Opinião

Gênero literário de leitura rápida

Diário da Manhã

Publicado em 26 de agosto de 2018 às 01:29 | Atualizado há 6 anos

Al­gu­mas pes­so­as me per­gun­tam, de vez em quan­do, em que épo­ca ini­ci­ei a es­cre­ver crô­ni­cas. Há cin­quen­ta e dois anos (1966), pu­bli­quei “Ca­fé Cen­tral”, o pri­mei­ro li­vro de crô­ni­cas edi­ta­do nes­ta Ca­pi­tal. Es­te, que re­tra­ta as ce­nas, os acon­te­ci­men­tos, os cos­tu­mes de uma ci­da­de (Go­i­â­nia, na épo­ca, ti­nha vin­te e oi­to anos), se es­go­tou ra­pi­da­men­te. Te­nho em meu po­der ape­nas oi­to exem­pla­res. Foi, con­tu­do, re­e­di­ta­do na se­le­ção “Pro­sa e Ver­so”, ide­a­li­za­do pe­la Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, gra­ças ao em­pe­nho do aca­dê­mi­co Kle­ber Ador­no. Na­que­la épo­ca, es­sa pri­mei­ra edi­ção foi de­di­ca­da ao Sta­nis­law Pon­te Pre­ta (Sér­gio Por­to), na mi­nha opi­ni­ão o me­lhor crí­ti­co de cos­tu­mes do Bra­sil, e à me­mó­ria de Ce­cí­lia Mei­re­les, a gran­de voz fe­mi­ni­na da po­e­sia bra­si­lei­ra, que ha­via fa­le­ci­do dois anos an­tes, em 09.11.64, vi­ti­ma­da pe­lo cân­cer. A ca­pa foi fei­ta pe­lo gran­de ar­tis­ta plás­ti­co. D. J. Oli­vei­ra (já fa­le­ci­do), e o pre­fá­cio do sa­u­do­so Áti­co Vi­las-Bo­as da Mo­ta, fi­gu­ra de inex­ce­dí­vel va­lor li­te­rá­rio e que fa­le­ceu em Ma­ca­ú­bas, sua ter­ra na­tal, on­de di­ri­gia uma con­si­de­ra­da fun­da­ção. Le­vei o li­vro pa­ra o Sta­nis­law que me re­ce­beu em seu apar­ta­men­to. De­pois, fi­ca­mos con­ver­san­do por mais de du­as ho­ras num bar em Co­pa­ca­ba­na, opor­tu­ni­da­de em que o elo­gi­ou. Ha­via man­da­do os ori­gi­nais, com an­te­ce­dên­cia, pa­ra sua apre­cia­ção. Fi­cou-me na lem­bran­ça a fi­gu­ra des­se gran­de crí­ti­co de cos­tu­mes, bo­na­chão, aman­te da “loi­ra ge­la­da”, cu­jos con­se­lhos mui­to in­flu­en­cia­ram e in­flu­en­ciam até ho­je os meus es­cri­tos. Na­que­les anos, mo­ti­va­do pe­los li­vros de crô­ni­cas que me vi­e­ram às mãos: “Ai de ti, Co­pa­ca­ba­na” (1960), de Ru­bem Bra­ga, “O do­min­go azul do mar” (1958), de Pau­lo Men­des Cam­pos, “O ho­mem nu” (1960), de Fer­nan­do Sa­bi­no, “Tia Zul­mi­ra e eu” (1961), do Sta­nis­law, etc, sem fa­lar, os dos cro­nis­tas do pas­sa­do Jo­sé de Alen­car, Ma­cha­do de As­sis, Má­rio de An­dra­de, Ar­thur Aze­ve­do, Jo­ão do Rio, Ba­rão de Ita­ra­ré, Car­los Eduar­do No­va­es, es­tes úl­ti­mos acla­ma­dos co­mo sen­do os in­cor­po­ra­do­res do hu­mor na li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra, ini­ci­ei no uni­ver­so da crô­ni­ca. Acho que es­se gê­ne­ro li­te­rá­rio me­re­ce­ria mai­or re­co­nhe­ci­men­to por aque­les que pro­mo­vem con­cur­sos li­te­rá­rios. Sem­pre me ba­ti por sua in­clu­são nes­ses cer­ta­mes, on­de são vis­tos, ape­nas, te­mas re­la­ci­o­na­dos com ro­man­ce, con­to, po­e­sia, en­saio, etc. Ain­da ho­je, ve­jo que há re­sis­tên­cia em com­pre­en­der a crô­ni­ca co­mo gê­ne­ro li­te­rá­rio es­pe­cí­fi­co, e não co­mo com­ple­men­to (“ta­pa-bu­ra­co”) uti­li­za­do pa­ra pre­en­cher es­pa­ços va­zi­os nos jor­nais. Mas, no­to que os lei­to­res, afei­tos à lei­tu­ra de crô­ni­cas, ca­da vez mais man­tém uma re­la­ção apai­xo­na­da com os cro­nis­tas, ha­ja vis­ta, exem­pli­fi­can­do, as es­cri­tas por Lu­is Fer­nan­do Ve­rís­si­mo e ou­tros bons cro­nis­tas, que sem­pre al­can­çam o to­po das lis­tas das obras mais ven­di­das. Ve­rís­si­mo, Fer­nan­do Sa­bi­no, Pau­lo Men­des Cam­pos, Ru­bem Bra­ga (os três úl­ti­mos fa­le­ci­dos), acham-se en­te os me­lho­res es­cri­to­res bra­si­lei­ros. Atu­al­men­te, até po­e­tas, ou­sa­dos, en­ve­re­dam-se pe­los ca­mi­nhos des­se di­fí­cil gê­ne­ro li­te­rá­rio de lei­tu­ra rá­pi­da. Al­guns de­les, ain­da con­ti­nuam es­ta­be­le­cen­do um elo en­tre sua ima­gi­na­ção lí­ri­ca e te­lú­ri­ca, e a in­ter­ven­ção em as­sun­tos ca­rac­te­ri­za­dos pe­la cir­cun­stan­ci­a­li­da­de te­má­ti­ca, e pe­la ame­ni­da­de da sua lin­gua­gem, que mais se as­se­me­lham à po­e­sia. Uti­li­zam-se de um cer­to hi­bri­dis­mo, adi­cio­nan­do um quê de ori­gi­na­li­da­de aos te­mas abor­da­dos, al­guns, do­ta­dos de be­le­za ra­ra, ou­tros, de uma cri­a­ti­vi­da­de elo­gi­á­vel.

 

(Lu­iz Au­gus­to Pa­ra­nhos Sam­paio, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás da Aca­de­mia Ca­ta­la­na de Le­tras e da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res. E-mail: lui­zau­gus­to­sam­[email protected])

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias