Feliz Natal!
Diário da Manhã
Publicado em 24 de dezembro de 2017 às 00:02 | Atualizado há 7 anosEm meio aos corre-corres que assinalam o desfecho de mais um ano que se finda, volto meu pensamento aos dias que se foram para entender que as alegrias e as dificuldades do meu fazer, do meu trabalho, se realizaram na busca dos caminhos para o enfrentamento à violência doméstica e familiar. Isto significou poder transformar o cenário de muitas vítimas num panorama de paz. Esta trajetória do ano de 2017 foi cumprida com o esforço de uma equipe que compreendeu, desde o início, os objetivos e as propostas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Trabalhamos juntos, todos os servidores, na perspectiva de minimizar a violência contra as mulheres. Assim, a Secretaria acolheu um grande número de mulheres vitimadas com os filhos, realizou várias ações de conscientização da comunidade no intuito de promover a PAZ.
Agora estamos no Natal, o nascimento de Jesus é a concretização da paz que trago em meu coração, para confraternizar toda luta, toda vontade de um mundo melhor e todo amor que tenho dentro de mim. Nesta atmosfera natalina sentimo-nos empolgados, os preparativos nos envolvem, mas é preciso entender o real significado deste período festivo, buscando o silêncio, para conseguir ouvir a voz do amor. Toda a simbologia do natal representa o que cada um de nós traz em nosso coração. O pinheiro, a decoração, o sino de natal, as luzes, a estrela guia, a música de natal, os presentes, o cartão, os votos de felicidades, a ceia, enfim a Noite de Natal são meios de contar a história do nascimento de Jesus. Ele é o protagonista deste evento religioso! A luz que brilha em todas as ornamentações e em todas as estrelas, para guiar os homens da terra. A festa simboliza a alegria que Jesus quer propagar no mundo, mediado pela união de um mesmo festejar, pela confraternização em um mesmo pensar, pelo sacrifício de um mesmo perdoar, pelo gesto de um mesmo amar.
É no silêncio que podemos nos encontrar em cada uma destas representações, fazendo-nos fortes, alegres, anunciadores da paz, evangelizadores, solidários, amigos verdadeiros, mensageiros da fé e esperança. O Natal é uma linda festa, quando permeada por todos esses atributos que promovem a grandeza humana, sem esses valores, esse tempo solene cairia na futilidade de um momento efêmero, sem lembranças e sem sentido.
Neste dia que antecede o dia 25 de dezembro, reflitamos na essencialidade das confraternizações, olhando para nós mesmos para enxergamos o nosso irmão que está do nosso lado, daquele que está nas calçadas, ou na sarjeta da vida, precisando não apenas de um par de sapatos para os pés descalços, mas de uma voz amiga para uma alma sem projetos, sem esperanças. O amor fraterno inicia-se na família e se propaga formando uma corrente pelos laços de amizade, companheirismo, alegria e união. Por isso, estamos em tempo de reconciliarmos, de partilharmos todos os sentimentos de amor, de congregarmos alegrias e de vivermos um Feliz Natal.
Desejo que o nascimento de Jesus espalhe a esperança, a justiça e a fé para todas as pessoas do mundo e que todos tenham um FELIZ NATAL!
(Célia Valadão. Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, cantora e bacharel em Direito)
]]>