Goiás terá cinco unidades do Credeq
Diário da Manhã
Publicado em 2 de abril de 2018 às 22:26 | Atualizado há 7 anosO Estado de Goiás trabalha para o seu aprimoramento e ainda inicia um novo e moderno complexo de atendimento a dependentes químicos. Desde 2010, o trabalho de resgatar vidas do submundo das drogas também faz parte do plano de governo estadual. O Credeq é uma unidade mista (assistência em regime ambulatorial e de internação ou acolhimento residencial) para tratamento e reabilitação psicossocial de pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. O objetivo é proporcionar a adesão ao tratamento de pacientes graves e de maior complexidade.
O modelo terapêutico do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) foi desenvolvido após uma série de pesquisas. Os investimentos liberados pelo governador Marconi Perillo e apoiados pelos gestores de saúde foram fundamentais para o tratamento e ressocialização de centenas de pessoas. O público alvo será de crianças com até 12 anos incompletos, adolescentes e adultos, gestantes, puérperas e idosos.
A Rede Credeq será ampliada com as unidades em Morrinhos e Caldas Novas, que também ficarão prontas ainda este ano. Sendo assim, o governo de Goiás garante que o estado terá cinco Centros de Referência e Excelência em Dependência Química: o de Aparecida de Goiânia, em funcionamento há mais de um ano, Caldas Novas, Goianésia, Morrinhos e Quirinópolis. Motivado pelos resultados alcançados com a recuperação e reestruturação da vida de acolhidos e de seus familiares atendidos no primeiro Credeq, o governador Marconi Perillo investe na construção de outras quatro unidades para oferecer o mesmo tratamento de excelência a adolescentes, jovens e adultos vítimas de dependência química a outros municípios.
As unidades contarão com ambulatório médico, área de pronto atendimento com consultório médico, ala de desintoxicação e posto de enfermagem. No centro de cada unidade haverá piscina adulto e infantil, quadra poliesportiva, vestiários masculino e feminino, quadra de peteca e campo de futebol. Os serviços oferecidos nas unidades de saúde especializadas serão pioneiros no estado. Esse trabalho evitará superlotação no atendimento em Goiânia e, com a proposta de continuidade, dará por efetivado e consolidado o projeto em Saúde Pública que chegará mais perto de cada cidadão goiano.
A cidade de Quirinópolis terá melhores condições de assistência médica com a Unidade Estadual de Saúde Especializada (USE) e unidade do Credeq. A entrega das obras aconteceu neste último sábado, 31, com a presença do governador Marconi Perillo, vice-governador José Eliton, e secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela. São dois importantes benefícios que vão levar uma saúde pública de qualidade para o interior goiano. O governo de Goiás investiu R$ 29 milhões no Credeq, e R$ 9 milhões e 622 mil no USE de Quirinópolis. A população de 28 municípios da região será beneficiada. Investimentos do governo estadual garantem melhores condições de vida para quem depende de tratamento especializado e gratuito.
(Maione Padeiro, ex-presidente da Aciag jovem, comendado, articulista, supervisor de ações programáticas do Programa Goiás na Frente e membro do Fórum Jovem de Lideranças Empresariais de Goiás – email maionysousa@hotmail.com)
]]>