Opinião

Goiânia inteligente, acessível e acolhedora

Diário da Manhã

Publicado em 18 de março de 2018 às 00:07 | Atualizado há 7 anos

Fa­la-se mui­to em ci­da­des in­te­li­gen­tes e tec­no­ló­gi­cas, mas na­da dis­so te­rá efei­to prá­ti­co e be­né­fi­co na vi­da das pes­so­as se elas não es­ti­ve­rem pre­pa­ra­das pa­ra es­sa no­va re­a­li­da­de. É ne­ces­sá­rio de­mo­cra­ti­zar e fa­ci­li­tar o aces­so à in­ter­net pa­ra to­da a so­ci­e­da­de. A ci­da­de tem que ser mo­der­na, efi­ci­en­te e ágil, mas, so­bre­tu­do, aces­sí­vel, hu­ma­nis­ta e aco­lhe­do­ra. A di­mi­nu­i­ção da bu­ro­cra­cia é si­nal de tran­spa­rên­cia e efi­ci­ên­cia. Fa­ci­li­tar o aces­so às in­for­ma­ções e ser­vi­ços pú­bli­cos cria con­di­ções pa­ra que to­dos pos­sam pros­pe­rar em su­as vi­das pes­so­ais e em seus em­pre­en­di­men­tos co­mer­ci­ais.

Qua­se tu­do na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca po­de e de­ve es­tar ao al­can­ce de cli­ques no ce­lu­lar. Is­so tam­bém ser­ve pa­ra al­go fun­da­men­tal pa­ra nós, ve­re­a­do­res, e tam­bém pa­ra to­da a po­pu­la­ção: a tec­no­lo­gia po­de fa­ci­li­tar a fis­ca­li­za­ção e a co­bran­ça dos ser­vi­ços pú­bli­cos. E mais, com as fer­ra­men­tas ade­qua­das po­de­mos ana­li­sar a ci­da­de con­si­de­ran­do as es­pe­ci­fi­ci­da­des de ca­da re­gi­ão, as de­man­das lo­ca­is e ge­ne­ra­li­za­das. Is­so não é uto­pia, não cus­ta uma for­tu­na, não é im­pos­sí­vel e não es­tá dis­tan­te da nos­sa re­a­li­da­de. Is­so re­quer cri­a­ti­vi­da­de, von­ta­de po­lí­ti­ca, ím­pe­to re­a­li­za­dor e sig­ni­fi­ca tran­spa­rên­cia e res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al no tra­ta­men­to da coi­sa pú­bli­ca.

Além dis­so, tec­no­lo­gia tam­bém é si­nô­ni­mo de eco­no­mia de tem­po e de des­lo­ca­men­to, em es­pe­ci­al no ser­vi­ço pú­bli­co, pois não só per­mi­te ao ci­da­dão o aces­so aos prin­ci­pa­is ser­vi­ços pe­la in­ter­net, co­mo po­de­ria con­tri­bu­ir, por exem­plo, pa­ra de­sa­fo­gar al­gu­mas uni­da­des de sa­ú­de de Go­i­â­nia.

Es­tu­dos in­ter­na­cio­nais apon­tam que atu­al­men­te 50% da po­pu­la­ção mun­di­al vi­ve em ci­da­des e até 2050 se­rá 75%. To­dos con­den­sa­dos em ape­nas 2% do ter­ri­tó­rio do pla­ne­ta. Es­sa aglo­me­ra­ção exi­ge pla­ne­ja­men­to mi­nu­ci­o­so, or­ga­ni­za­ção do es­pa­ço e dos ser­vi­ços pú­bli­cos com uso da tec­no­lo­gia e não há co­mo se pen­sar nis­so sem a im­plan­ta­ção de uma re­de de in­clu­são di­gi­tal. Os go­ver­nos, em par­ce­ria com a ini­ci­a­ti­va pri­va­da e ins­ti­tu­i­ções vol­ta­das pa­ra o bem-es­tar so­ci­al, de­vem se unir pa­ra aju­dar as pes­so­as a se ade­quar às fer­ra­men­tas e cri­ar uma es­tru­tu­ra per­ma­nen­te de au­xí­lio àque­les com mai­or di­fi­cul­da­de, co­mo ido­sos e pes­so­as com de­fi­ci­ên­cias. Es­se é um ca­mi­nho po­si­ti­vo e sem vol­ta. En­xer­go o fu­tu­ro com pre­fei­tu­ras, ca­sas le­gis­la­ti­vas, se­cre­ta­rias e mi­nis­té­ri­os de­di­ca­dos à in­clu­são e ao me­lhor uso, pe­la co­le­ti­vi­da­de, das pos­si­bi­li­da­des tec­no­ló­gi­cas. Em mui­tos lu­ga­res já é as­sim, co­mo em No­va York (EUA). E dá pra com­pa­rar Go­i­â­nia a es­sa ci­da­de? Guar­da­das as de­vi­das pro­por­ções, em ter­mos de ne­ces­si­da­de de tec­no­lo­gia e de pos­si­bi­li­da­des de im­plan­ta­ção de uma re­de ini­ci­al, sim. Além dis­so, Go­i­â­nia já é pó­lo de ino­va­ção e tec­no­lo­gia com di­ver­sas star­tups na área.

Na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal te­mos in­ves­ti­do em apri­mo­ra­men­to dos ser­vi­ços com tec­no­lo­gia ad­qui­rin­do com­pu­ta­do­res, me­lho­ran­do a re­de de in­ter­net, dan­do mais aces­si­bi­li­da­de e tran­spa­rên­cia ao por­tal da Ca­sa e usan­do a TV Câ­ma­ra e as re­des so­ci­ais pa­ra di­vul­gar nos­so tra­ba­lho e fa­ci­li­tar o di­á­lo­go com a po­pu­la­ção. São ações ini­ci­ais, mas que­re­mos e pre­ci­sa­mos avan­çar mais nes­se se­tor, em to­das as es­fe­ras pú­bli­cas. E tem que ser pra já por­que as ne­ces­si­da­des são ur­gen­tes. As ati­vi­da­des da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca têm que ca­mi­nhar nes­sa di­re­ção, da tec­no­lo­gia aces­sí­vel, e de­vem ser uma por­ta aber­ta pa­ra as ino­va­ções que ain­da vi­rão. Por aqui, tam­bém, a Pre­fei­tu­ra tem ca­mi­nha­do nes­sa di­re­ção com a in­for­ma­ti­za­ção das re­des e a cri­a­ção do Al­va­rá Fá­cil, por exem­plo, den­tre ou­tras ini­ci­a­ti­vas.

Com al­guns cli­ques num smartpho­ne as pes­so­as – fí­si­cas e ju­rí­di­cas – po­dem so­li­ci­tar e ava­li­ar ser­vi­ços, fis­ca­li­zar obras, agen­dar exa­mes e con­sul­tas mé­di­cas, con­fe­rir leis, ob­ter cer­ti­fi­ca­dos e li­cen­ças, pa­gar en­car­gos e ne­go­ci­ar par­ce­la­men­tos, ti­rar dú­vi­das, cri­ti­car ações e aces­sar da­dos pa­ra di­ver­sos fins. Ca­be ao Po­der Pú­bli­co es­ta­be­le­cer par­ce­rias e de­sen­vol­ver pos­si­bi­li­da­des pa­ra es­tar sem­pre ao al­can­ce das pes­so­as on­de quer que elas es­te­jam no mu­ni­cí­pio. Não é mais ad­mis­sí­vel um go­ver­no dis­tan­te e fe­cha­do em si mes­mo. A tec­no­lo­gia tem que es­tar a ser­vi­ço do bem-es­tar co­le­ti­vo e do con­tro­le so­ci­al em to­das as es­fe­ras da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca.

Em tem­po: o uso da tec­no­lo­gia pre­ci­sa res­guar­dar, ao má­xi­mo, a pri­va­ci­da­de das pes­so­as, um bem sa­gra­do pa­ra a de­mo­cra­cia e os di­rei­tos in­di­vi­dua­is. Es­se é um enor­me de­sa­fio já en­fren­ta­do até mes­mo por ci­da­des co­mo São Fran­cis­co (EUA), ter­ra do Va­le do Si­lí­cio, ber­ço da tec­no­lo­gia mun­di­al.  A pro­te­ção à pri­va­ci­da­de é um dos prin­ci­pa­is de­sa­fi­os tec­no­ló­gi­cos.

Res­sal­to que nos­sa Ca­pi­tal vi­ve um mo­men­to ím­par, uma va­li­o­sa opor­tu­ni­da­de de pen­sar­mos a ci­da­de que que­re­mos pa­ra já e pa­ra os pró­xi­mos dez anos ou mais. A Pre­fei­tu­ra es­tá con­clu­in­do a re­vi­são do Pla­no Di­re­tor de Go­i­â­nia que se­rá en­vi­a­do pa­ra a Câ­ma­ra em bre­ve e nós, ve­re­a­do­res, da­re­mos a pa­la­vra fi­nal  so­bre o do­cu­men­to após o es­tu­dar­mos e o de­ba­ter­mos mi­nu­ci­o­sa­men­te com a so­ci­e­da­de. Sou um es­tu­di­o­so, há anos, do or­de­na­men­to ur­ba­no e es­ta­rei aten­to a pon­tos es­tra­té­gi­cos do tex­to co­mo os que tra­tam da Sa­ú­de, da Mo­bi­li­da­de, do Meio-Am­bi­en­te e da Tec­no­lo­gia a ser­vi­ço da co­le­ti­vi­da­de. Con­si­de­ro o Pla­no Di­re­tor umas das mai­o­res res­pon­sa­bi­li­da­des as­su­mi­das por es­sa Le­gis­la­tu­ra e a Câ­ma­ra a hon­ra­rá com co­ra­gem, tran­spa­rên­cia e ri­gor cons­ti­tu­ci­o­nal.

Por tu­do is­so, con­cla­mo a to­da a so­ci­e­da­de: va­mos jun­tos en­con­trar so­lu­ções pa­ra uma vi­da se­gu­ra, em­pre­en­de­do­ra e prós­pe­ra.

 

(An­drey Aze­re­do é ad­vo­ga­do, ve­re­a­dor pe­lo MDB e pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia)

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