con­tra­di­tó­ri­as – des­de que se­jam mes­mo idei­as e não so­men­te a re­pe­ti­ção en­fa­do­nha e bur­ra de le­mas abu­si­vos e des­gas­ta­dos.

En­tão, vol­to a per­gun­tar: o que vem a ser, den­tro da nos­sa re­a­li­da­de des­tes di­as tris­tes, es­se tal de “es­ta­do de­mo­crá­ti­co de di­rei­to”? É o di­rei­to de ma­tar quem pen­sa e se pro­nun­cia con­trá­rio? É o con­for­to de xin­gar “co­mu­nis­ta” aos que re­cla­mam seu di­rei­to à sa­ú­de e à es­co­la? A se­gu­ran­ça se es­tre­me­ce quan­do o apa­ra­to po­li­ci­al es­pan­ca quem rei­vin­di­ca ou mes­mo ati­ra, de to­ca­ia, com ar­mas e mu­ni­ções do pa­tri­mô­nio pú­bli­co ou das so­ci­e­da­des clan­des­ti­nas da ban­di­da­gem pa­ra ca­lar de­sa­fe­tos.

E à som­bra des­sa mor­te, mui­tas ou­tras de­sa­fi­a­ram o Es­ta­do bra­si­lei­ro, em ame­a­ça os­ten­si­va à De­mo­cra­cia e na in­dis­far­çá­vel in­ten­ção de não per­mi­tir o exer­cí­cio ple­no do Di­rei­to.

 

(Lu­iz de Aqui­no é jor­na­lis­ta e es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras.Fe­mi­ni­cí­dio? In­to­le­rân­cia? – Eis a ques­tão)

 

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