HUGO é Referência Nacional
Diário da Manhã
Publicado em 8 de dezembro de 2016 às 02:01 | Atualizado há 8 anosAplaudo com muito entusiasmo e reconhecimento o trabalho empreendido por cada colaborador e colaboradora do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) e do Instituto Gerir, pela conquista da Acreditação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), cuja metodologia de avaliação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
O HUGO torna-se o primeiro hospital com perfil de atendimento em traumas de Goiás a conseguir essa acreditação, fruto de uma auditoria que avaliou a liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente, diagnóstico, abastecimento e apoio logístico, além de infraestrutura, apoio técnico e ensino e pesquisa.
A liderança e a administração há muito têm sido reconhecidas por governadores, secretários e profissionais de saúde de outros estados, que constantemente procuram o HUGO para buscar informações sobre a forma diferenciada de trabalhar. Dentre as organizações sociais que atuam em saúde no Estado de Goiás, o Gerir é a única que se encontra atuando na Paraíba, Mato Grosso do Sul e Maranhão, com outras cinco unidades hospitalares.
A sua organização profissional é impecável, pois além de renomados profissionais da área médica e equipe multiprofissional, existe um clima de cordialidade, amor ao próximo e humanização, o que torna o HUGO um hospital diferenciado. É auditado pela BDO, uma das mais renomadas empresas de auditoria do país e adotou o sistema de compliance.
A atenção ao paciente é o que mais o evidencia. A alimentação é sempre elogiada por pacientes e acompanhantes (que também a recebem); hotelaria que nenhum hospital goiano possui, nela se destacando o papel da Dona Gentileza; Ouvidoria ativa que todos os dias passa por todos os leitos ouvindo pacientes e acompanhantes; trabalho voluntariado com ações inovadoras; atenção especial com as crianças hospitalizadas no acompanhamento escolar – são algumas das ações desse hospital que é orgulho dos goianos.
Enquanto a maioria dos hospitais da rede pública brasileira padecem pela falta de insumos e condições mínimas de trabalho, o abastecimento e o apoio logístico do HUGO, com constante atenção e uso da tecnologia, fazem com que nunca faltem os melhores medicamentos – a preços baixos e condições dignas de trabalho aos seus profissionais.
A sua infraestrutura atual, diante da realidade de um hospital que vivia nas manchetes de jornais, cogitando até o seu fechamento por falta de condições de higiene – transpôs todas as dificuldades e adversidades e conseguiu, sem interrupção de seus trabalhos, realizar ampla reforma física, aumentando seus leitos e tornando-o um hospital de ponta.
O seu apoio técnico agiganta sua atuação. A Diretoria de Ensino e Pesquisa realiza um trabalho com resultados muito positivos: disponibiliza estágios nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, medicina, biomedicina e serviço social, bem como residência médica de pós-graduação em anestesiologia, cardiologia, cirurgia do trauma, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, medicina de urgência, medicina intensiva, neurologia e ortopedia/traumatologia.
De 6.140 hospitais de todo o Brasil, este certificado já foi concedido apenas para 4,61%. Isto evidencia o HUGO entre os três que possuem essa acreditação: Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB). Isto é motivo de orgulho para os goianos e certeza de que nosso povo está em boas mãos.
No último dia 27, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) e surpreendeu-se com o que viu. Aliás, não há quem não se surpreenda, principalmente por se tratar de um hospital público que passou por graves percalços, mas a cada dia supera suas dificuldades, transformando-as em exemplos.
Se o Hugo é referência em atendimento de politraumas graves, com infraestrutura que dispõe de 407 leitos – 58 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – é porque há uma doação plena de todos que nele trabalham, bem como nos que o gerenciam. Possui a confiança e incentivo por parte do governador Marconi Perillo, do Secretário de Saúde Leonardo Vilela e de todos os que conhecem de perto o trabalho desse grande hospital.
Acreditar é antes de tudo respeitar, e o respeito se adquire nas atitudes. Embora o HUGO, ao longo de sua história, e em especial nos últimos anos, tenha sofrido toda sorte de denúncias infundadas, criticas malfadadas e retaliações pela politicagem mesquinha e burlesca, sempre as superou com conquistas e inovações que se tornam, para seus colaboradores e apoiadores, lenitivo ante todas as críticas e injustiças. Segundo John Milton, “Toda maldade é fraqueza”. No que complemento: fraqueza de conhecimento, de bom senso, de razoabilidade e de retaliações mesquinhas.
Credito esta conquista do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), também ao ex-secretário de Saúde Dr. Antônio Faleiros, a quem tenho estima e profundo respeito, percursor da acertada decisão de acreditar no Terceiro Setor; ao atual secretário, Dr. Leonardo Vilela, pelas sempre palavras de incentivo e reconhecimento ao trabalho dos profissionais do Hugo e Gerir. E ao governador Marconi Perillo, pela coragem de quebrar paradigmas e pelo seu empreendedorismo. Peço-lhe, pela amizade e consideração que lhe tenho há 30 anos, que sempre mantenha o seu comando firme e justo, não deixando nunca de manter respeito àqueles que colaboram inexoravelmente em prol de seu governo, pedido este extensivo a todos os seus auxiliares. Assim como sempre reitera que não compactuará jamais com o erro, tenha sempre a hombridade que lhe é peculiar, para não cometer nenhuma injustiça.
A todos os profissionais, colaboradores, voluntários e apoiadores do HUGO, externo minha gratidão e respeito pelo exemplo que têm dado, pelo trabalho humano que empreendem e pelo sucesso alcançado. Continuem sempre buscando na criatividade, na unidade e no comprometimento, conquistas como estas. E que façam das adversidades a conscientização de que o sucesso, muitas vezes, incomoda.
(Cleverlan Antônio do Vale. Graduado em Administração de Empresas e Gestão Pública, pós-graduado em Políticas Públicas – E-mail: [email protected])
]]>