Goiás já é referência para o Brasil
Diário da Manhã
Publicado em 28 de janeiro de 2018 às 00:00 | Atualizado há 7 anosGoiás já demonstrou sua capacidade agropecuária e industrial para todo o país, e nos últimos anos, está fazendo bonito e tornando-se referência ao descortinar para o Brasil sua vocação para o desenvolvimento turístico.
Atualmente concentrado no sul do Estado, no polo turístico conhecido como região das Águas Quentes (Caldas Novas e Rio Quente), o desenvolvimento turístico promovido pelas empresas atuantes nessa região tem servido como referência/ benchmark para inúmeros outros destinos turísticos do norte ao sul do país.
Ocorre que a pujança do polo turístico da Região das Águas Quentes não decorre apenas da magnitude das águas termais, mas da capacidade empresarial de empreendedores arrojados que defendem o turismo com coração e vontade nesta região.
Afinal, o Estado de Goiás tem belezas e potenciais turísticos que vão muito além da água quente, o que não dispõe é de um Governo ativo no investimento do turismo regional, como é o caso, por exemplo, dos governos do Ceará e da Bahia.
Pela costumeira ausência de incentivo governamental a saída dos empreendedores da região das Águas Quentes foi divulgar e explorar seus atrativos turísticos para além das fronteiras de Goiás, posicionando-se com competência nos maiores mercados consumidores de turismo do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O sucesso de hoje advém de ações profissionais, competentes e consistentes praticadas há muitos anos.
Um claro exemplo desta competência empresarial regional, foi veiculado recentemente na imprensa nacional, matéria que relata a ousadia de um Grupo Goiano de adquirir complexo turístico na Bahia, dobrando a sua capacidade hoteleira, e tornando-se o maior complexo de entretenimento e lazer do Brasil.
O arrojo goiano não para por aí. Goiás foi o berço propulsor das vendas de timeshare e multipropriedade imobiliária no Brasil. Dois segmentos de mercado inseridos no modelo de nova ordem econômica mundial que vem demonstrando a importância do compartilhamento para a utilização racional e inteligente da propriedade.
O primeiro, timeshare, trata de vendas de diárias antecipadas por um determinado período de tempo; o segundo, multipropriedade, é a venda compartilhada de uma unidade hoteleira onde o cliente, multiproprietário da unidade, adquire a propriedade escriturada do imóvel, ou seja, para vida toda, repassando para os herdeiros.
Ambos os sistemas, trazem em si o modelo de compartilhamento praticado por grandes empresas mundiais, como Wikipedia, Whatsapp, Youtube, ZipCar, UBER, Airbnb e muitos outros.
É atuando nesta nova ordem econômica que fez com que outro grupo tradicional de Goiás se tornasse referência nacional e internacional na venda de multipropriedade imobiliária. Diretamente através deste grupo o modelo de negócio nascido em Caldas Novas foi estendido para: Olímpia e São Pedro em São Paulo; Porto Seguro na Bahia; Florianópolis e Penha em Santa Catarina; Gramado em Porto Alegre; Pedra Azul no Espírito Santo e em breve Fortaleza, Rio de Janeiro e litoral de São Paulo, portanto, já está presente em 4 das 5 regiões do Brasil.
O grupo já é a 3a. maior incorporadora imobiliária do Brasil em comercialização, ficando atrás apenas da MRV e Cyrella e é a maior comercializadora imobiliária do país superando players tradicionais de mercado como a Lopes e a Brasil Brokers. E em 2018 tornar-se-á na maior comercializadora de contratos de multipropriedade do mundo superando, em número de contratos vendidos, a rede WYNDHAM – Vacation Owership, baseados em dados extraídos do relatório da Deloitte de 2017 sobre a indústria de timeshare & vacation ownership dos Estados Unidos.
Por investir em inovação e na divulgação dos recursos naturais do estado para as demais regiões do pais é que os empreendedores da região das águas quentes tem levado Goiás a ser referência no turismo de lazer e entretenimento, bem como, no turismo imobiliário (mercado de 2a. residência).
O povo goiano deve se orgulhar. E quando falo goiano, não me refiro apenas àqueles que nasceram em Goiás, mas principalmente aqueles que adotaram o Estado por amor.
Sou Goiano por amor e opção há 27 anos. Orgulho-me deste Estado. Atuo ao longo destas quase 3 décadas no segmento de turismo e tenho tanto valorizado estes empreendedores como incentivado outros a também pensarem grande. Acredito de forma veemente que o segredo do sucesso é não esperar nem depender de ações isoladas de governos. Se estas vierem, a partir do momento em que os governantes acordarem para o potencial turístico de Goiás, serão bem vindas, até lá conclamo: Empresários, mãos a obra, e sonho grande!
(Marcos Freitas Pereira Doutorando em Turismo marcos@hmsconsultoria.com.br Agradeço a colaboração do Dr. Cláudio Camozzi)
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