Opinião

Henrique Meirelles conhece o melhor caminho para o Brasil

Diário da Manhã

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 20:47 | Atualizado há 7 anos

As­sim que sou­be­mos da in­di­ca­ção do go­i­a­no, Hen­ri­que Mei­rel­les pa­ra o Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da, não tí­nha­mos a me­nor dú­vi­da que co­me­çá­va­mos a es­cre­ver mais um im­por­tan­te ca­pí­tu­lo da nos­sa eco­no­mia, já tão fra­gi­li­za­da pe­los su­ces­si­vos er­ros de um pas­sa­do ain­da mui­to re­cen­te.

Mei­rel­les é um vo­ca­cio­na­do, faz de sua com­pe­tên­cia um sa­cer­dó­cio. Sua his­tó­ria e seu cur­rí­cu­lo dis­pen­sam qual­quer apre­sen­ta­ção e os re­sul­ta­dos, são a me­lhor pro­va. Do­no de uma re­pu­ta­ção in­ve­já­vel é um ho­mem ex­pe­ri­men­ta­do com a vi­da pú­bli­ca e trans­mi­te a me­lhor ima­gem do nos­so pa­ís lá fo­ra.

Den­tre tan­tos im­por­tan­tes car­gos im­por­tan­tes que já ocu­pou, ele foi pre­si­den­te in­ter­na­ci­o­nal do BankBos­ton e pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral do Bra­sil en­tre 2003 a 2011; foi Chair­man do La­zard Ame­ri­cas, ban­co de in­ves­ti­men­to se­di­a­do em No­va York, se­ni­or ad­vi­sor da Kol­berg, Kra­vis and Ro­berts (KKR), uma em­pre­sa glo­bal de in­ves­ti­men­tos, mem­bro do Con­se­lho da Lloyd’s of Lon­don, em­pre­sa glo­bal de se­gu­ros,  e mem­bro do con­se­lho con­sul­ti­vo da J&F In­ves­ti­men­tos.

Cur­rí­cu­lo de­ci­si­vo pa­ra que a nos­sa eco­no­mia co­me­ças­se a sa­ir de uma de su­as pi­o­res re­ces­sões. Des­de o iní­cio de sua atu­al ges­tão, Hen­ri­que Mei­rel­les sou­be qua­is os tem­pe­ros cer­tos pa­ra sa­bo­re­a­mos bons nú­me­ros. Pri­mei­ro de­fen­deu a re­du­ção da bu­ro­cra­cia, au­men­to da pro­du­ti­vi­da­de e me­lho­ria de pro­ces­sos de apro­va­ção e de to­ma­da de cré­di­to.

O pri­mei­ro efei­to de me­di­a­to foi à de­ci­são do Co­mi­tê de Po­lí­ti­ca Mo­ne­tá­ria (Copom) de re­du­zir a ta­xa bá­si­ca de ju­ros da eco­no­mia pa­ra 7,5% ao ano. Com is­so, lo­go veio o en­fra­que­ci­men­to da in­fla­ção que fe­chou o ano a 2,95%, abai­xo da me­ta de 3%.

O pro­du­to in­ter­no bru­to (PIB) tam­bém res­pon­deu as me­di­das as­ser­ti­vas da equi­pe eco­nô­mi­ca co­man­da­da por Hen­ri­que Mei­rel­les, com um cres­ci­men­to de 0,1%, en­tre ju­lho a se­tem­bro do ano pas­sa­do, o que re­ve­la que o pa­ís se­gue uma tra­je­tó­ria de cres­ci­men­to e o PIB po­de che­gar a 3% ao ano.

Pa­ra os mais pes­si­mis­tas ain­da ti­ve­mos que­da na ta­xa de de­sem­pre­go, que fi­cou em 12% no tri­mes­tre en­cer­ra­do em no­vem­bro de 2017 – foi a me­nor ta­xa do ano. Com tu­do is­so, a po­lí­ti­ca eco­nô­mi­ca im­ple­men­ta­da por Hen­ri­que Mei­rel­les po­de per­mi­tir que o Bra­sil pos­sa cri­ar as con­di­ções pa­ra cres­cer por 20 anos a ta­xas de 4% ao ano.

Ho­je te­mos um pa­ís mais con­fi­an­te, com em­pre­sas con­tra­tan­do, tra­ba­lha­do­res vol­tan­do a as­si­nar a car­tei­ra de tra­ba­lho, o con­su­mi­dor in­do às com­pras e a cri­se vai vi­ran­do mais uma tris­te pá­gi­na da nos­sa his­tó­ria.

O Bra­sil e os go­i­a­nos agra­de­cem a co­ra­gem des­se ho­mem que não tem me­do de ar­ris­car, que apos­ta em sua na­ção, pen­san­do em seu po­vo. O eco­no­mis­ta e fi­ló­so­fo es­co­cês, Adam Smith já di­zia que “a ri­que­za de uma na­ção se me­de pe­la ri­que­za do po­vo”. É jus­ta­men­te es­ta con­fi­an­ça que Hen­ri­que Mei­rel­les pas­sa – de que os nú­me­ros, os rankings são im­por­tan­tes, mas o fo­co prin­ci­pal são as pes­so­as. São de­las que nas­ce uma eco­no­mia com uma ba­se só­li­da.

Pe­lo ce­ná­rio, não te­mos dú­vi­da de que es­te ano ba­te­re­mos re­cor­des com no­vos nú­me­ros po­si­ti­vos, com mais em­pre­gos, ren­da e ju­ros nos pa­ta­ma­res ide­ais. Tu­do is­so gra­ças a es­te go­i­a­no, que é um or­gu­lho pa­ra o Bra­sil.  Nes­te ano em que con­ta­mos com a es­co­lha cer­ta dos elei­to­res di­an­te das ur­nas, te­mos cer­te­za que Hen­ri­que Mei­rel­les ain­da tem mui­to que con­tri­bu­ir com o nos­so pa­ís.

 

(Mar­lú­cio Pe­rei­ra, de­pu­ta­do es­ta­du­al pe­lo PSB)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias