Honra tua consciência
Diário da Manhã
Publicado em 25 de setembro de 2018 às 23:11 | Atualizado há 6 anosA consciência é e será o critério de nossa honra como seres humanos. Ai de vocês mercenários que vendem seus princípios por ambição de poder, ai de vocês mercenários que se deixam deslumbrar por um sucesso esporádico, ai de vocês mercenários que o oportunismo é a estrela que ilumina e dirige suas decisões, ai de vocês mercenários que “vendem os pobres por duas sandálias”. “Profeta Amos (clientelismo)”. Ai de vocês mercenários que calam a consciência com promessas que nunca chegará, e que no fundo sabem como os grandes sofistas que vendem sonhos, que alimentam com esperança em algo, que sabem que não se realizará e os mantém vivo, os que mentem só para manter satisfeitos os seus desejos de chegarem por chegar ao poder.
A consciência é o que realmente nos dá nossa paz, é o critério de que amamos a Deus, é nosso amor ao próximo, e não abdicar nossos valores por interesses egoístas e individualistas. Assim São Gregório Nazianzo + 390 d.c. nos ensinou: “vocês acham que a humanidade para com o próximo não é necessidade, mas um ato opcional? Que não é uma lei, mas apenas um conselho? Eu mesmo desejaria que assim fosse e assim eu passaria a pensar. Mas temo o lado esquerdo, os cabritos e as imprecações do Juiz (cf.Mt.25:31-46). Isso mesmo: não foi porque roubaram, cometeram sacrilégios ou adulteraram, nem porque cometeram qualquer outro ato proibido que esses pecadores foram condenados. Foi porque não cuidaram de Cristo na pessoa dos pobres.”
Nossa consciência deve olhar em cada ser humano o Deus, como pode ser que usemos a Deus para nossos propósitos pessoais, para muitos Deus passa a ser um trampolim para chegar ao povo e por meio do povo ao poder.
Honrar nossa consciência é viver para o povo e não do povo, é sair de nossa posição de conforto para procurar o que realmente o homem precisa, para salvar esta geração onde o maligno quer reinar no reino que só pertence a quem o criou, Deus.
Vamos despertar nossa consciência com honra, colocando o homem no centro, no lugar que merece.
Despertemos deste sonho, o Brasil tem identidade cristão, tem raízes, tem conteúdo, temos um sentido de pertencer, porque pertencemos à uma geração de mudanças, renovação, saiamos e vamos em frente.
Só mudaremos a situação atual do Brasil se nós mudarmos de atitude, deixando que nossa consciência cristã seja o verdadeiro capitão desta viagem, onde o nosso porto seguro será viver em harmonia e paz com nossa consciência e com nossos irmãos.
Honremos nossa consciência, lutemos por nossos valores com coragem e convictos, que podemos sim, fazer um mundo melhor, mais justo, solidário, incluindo a todos e a todas para honrar nossa consciência.
A consciência é a voz de Deus, feliz aquele que pode refletir como Jó: “…em consciência, não tenho que arrepender dos meus dias”.(Jó. 27:6) e para finalizar São Paulo nos disse e garantia que: “a glória dos homens virtuosos é um bom testemunho de sua consciência” e, “a consciência é a voz de Deus no coração do homem”(Cardeal Neumar). Honremos nossa consciência!!!
(Padre Rafael Javier Magul, pároco da Igreja São Nicolau de Goiânia e São João Batista de Ipameri-GO. Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Antioquia – rafaelmagul@hotmail.com secretariaparoquiasaonicolau[email protected])
]]>