Opinião

José Mauro de Vasconcelos e o cinquentenário de “O meu pé de laranja lima”

Diário da Manhã

Publicado em 27 de março de 2018 às 22:15 | Atualizado há 2 semanas

Jo­sé Mau­ro de Vas­con­ce­los foi um ca­so sin­gu­lar na li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra. Al­can­çou su­ces­so in­ter­na­ci­o­nal, vi­veu da ven­da de seus li­vros, tor­nou-se o mai­or mi­to das le­tras bra­si­lei­ras no seu tem­po, mas o que apre­cia­va era, na ver­da­de, era es­tar en­tre os ín­di­os do Ara­gu­aia.

Jo­sé Mau­ro de Vas­con­ce­los nas­ceu no Rio de ja­nei­ro em 1920 e fa­le­ceu em São Pau­lo em 1984, aos 64 anos de ida­de. Era fi­lho de Pau­lo de Vas­con­ce­los e Es­te­fâ­nia Pi­na­gé de Vas­con­ce­los. Es­tu­dou no Rio de Ja­nei­ro, foi mo­de­lo, ar­tis­ta plás­ti­co, ar­tis­ta de ci­ne­ma e te­le­vi­são, es­cri­tor de su­ces­so. Foi o mais fa­mo­so es­cri­tor bra­si­lei­ro de to­dos os tem­pos. Obras: Ba­na­na bra­va, va­zan­te, Lon­ge da ter­ra, Bar­ro Blan­co, Ro­si­nha mi­nha ca­noa, Ar­ra­ia de fo­go, O ga­ra­nhão das prai­as, Ara­ra ver­me­lha, Fa­ri­nha ór­fã, As con­fis­sões de frei abó­bo­ra, O meu pé de la­ran­ja li­ma, O pa­lá­cio ja­po­nês, O ve­lei­ro de cris­tal, Kurya­la, ca­pi­tão e ca­ra­já, A ceia, Co­ra­ção de vi­dro, Doi­dão, Va­mos aque­cer o sol.

Ele foi, de fa­to, o pri­mei­ro a di­vul­gar na­ci­o­nal­men­te o Rio Ara­gu­aia, Go­i­ás e nos­sos cos­tu­mes in­dí­ge­nas. Mui­tos de seus li­vros ti­ve­ram por ce­ná­rio a re­gi­ão dos nos­sos gran­des rios e as águas a se per­de­rem de vis­ta, no in­te­ri­or do Bra­sil. Ele era des­cen­den­te dos ín­di­os Pi­na­gés, pe­lo la­do ma­ter­no; daí sua iden­ti­fi­ca­ção com os sil­ví­co­las.

Em mui­tas de su­as obras, na mai­o­ria, o Cer­ra­do se faz pre­sen­te. Es­te au­tor deu vi­si­bi­li­da­de a Go­i­ás quan­do aqui era um pe­da­ço com­ple­ta­men­te es­que­ci­do e des­pre­za­do do res­tan­te do Bra­sil.

Sua mo­da­li­da­de de es­cri­ta pre­do­mi­nan­te foi o ro­man­ce, ao pau­tar sem­pre por fi­nais trá­gi­cos e ines­pe­ra­dos. Seu ro­man­ce O meu pé de la­ran­ja li­ma foi a obra bra­si­lei­ra mais tra­du­zi­da. Pra­ti­ca­men­te exis­te em to­das as lín­guas do mun­do. Foi trans­for­ma­do em fil­me e du­as ver­sões de te­le­no­ve­la.

De­sen­vol­vi­da por meio de uma bi­o­gra­fia ro­man­ce­a­da da in­fân­cia do au­tor, a obra foi su­ces­so ab­so­lu­to no ano de 1958, há cin­quen­ta anos pas­sa­dos.

Ro­si­nha mi­nha ca­noa é um ro­man­ce que se pas­sa, em gran­de mai­o­ria, nos ser­tões go­i­a­nos. Ne­le, Vas­con­ce­los faz mui­tas des­cri­ções do Cer­ra­do e das ma­tas e vár­ze­as go­i­a­nas: “As gar­ças, os ja­bu­rus, os pa­tos, os mun­gu­a­ris, os so­cós, as anhu­mas, vi­nham to­dos che­gan­do, fa­zen­do som­bra pa­ra as nu­vens”. Tam­bém des­ta­ca so­bre o len­dá­rio ja­bu­ru, das ma­tas: “Os sá­bi­os ja­bu­rus, cons­tan­te­men­te tris­tes e pen­sa­ti­vos, ca­mi­nhan­do na bor­da das prai­as, ris­ca­vam a areia ain­da amo­re­na­da. os pi­os da jaó, lá lon­ge, da­vam uma cer­ta tris­te­za à gen­te”.

Ain­da na mes­ma obra, Vas­con­ce­los evo­ca a for­ça dos im­po­nen­tes ja­to­bás das ma­tas de Go­i­ás, dan­do ao mes­mo as ca­rac­te­rís­ti­cas hu­ma­nas: “O ve­lho ja­to­bá agi­tou le­ve­men­te sua gran­de co­pa”. E con­ti­nua a si­nes­te­sia, da fá­bu­la, na fa­la da ca­noa, fei­ta de ár­vo­re do ma­to: “Obri­ga­do por me ha­ver fei­to nas­cer um be­lo pé de lan­di! Obri­ga­do por­que os ín­di­os me fi­ze­ram uma be­la ca­noa!”

Tam­bém, nes­se li­vro de su­ces­so, Vas­con­ce­los evo­ca o olhar do per­so­na­gem à ma­ta cir­cun­dan­te. Des­ta­ca a be­le­za si­len­te das mes­mas, os vá­rios tons de ver­de, os ci­pós, as pa­ra­si­tas co­lo­ri­das, a ma­ta fe­cha­da na bei­ra do rio. Ma­ta ci­li­ar, pro­fun­da e car­re­ga­da de sen­ti­dos. De­ta­lhou ca­da coi­sa, in­clu­si­ve as fo­lhas: “Seus olhos, en­tão, fo­ram per­cor­ren­do mais cal­ma­men­te as ár­vo­res gran­des e co­pa­das. E co­mo eram lin­das! As fo­lhas bri­lha­vam à luz, apre­sen­tan­do um ver­de cla­ro e sa­dio. Bem que Do­na Chu­va dis­se­ra que acha­ria a vi­da exu­be­ran­te e be­la. Tu­do era fes­ta de ver­de e um ver­de re­no­va­do e di­fe­ren­te. Co­mo se­men­te, nun­ca pu­de­ra an­tes olhar as co­res di­rei­to por­que a mem­bra­na que pro­te­gia nun­ca o per­mi­ti­ra. Ago­ra, não. En­xer­ga­va os ci­pós mar­rons li­gan­do as ár­vo­res en­quan­to se en­tre­la­ça­vam for­man­do gran­des cor­ren­tes re­tor­ci­das. Pa­ra­si­tas ru­bras er­guen­do os pes­co­ços ar­ro­xe­a­dos… ca­da uma de su­as pé­ta­las guar­da­vam uma go­ta de chu­va re­cli­na­da. Um amon­to­a­do de sim­bai­bi­nhas li­la­ses for­ma­vam um gran­de ra­ma­lhe­te, que os­ci­la­va, em­ba­la­do pe­lo ven­to. Exa­mi­nou de­pois, mais de­ta­lha­da­men­te, as fo­lhas. To­das eram di­fe­ren­tes. To­das do­ta­das de um tom es­ver­de­a­do, en­ce­ra­das pe­la ul­ti­ma agua­da ca­í­da. E o chei­ro que pro­vi­nha de tu­do aqui­lo? O per­fu­me do ar pu­ri­fi­ca­do e li­vre da po­ei­ra se con­fun­dia com o ba­fio de hu­mo acu­mu­la­do nas gran­des raí­zes tor­ci­das.”

Jo­sé Mau­ro de Vas­con­ce­los faz be­la des­cri­ção do Cer­ra­do em seu ro­man­ce O ga­ra­nhão das prai­as. Ne­le, Vas­con­ce­los exor­ta so­bre a tra­ves­sia dos gran­des rios, o uso da ca­noa e do re­mo, a for­ça des­co­mu­nal da na­tu­re­za na re­gi­ão do va­le do Ara­gu­aia.

Num fa­bu­lá­rio ima­gi­na­ti­vo, o per­so­na­gem con­ver­sa com o rio. Há um di­á­lo­go, co­mo os pró­prios ín­di­os o fa­zem. Diz que o rio é ime­mo­ri­al, sem­pre o mes­mo, sem­pre no­vo e re­no­va­do, ao con­trá­rio do ho­mem. Há uma fra­se em­ble­má­ti­ca e po­é­ti­ca: “Os pe­qui­zei­ros vo­mi­ta­vam ver­dor”, a des­ta­car a exu­be­rân­cia dos mes­mos; des­ta­ca so­bre as se­men­tes e fru­tos do mes­mo, as­sim co­mo os pás­sa­ros nos ga­lhos. É uma vi­são li­te­rá­ria e des­cri­ti­va do ho­mem e sua re­la­ção com o rio e com o Cer­ra­do: “Atra­ves­sou o rio e só en­tão re­fle­tiu nu­ma coi­sa. Quan­tas ve­zes ti­nha fei­to aqui­lo? Quan­tas re­ma­das usa­ra re­me­xen­do por vin­te anos as águas do rio ami­go? Te­ve uma pa­la­vras de ter­nu­ra pa­ra o rio. – Vo­cê sim, rio ami­go, nun­ca mor­re e nem en­ve­lhe­ce. Ao con­tra­rio a ca­da ano que se pas­sa, vo­cê fi­ca mais bo­ni­to. De­mo­rou um pou­co a che­gar nu­ma bar­ran­ca do ou­tro la­do, on­de pu­des­se amar­rar a ca­noa e fa­zer o res­to do per­cur­so a pé. Olhou on­de dei­xa­ra a ca­noa e re­pa­rou que ape­sar da chu­va a água ali era lim­pi­nha. Qua­se de um ver­de tran­spa­ren­te. Is­so por­que fa­zia di­as que não cho­via e aque­las águas pro­vi­nham do Rio das Mor­tes. Rio de águas cor de cal­do de ca­na. As­so­bi­ou pa­ra não acu­mu­lar tris­te­zas e saiu ca­mi­nhan­do des­pre­o­cu­pa­do com a pen­ca de ba­na­na na mão, exe­cu­tan­do um pen­du­lo ama­re­lo. Os pe­qui­zei­ros vo­mi­ta­vam ver­dor. Com tan­ta chu­va se in­to­xi­ca­vam de ver­de bri­lhan­te. As bo­lo­tas do Pe­qui tom­ba­vam pe­lo chão pe­que­ni­nas sub­sti­tuin­do a flo­ra­ção que de­sa­pa­re­ce­ra. Só os pás­sa­ros can­ta­vam por per­to. O res­to se ca­la­va num mu­do res­pei­to aos mor­tos. Ali es­ta­va o ce­mi­té­rio dos bran­cos. Su­bin­do um tri­lhei­ro acha­ria no meio do ma­to o “ua­be­dé” dos ín­di­os. Su­biu. Os ín­di­os não usa­vam cru­zes e sim um tron­co com du­as es­pé­ci­es de ore­lha nu­ma imi­ta­ção de mas­ca­ra de Aru­a­nã. Os mon­tes re­me­xi­dos on­de se en­con­tra­vam os tú­mu­los ti­nham se mul­ti­pli­ca­do com a úl­ti­ma epi­de­mia. Não se­ria di­fí­cil des­co­brir o tu­mu­lo de Ma­ri­au­a­lê. Era o úni­co a pos­su­ir um it­xo­có gran­de de bar­ro. Uma bo­ne­ca de bar­ro.”

Em ou­tros de seus li­vros há pre­ci­são e be­le­za es­té­ti­ca na des­cri­ção do Cer­ra­do, das ma­tas, dos rios e dos ani­mais. Em Lon­ge da ter­ra, Vas­con­ce­los des­cre­ve so­bre a ali­men­ta­ção dos ma­ca­cos nas ma­tas go­i­a­nas: “Ma­ca­cos co­mi­am in­gás, nos in­ga­zei­ros das bar­ran­cas e a sel­va exu­be­ran­te, im­po­nen­te”. Na mes­ma obra re­la­ta a na­tu­re­za ani­qui­lan­te e a in­do­lên­cia dos ho­mens, o dia bo­ni­to em meio à ma­ta e a pai­sa­gem, a luz se der­ra­man­do, as águas do Rio Ver­me­lho, a ma­ta úmi­da, o per­fu­me da chu­va, os oi­to mes­es só de chu­va, a “ter­ra apo­dre­cen­do de ver­dor”. A fal­ta de pers­pec­ti­va do ho­mem a tu­do ani­qui­lar, per­der, des­per­di­çar: “Olho da por­ta do ran­cho. Mi­nha pai­sa­gem se am­plia. Êta dia bo­ni­to! Não vai mais cho­ver. O sol re­ben­ta o dia der­ra­man­do luz. O Ara­gu­aia se ves­tiu de es­pe­lho. Ele que há pou­cos di­as atrás, era to­do bar­ren­to, com nu­an­ças es­bran­qui­ça­das, ago­ra se pra­te­ou de to­do. So­men­te na sua par­te cen­tral apa­re­ce uma fai­xa aver­me­lha­da, san­guí­nea. São as águas do Rio

Ver­me­lho se con­flu­en­cian­do com as do Ara­gu­aia. A ma­ta do ou­tro la­do, na mar­gem di­rei­ta, es­tá to­da es­ver­de­a­da e úmi­da. Seus ca­be­los ver­des es­tão mo­lha­dos e guar­dam o per­fu­me da chu­va. Tu­do é ver­de. Uma pai­sa­gem ver­de. O ver­de ni­ve­lan­do tu­do. O ver­de é o mar­co das águas que se fo­ram. Se cho­ves­se mais, a ma­ta apo­dre­ce­ria de ver­dor. Aca­ba­ram-se oi­to mes­es de chu­va na­que­la pai­sa­gem que Deus fez com mui­ta pre­gui­ça, no fim do úl­ti­mo mo­men­to do der­ra­dei­ro dia da Cri­a­ção. Em cer­tos pon­tos, tem-se a im­pres­são de que exis­te ne­ve flo­que­an­do a co­pa das gran­des ár­vo­res mar­gi­nais: São gar­ças bran­cas pou­sa­das. Da­qui a pou­co, pas­sa­rão os pa­pa­gai­os e os pe­ri­qui­tos sel­va­gens. Fa­rão uma al­ga­zar­ra, ras­gan­do o céu e cri­an­do uma som­bra ne­gra con­tra o sol. Eles pas­sam. Ao ama­nhe­cer, ao meio-dia e ao en­tar­de­cer. Vão pa­ra qual­quer par­te on­de ha­ja uma ro­ça a des­ven­dar. Aqui eles nun­ca pou­sam. Nin­guém tra­ba­lha a ter­ra. Dá mui­to tra­ba­lho. Não que a ter­ra dei­xe de dar. On­de já se viu um lu­gar de Go­i­ás que se­ja es­té­ril? A ter­ra ro­xa é tão fér­til que só em pen­sar em plan­tar, ela ger­mi­na. Mas nin­guém pen­sa por­que dá tra­ba­lho. É a Ter­ra da Pro­mis­são. En­tre­tan­to, mai­or que a fer­ti­li­da­de da ter­ra é a in­do­lên­cia dos ho­mens.”

Em ou­tras de su­as obras, apa­re­cem ou­tras ci­ta­ções so­bre o Cer­ra­do ou so­bre a vi­da di­fí­cil dos ín­di­os: “Lem­bra­va-se da di­fi­cul­da­de com que o ín­dio fa­zia a sua ca­noa. O lan­di der­ru­ba­do na sel­va e mui­tas ve­zes ar­ras­ta­do com es­for­ço so­bre-hu­ma­no pa­ra jun­to de uma bar­ran­ca”. Tam­bém so­bre a exis­tên­cia dos ín­di­os e os ani­mais, no in­te­ri­or da sel­va, na obra Ar­ra­ia de fo­go: “Put-Kôe com a ve­a­di­nha no co­lo, as per­nas es­ti­ra­das, os pei­ti­nhos du­ros imi­tan­do du­as pê­ras, o ros­ti­nho be­lo com a fran­ji­nha mui­to pre­ta, os ca­be­los lu­zi­di­os ca­in­do li­sa­men­te até os om­bros tor­ne­a­dos, o cor­po nú­bil pin­ta­do de uru­cum e ci­pó-de-lei­te… Até os ca­be­los iam ad­qui­rin­do aque­le es­tra­nho for­ma­to de fo­lhas ru­bras, iam sen­do be­sun­ta­dos de uru­cum”.

Ain­da nes­sa obra, a mais con­tun­den­te de to­das, Vas­con­ce­los de­mons­tra a in­te­ra­ção e in­te­gra­ção do per­so­na­gem com a ter­ra, com a ma­ta, com as flo­res, com o so­lo. Evo­ca os pás­sa­ros, os bi­chos, as flo­res, a na­tu­re­za com to­do o seu vi­gor e sua for­ça, sua ob­sti­na­ção e re­bel­dia. Nes­sa pas­sa­gem a sel­va fa­la, gri­ta, tem voz e la­men­to; Caiá, o ín­dio, in­te­gra-se a tu­do, co­mo par­te de tu­do, in­dis­so­lú­vel e pul­san­te: “O ven­to vin­do das ár­vo­res so­pra­va-lhe so­bre a ca­be­ça des­nu­da e aca­ri­ci­a­va-lhe o ros­to. O chei­ro de hu­mo dis­sol­vi­do, so­bres­sa­in­do da­que­la mis­tu­ra de per­fu­me mor­to, es­ti­mu­la­va-lhe o âni­mo. Lon­ge da tos­se e da tris­te­za con­ta­va sua pró­pria vi­da. Os pás­sa­ros es­cor­re­ga­vam en­tre as gran­des ga­lha­ri­as co­mo fo­lhas co­lo­ri­das pe­lo es­pa­ço. A vi­da da ter­ra, a sei­va da vi­da, cir­cu­la exu­be­ran­te pe­los tron­cos no­do­sos dos gran­des pa­tri­ar­cas da ma­ta. O vi­gor, a for­ça, la­te­ja­vam na­que­le re­can­to da sel­va; des­de o zum­bi­do dos mos­qui­tos à mar­cha si­len­cio­sa das for­mi­gas ne­gras; des­de os guin­chos dos ma­ca­cos ocul­tos até ao pio dis­tan­te do ma­cu­co. Ca­mi­nha­va na­que­le mar de ver­du­ra co­mo se seu san­gue se ti­ves­se trans­for­ma­do em sei­va. Não sen­tia os pés ma­go­a­dos, nem os gol­pes da ti­ri­ri­ca so­bre os bra­ços e a fa­ce; não ha­via mais dor. Ou­via em êx­ta­se o can­to da sel­va aco­lhe­do­ra; o re­me­xer con­tí­nuo da ra­ma­da ver­de, ba­lou­çan­do-se to­da a fo­lha­gem ao ven­to da tar­de. Sen­tou-se pa­ra des­can­sar. So­bre su­as per­nas, os car­ra­pa­tos e as for­mi­gas lou­ras es­cor­re­ga­vam de la­do a la­do, nu­ma li­ber­da­de ab­so­lu­ta, sem sus­to. En­cos­tou a ca­be­ça num tron­co e er­gueu a vis­ta pa­ra o al­to, acom­pa­nhan­do as es­pi­ra­is dos ci­pós e con­tem­plan­do as flo­res que se in­tro­me­ti­am, ru­bras, en­tre seus nós de­sa­jei­ta­dos. Nes­gas de céu, pe­da­ços de azul do céu, es­pi­a­vam a vi­da da sel­va, cu­ri­o­sa­men­te. E fei­xes dou­ra­dos do sol ar­re­mes­sa­vam-se à cla­rei­ra fa­zen­do re­lu­zir as fo­lhas lar­gas das ba­na­nei­ras sel­va­gens. Bor­bo­le­tas ama­re­las iam e vi­nham so­bre a fo­lha­gem, nu­ma dan­ça in­con­sci­en­te de quem não sa­be pa­ra on­de vai. Caiá fe­chou os olhos por um mo­men­to. A umi­da­de do chão es­cu­ro to­ni­fi­ca­va-lhe os ner­vos e re­pou­sa­va-lhe o pei­to. En­tre os de­dos a ar­ma con­ti­nu­a­va imó­vel, des­can­sa­da a co­ro­nha no chão. Não sen­tia na­da mais além do chei­ro gos­to­so da tar­de na­ti­va e o ven­to so­bre as na­ri­nas tra­zen­do-lhe o há­li­to sel­va­gem da na­tu­re­za.”

Em ou­tras obras ain­da apa­re­ce o vi­gor da na­tu­re­za, das ma­tas e do Cer­ra­do, co­mo no li­vro Chu­va cri­ou­la, em que Vas­con­ce­los evo­ca com sen­ti­men­to a na­tu­re­za go­i­a­na, o ipê, a ma­ta, o céu, a per­so­na­gem Es­me­ral­da com­pa­ra­da com a noi­te: “O céu é azul. A nu­vem é bran­ca. A flor do ipê sel­va­gem, ama­re­la. Quan­do cor­ta­va o de­do ou se ar­ra­nha­va o san­gue sur­gia ver­me­lho. Ago­ra a noi­te era ne­gra. Es­me­ral­da olha­va de­ses­pe­ra­da pa­ra as per­nas e pa­ra as mãos. Co­mo a noi­te”.

Nes­se as­pec­to, a nar­ra­ti­va de Vas­con­ce­los cen­tra-se no es­pa­ço re­du­zi­do e re­du­zi­das as per­so­na­gens, co­mo des­ta­ca Moi­sés (1973, p. 193) ao co­men­tar que a li­mi­ta­ção ex­ces­si­va cau­sa um en­ges­sa­men­to da tra­ma, fa­to que, por ve­zes acon­te­ce nas obras do au­tor. “Re­du­zir ao mí­ni­mo o es­pa­ço fí­si­co pa­ra a cir­cu­la­ção dos pro­ta­go­nis­tas – cons­ti­tui tam­bém um ris­co, por­quan­to o con­fli­to de­ve ge­rar-se na ação e, ao mes­mo tem­po, ge­rá-la. En­ten­da-se por ação in­clu­si­ve o di­á­lo­go, es­fe­ra ide­al, co­mo se sa­be, pa­ra os con­fli­tos se de­sen­ca­de­a­rem. Con­tra­in­do-se o ho­ri­zon­te ge­o­grá­fi­co das per­so­na­gens, ur­ge pro­pi­ci­ar con­di­ções pa­ra que os dra­mas sur­jam.”

Já em Fa­ri­nha ór­fã, obra tam­bém cal­ca­da em Go­i­ás, Vas­con­ce­los des­cre­ve os ani­mais do rio e no rio Ara­gu­aia, a pa­ca­tez do lu­gar: “Em bre­ve os ja­bu­rus que fa­zi­am ron­da ao ven­to da tar­de, os ma­go­a­ris e as gar­ças, pou­sa­ri­am na bei­ra das prai­as bran­cas do Ara­gu­aia pa­ra re­ce­ber o frio da noi­te. E de­ve­ri­am des­cer tão su­a­ve que nem as­sus­ta­ri­am os ja­ca­rés mo­dor­ren­tos”.

No li­vro “O meu pé de la­ran­ja li­ma”, o au­tor der­ra­ma-se em sen­ti­dos e sig­ni­fi­ca­dos da ter­nu­ra e do en­can­ta­men­to. Li­ri­ca­men­te e com mui­to sen­ti­men­to, res­va­la pa­ra o re­co­nhe­ci­men­to da sua pró­pria mi­sé­ria no tem­po de cri­an­ça, no su­búr­bio ca­ri­o­ca, se­guin­do de­pois em “Va­mos aque­cer o sol”, a dis­cu­tir o fim de sua in­fân­cia em Na­tal e no li­vro “Doi­dão”, a nar­rar a sua ado­les­cên­cia, se­guin­do pa­ra a vi­da adul­ta em “As con­fis­sões de Frei Abó­bo­ra”. Li­vros que, se uni­dos, re­la­tam po­e­ti­ca­men­te a vi­da so­li­tá­ria do au­tor, um ho­mem cor­te­ja­do, mas sem­pre so­zi­nho.

Nos 50 anos da obra mais li­da no pa­ís, a en­ter­ne­ci­da lem­bran­ça de um au­tor que mui­to amou Go­i­ás. Que des­can­se em paz, sob o mur­mu­re­jo se­re­no do Ara­gu­aia que­ri­do!

 

(Ben­to Al­ves Araú­jo Jayme Fleury Cu­ra­do, gra­du­a­do em Le­tras e Lin­guís­ti­ca pe­la UFG, es­pe­cia­lis­ta em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG. Mes­tre em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Ge­o­gra­fia pe­la UFG. Dou­tor em Ge­o­gra­fia pe­la UFG, pós-dou­to­ran­do em Ge­o­gra­fia pe­la USP. Pro­fes­sor, po­e­ta ben­to­fleury@hot­mail.com)

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