Opinião

Inflação despencando

Diário da Manhã

Publicado em 15 de março de 2017 às 02:49 | Atualizado há 1 semana

Desde o ano 2000, a inflação brasileira não ficava abaixo de 5%. E neste ultimo mês de fevereiro, para alívio da dona de casa, como divulga o IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) ficou em 0,33%, e no acumulado de 12 meses em 4,76%. Menos da metade dos 10,36%, do acumulado no mesmo período de 2016! O que chama atenção, é que o índice de difusão da alta dos preços neste mês de fevereiro foi um dos menores destes últimos anos, ou seja, 51,2%, quando a média em 2016, se manteve acima dos 66%.  E nesta rota de boas notícias para o bolso do trabalhador, a previsão dos analistas é que neste ano a índice inflacionário fique abaixo de 4%! Menor que o centro da meta de 4,5%… Sinal que a alta da inflação realmente está perdendo força. E longe da estiagem que castigou a produção agrícola em 2016, a safra recorde que está sendo colhida neste ano está ajudando para queda dos preços dos alimentos.  A expectativa do mercado com esses números positivos da inflação despencando, se volta agora ao Banco Central, que na sua próxima reunião do Copom, em abril, pode ousar e acelerar a redução da taxa Selic de 12,25%, para 11,25%. Podendo até fechar o ano em torno dos 8%…

(Paulo Panossian, via e-mail)

 


“Propinas e doações”

Edgard Gobbi

Conforme noticiado, a decisão da Segunda Turma do Supremo (STF) de receber a denúncia contra o Senador Valdir Raupp (PMDB –RO) e dois assessores, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro deixou claro à todos dois esclarecimentos : doação oficialmente registrada não gera um atestado absoluto de legalidade  e, a simples aceitação da denúncia não significa a condenação do senador Valdir Raupp. O duro mesmo, é que entre  e o andamento da investigação e o recebimento da denúncia , levará aproximadamente quatro a cinco anos conforme os especialistas na área.  Em suma, esta é  a razão para se acabar de vez com a aberração do tal Foro Privilegiado.

(Edgard Gobbi, via e-mail)

 


 

Gilmar Mendes e o Caixa 2!

Beatriz Campos

Se para o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, “caixa 2 pode ser dinheiro de propina ou não”, gostaríamos que ele nos mostrasse onde essa visão torpe se encontra em nossa constituição. Porque ao cidadão comum, dá a impressão que os julgamentos de Caixa 2 no TSE serão na base que algumas Caixas 2 serão mais Caixa 2 do que outras. Isso é, de acordo com a cara do freguês. Gilmar Mendes continua cheio de pose e vaidade, tão verdadeiro quanto seus cabelos e sobrancelhas pretas, querendo que entendamos que “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. E nossa Constituição jogamos no lixo, já que os julgamentos do Caixa 2 ficam por conta da interpretação de gente duvidosa? Vamos para a rua dia 26/3 minha gente!

(Beatriz Campos, via e-mail)

 


Zum, zum no Congresso

Benone Augusto de Paiva

Corre um forte zum, zum, zum, no Congresso que os honestos políticos brasileiros, senadores e deputados, estão se unindo para preparar um golpe oficial na justiça que, também dorme em berço esplêndido, para preparar um Projeto/Lei de ‘Anistia’ a todos os políticos que abraçaram o “Caixa 2” e usaram o dinheiro público para as suas próprias finalidades políticas e particulares. Vamos ficar de sentinelas no Brasil e cuidar minuciosamente para que não deem esse novo golpe e possam fugir das garras da justiça.

(Benone A. de Paiva, via e-mail)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias