Opinião

Goiás já é referência para o Brasil

Diário da Manhã

Publicado em 28 de janeiro de 2018 às 00:00 | Atualizado há 7 anos

Go­i­ás já de­mons­trou sua ca­pa­ci­da­de agro­pe­cu­á­ria e in­dus­tri­al pa­ra to­do o pa­ís, e nos úl­ti­mos anos, es­tá fa­zen­do bo­ni­to e tor­nan­do-se re­fe­rên­cia ao des­cor­ti­nar pa­ra o Bra­sil sua vo­ca­ção pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to tu­rís­ti­co.

Atu­al­men­te con­cen­tra­do no sul do Es­ta­do, no po­lo tu­rís­ti­co co­nhe­ci­do co­mo re­gi­ão das Águas Quen­tes (Cal­das No­vas e Rio Quen­te), o de­sen­vol­vi­men­to tu­rís­ti­co pro­mo­vi­do pe­las em­pre­sas atu­an­tes nes­sa re­gi­ão tem ser­vi­do co­mo re­fe­rên­cia/ benchmark pa­ra inú­me­ros ou­tros des­ti­nos tu­rís­ti­cos do nor­te ao sul do pa­ís.

Ocor­re que a pu­jan­ça do po­lo tu­rís­ti­co da Re­gi­ão das Águas Quen­tes não de­cor­re ape­nas da mag­ni­tu­de das águas ter­mais, mas da ca­pa­ci­da­de em­pre­sa­ri­al de em­pre­en­de­do­res ar­ro­ja­dos que de­fen­dem o tu­ris­mo com co­ra­ção e von­ta­de nes­ta re­gi­ão.

Afi­nal, o Es­ta­do de Go­i­ás tem be­le­zas e po­ten­ci­ais tu­rís­ti­cos que vão mui­to além da água quen­te, o que não dis­põe é de um Go­ver­no ati­vo no in­ves­ti­men­to do tu­ris­mo re­gi­o­nal, co­mo é o ca­so, por exem­plo, dos go­ver­nos do Ce­a­rá e da Ba­hia.

Pe­la cos­tu­mei­ra au­sên­cia de in­cen­ti­vo go­ver­na­men­tal a sa­í­da dos em­pre­en­de­do­res da re­gi­ão das Águas Quen­tes foi di­vul­gar e ex­plo­rar seus atra­ti­vos tu­rís­ti­cos pa­ra além das fron­tei­ras de Go­i­ás, po­si­cio­nan­do-se com com­pe­tên­cia nos mai­o­res mer­ca­dos con­su­mi­do­res de tu­ris­mo do Bra­sil: São Pau­lo, Rio de Ja­nei­ro e Mi­nas Ge­ra­is.

O su­ces­so de ho­je ad­vém de ações pro­fis­si­o­nais, com­pe­ten­tes e con­sis­ten­tes pra­ti­ca­das há mui­tos anos.

Um cla­ro exem­plo des­ta com­pe­tên­cia em­pre­sa­ri­al re­gi­o­nal, foi ve­i­cu­la­do re­cen­te­men­te na im­pren­sa na­ci­o­nal, ma­té­ria que re­la­ta a ou­sa­dia de um Gru­po Go­i­a­no de ad­qui­rir com­ple­xo tu­rís­ti­co na Ba­hia, do­bran­do a sua ca­pa­ci­da­de ho­te­lei­ra, e tor­nan­do-se o mai­or com­ple­xo de en­tre­te­ni­men­to e la­zer do Bra­sil.

O ar­ro­jo go­i­a­no não pa­ra por aí. Go­i­ás foi o ber­ço pro­pul­sor das ven­das de ti­mes­ha­re e mul­ti­pro­pri­e­da­de imo­bi­liá­ria no Bra­sil. Dois seg­men­tos de mer­ca­do in­se­ri­dos no mo­de­lo de no­va or­dem eco­nô­mi­ca mun­di­al que vem de­mons­tran­do a im­por­tân­cia do com­par­ti­lha­men­to pa­ra a uti­li­za­ção ra­ci­o­nal e in­te­li­gen­te da pro­pri­e­da­de.

O pri­mei­ro, ti­mes­ha­re, tra­ta de ven­das de di­á­rias an­te­ci­pa­das por um de­ter­mi­na­do pe­rí­o­do de tem­po; o se­gun­do, mul­ti­pro­pri­e­da­de, é a ven­da com­par­ti­lha­da de uma uni­da­de ho­te­lei­ra on­de o cli­en­te, mul­ti­pro­pri­e­tá­rio da uni­da­de, ad­qui­re a pro­pri­e­da­de es­cri­tu­ra­da do imó­vel, ou se­ja, pa­ra vi­da to­da, re­pas­san­do pa­ra os her­dei­ros.

Am­bos os sis­te­mas, tra­zem em si o mo­de­lo de com­par­ti­lha­men­to pra­ti­ca­do por gran­des em­pre­sas mun­di­ais, co­mo Wiki­pe­dia, What­sapp, Yo­u­tu­be, Zip­Car, UBER, Airbnb e mui­tos ou­tros.

É atu­an­do nes­ta no­va or­dem eco­nô­mi­ca que fez com que ou­tro gru­po tra­di­cio­nal de Go­i­ás se tor­nas­se re­fe­rên­cia na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal na ven­da de mul­ti­pro­pri­e­da­de imo­bi­liá­ria. Di­re­ta­men­te atra­vés des­te gru­po o mo­de­lo de ne­gó­cio nas­ci­do em Cal­das No­vas foi es­ten­di­do pa­ra: Olím­pia e São Pe­dro em São Pau­lo; Por­to Se­gu­ro na Ba­hia; Flo­ri­a­nó­po­lis e Pe­nha em San­ta Ca­ta­ri­na; Gra­ma­do em Por­to Ale­gre; Pe­dra Azul no Es­pí­ri­to San­to e em bre­ve For­ta­le­za, Rio de Ja­nei­ro e li­to­ral de São Pau­lo, por­tan­to, já es­tá pre­sen­te em 4 das 5 re­gi­ões do Bra­sil.

O gru­po já é a 3a. mai­or in­cor­po­ra­do­ra imo­bi­liá­ria do Bra­sil em co­mer­cia­li­za­ção, fi­can­do atrás ape­nas da MRV e Cyrel­la e é a mai­or co­mer­cia­li­za­do­ra imo­bi­liá­ria do pa­ís su­pe­ran­do players tra­di­cio­nais de mer­ca­do co­mo a Lo­pes e a Bra­sil Brokers. E em 2018 tor­nar-se-á na mai­or co­mer­cia­li­za­do­ra de con­tra­tos de mul­ti­pro­pri­e­da­de do mun­do su­pe­ran­do, em nú­me­ro de con­tra­tos ven­di­dos, a re­de WYNDHAM – Va­ca­ti­on Owers­hip, ba­se­a­dos em da­dos ex­traí­dos do re­la­tó­rio da De­loit­te de 2017 so­bre a in­dús­tria de ti­mes­ha­re & va­ca­ti­on owners­hip dos Es­ta­dos Uni­dos.

Por in­ves­tir em ino­va­ção e na di­vul­ga­ção dos re­cur­sos na­tu­ra­is do es­ta­do pa­ra as de­mais re­gi­ões do pa­is é que os em­pre­en­de­do­res da re­gi­ão das águas quen­tes tem le­va­do Go­i­ás a ser re­fe­rên­cia no tu­ris­mo de la­zer e en­tre­te­ni­men­to, bem co­mo, no tu­ris­mo imo­bi­liá­rio (mer­ca­do de 2a. re­si­dên­cia).

O po­vo go­i­a­no de­ve se or­gu­lhar. E quan­do fa­lo go­i­a­no, não me re­fi­ro ape­nas àque­les que nas­ce­ram em Go­i­ás, mas prin­ci­pal­men­te aque­les que ado­ta­ram o Es­ta­do por amor.

Sou Go­i­a­no por amor e op­ção há 27 anos. Or­gu­lho-me des­te Es­ta­do. Atuo ao lon­go des­tas qua­se 3 dé­ca­das no seg­men­to de tu­ris­mo e te­nho tan­to va­lo­ri­za­do es­tes em­pre­en­de­do­res co­mo in­cen­ti­va­do ou­tros a tam­bém pen­sa­rem gran­de. Acre­di­to de for­ma ve­e­men­te que o se­gre­do do su­ces­so é não es­pe­rar nem de­pen­der de ações iso­la­das de go­ver­nos. Se es­tas vi­e­rem, a par­tir do mo­men­to em que os go­ver­nan­tes acor­da­rem pa­ra o po­ten­ci­al tu­rís­ti­co de Go­i­ás, se­rão bem vin­das, até lá con­cla­mo: Em­pre­sá­rios, mãos a obra, e so­nho gran­de!

 

(Mar­cos Frei­tas Pe­rei­ra Dou­to­ran­do em Tu­ris­mo mar­cos@hmscon­sul­to­ria.com.br Agra­de­ço a co­la­bo­ra­ção do Dr. Cláu­dio Ca­moz­zi)

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias