Opinião

Jornal New York Times

Diário da Manhã

Publicado em 12 de novembro de 2015 às 21:36 | Atualizado há 9 anos

O jornal NYT diz que as novelas da gigante emissora de TV “Globo” são vazias, sem nada de conteúdo e os telejornais tem conversa de “tia velha”.

No ano passado, a revista “The Economist” publicou um artigo sobre a Rede Globo, a maior emissora do Brasil. Ela relatou que “91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, a assistem todo dia: o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, só se tem uma vez por ano, e apenas para a emissora detentora dos direitos naquele ano de transmitir a partida do Super Bowl, a final do futebol americano”.

Esse número pode parecer exagerado, mas basta andar por uma quadra para que pareça conservador. Em todo lugar aonde vou há um televisor ligado, geralmente na Globo, e todo mundo a está assistindo hipnoticamente.

Sem causar surpresa, um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor. Outros pesquisadores relataram que os brasileiros assistem em média quatro horas e 31 minutos de TV por dia útil, e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana; 73% assistem TV todo dia e apenas 4% nunca assistem televisão regularmente (eu sou uma destes últimos).

Entre eles, a Globo é ubíqua. Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, sua fatia ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%.

Assim, o que essa presença onipenetrante significa? Em um país onde a educação deixa a desejar (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico classificou o Brasil recentemente em 60º lugar entre 76 países em desempenho médio nos testes internacionais de avaliação de estudantes), implica que um conjunto de valores e pontos de vista sociais é amplamente compartilhado. Além disso, por ser a maior empresa de mídia da América Latina, a Globo pode exercer influência considerável sobre nossa política.

Há dez anos, um âncora da Globo, William Bonner, comparou o telespectador médio do noticiário “Jornal Nacional” a Homer Simpson – incapaz de entender notícias complexas. Pelo que vi, esse padrão ainda se aplica. Um segmento sobre a escassez de água em São Paulo, por exemplo, foi destacado por um repórter, presente no jardim zoológico local, que disse ironicamente. “É possível ver a expressão preocupada do leão com a crise da água.”  Fonte: Site Uol.com

Boa parte do povo brasileiro mudou de canal essa semana, e viu um grande acontecimento na novela bíblica da record, que tem deixado os concorrentes bem distantes na audiência.

O Mar Vermelho finalmente se abriu em “Os Dez Mandamentos” e a audiência foi às alturas na Record. Após ser adiado diversas vezes, o esperado capítulo foi ao ar na terça-feira (10) e massacrou a Globo. Segundo prévia do Ibope, novela bateu 34 pontos no Rio, contra 20 da concorrente (cada ponto equivale a 67 mil domicílios sintonizados).

Dá pra fazer uma comparação com a abertura do Mar Vermelho e a fuga do povo em os Dez mandamentos pela debandada dos telespectadores das novelas sem conteúdo da emissora formadora de opinião.

Por isso cada vez mais as empresas de televisão fechada estão em franco crescimento e atigindo mais telespectadores. O mercado de TV por assinatura fechou maio de 2015 com um total de  20,760 milhões de domicílios atendidos no país, divulgou  Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O crescimento foi de 0,97%.

Pela primeira vez, mais de 63 milhões de telespectadores passaram a ter acesso ao serviço de TV paga, considerando-se a média de 3,2 pessoas por domicílio, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro.”

Groucho Marx

 

(André Junior, membro UBE – União Brasileira de Escritores – Goiás – [email protected])

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias