Opinião

Livro impresso é unanimidade global

Diário da Manhã

Publicado em 10 de maio de 2016 às 21:56 | Atualizado há 9 anos

A mais no­va pes­qui­sa so­bre a pre­fe­rên­cia das pes­so­as quan­to à lei­tu­ra em mí­dia im­pres­sa ou ele­trô­ni­ca, que aca­ba de ser re­a­li­za­da pe­la Ame­ri­can Uni­ver­sity, de Was­hing­ton, Es­ta­dos Uni­dos, con­fir­ma ten­dên­cias in­di­ca­das até ago­ra por nu­me­ro­sos es­tu­dos an­te­rio­res: há uma cla­ra op­ção pe­los con­te­ú­dos im­pres­sos, es­pe­ci­al­men­te quan­do se tra­ta de li­vros.

O tra­ba­lho, co­or­de­na­do pe­la pro­fes­so­ra de lin­guís­ti­ca Na­o­mi Ba­ron, da Ame­ri­can Uni­ver­sity, abor­dou 300 uni­ver­si­tá­rios dos Es­ta­dos Uni­dos, Ja­pão, Ale­ma­nha e Es­lo­vá­quia. De­mons­tra que, ape­sar da am­pla dis­po­ni­bi­li­da­de de pla­ta­for­mas ele­trô­ni­cas co­mo smartpho­nes, ta­blets, re­a­ders e com­pu­ta­do­res, cu­jo uso faz par­te da ro­ti­na dos jo­vens, o li­vro im­pres­so se­gue mui­to à fren­te na pre­fe­rên­cia dos es­tu­dan­tes pa­ra lei­tu­ras sé­rias, com 92%.

A pes­qui­sa in­te­gra o no­vo li­vro da do­cen­te, in­ti­tu­la­do Words On­scre­en: the Fa­te of Re­a­ding in a Di­gi­tal World (Pa­la­vras na te­la: o des­ti­no da lei­tu­ra no mun­do di­gi­tal). Um dos as­pec­tos mais in­te­res­san­tes den­tre os re­ve­la­dos pe­los alu­nos re­fe­re-se às sen­sa­ções na lei­tu­ra, co­mo a tá­til, a ol­fa­ti­va e a ci­nes­té­ti­ca. (ci­nes­te­sia é o sen­ti­do pe­lo qual se per­ce­bem os mo­vi­men­tos mus­cu­la­res, o pe­so e a po­si­ção dos mem­bros).

É in­te­res­san­te com­pa­rar es­sa no­va pes­qui­sa a ou­tras re­a­li­za­das an­te­rior­men­te, co­mo a da Ni­el­sen Bo­okScan, que in­di­cou: o nú­me­ro de li­vros im­pres­sos ven­di­dos nos Es­ta­dos Uni­dos em 2014 su­biu 2,4%, al­can­çan­do 635 mi­lhões de uni­da­des. Se­gun­do es­pe­cia­lis­tas, o cres­ci­men­to da ven­da de li­vros fí­si­cos de­ve­rá man­ter-se nos pró­xi­mos anos, pois os no­vos lei­to­res pa­re­cem gos­tar ca­da vez mais do pa­pel. A Ni­el­sen in­di­ca que a mai­o­ria dos ado­les­cen­tes en­tre 13 e 17 anos pre­fe­re obras im­pres­sas. Além dis­so, as ven­das de tí­tu­los de fic­ção pa­ra jo­vens adul­tos cres­ce­ram 12% em 2014, mais do que os di­ri­gi­dos aos adul­tos.

O es­tu­do da Ame­ri­can Uni­ver­sity, as­sim co­mo o da Ni­el­sen Bo­okScan, tam­bém é co­e­ren­te com pes­qui­sa re­a­li­za­da em 2014 pe­lo Da­ta­Fo­lha, que de­mons­trou: no Bra­sil, 59% dos lei­to­res de li­vros e 56% de re­vis­tas op­tam pe­las edi­ções con­ven­cio­nais. No ca­so de jor­nais, 48% pre­fe­rem aces­sá-los em com­pu­ta­do­res, ta­blets e ce­lu­la­res e 46% con­ti­nuam fi­éis às for­mas tra­di­cio­nais. É in­te­res­san­te o fa­to de que 80% dos en­tre­vis­ta­dos bra­si­lei­ros afir­ma­ram que ler em pa­pel é mais agra­dá­vel do que em uma te­la.

A pes­qui­sa do Da­ta­Fo­lha foi re­a­li­za­da pa­ra Two Si­des, cam­pa­nha mun­di­al que che­gou ao nos­so pa­ís em 2014, pa­ra di­fun­dir a sus­ten­ta­bi­li­da­de eco­nô­mi­ca, so­ci­al e am­bien­tal da ca­deia pro­du­ti­va do pa­pel e da in­dús­tria grá­fi­ca. To­dos os es­tu­dos ra­ti­fi­cam os con­cei­tos da Two Si­des quan­to aos va­lo­res agre­ga­dos pe­la co­mu­ni­ca­ção im­pres­sa e seu ca­rá­ter sus­ten­tá­vel. A ini­ci­a­ti­va sur­giu na In­gla­ter­ra e ho­je es­tá pre­sen­te nos Es­ta­dos Uni­dos, Ca­na­dá, Áfri­ca do Sul, Aus­trá­lia e Bra­sil. Aqui, o mo­vi­men­to con­ta com 42 en­ti­da­des sig­na­tá­rias, que con­gre­gam cer­ca de 80 mil em­pre­sas, ge­ra­do­ras de 615 mil em­pre­gos di­re­tos e fa­tu­ra­men­to anual de US$ 40 bi­lhões.

O mais im­por­tan­te, nu­ma aná­li­se mais apro­fun­da­da de to­dos es­ses es­tu­dos, é que não há an­ta­go­nis­mo en­tre os mei­os na men­te dos lei­to­res, co­mo al­guns seg­men­tos vêm bus­can­do dis­se­mi­nar de mo­do equi­vo­ca­do, nu­ma in­fun­da­da es­tra­té­gia de de­sa­cre­di­tar os im­pres­sos pe­lo vi­és am­bien­tal do con­su­mo de ár­vo­res pa­ra a pro­du­ção do pa­pel. Vã ten­ta­ti­va, pois es­se in­su­mo, no Bra­sil, uti­li­za 100% de flo­res­tas plan­ta­das, cu­jo cul­ti­vo pre­ser­va a ve­ge­ta­ção na­ti­va e, de que­bra, se­ques­tra mi­lhões de to­ne­la­das de car­bo­no na at­mos­fe­ra. Is­so tor­na a ca­deia pro­du­ti­va da co­mu­ni­ca­ção im­pres­sa uma im­por­tan­te fren­te no com­ba­te ao efei­to-es­tu­fa.

Pa­ra a so­ci­e­da­de, a so­ma das mí­di­as im­pres­sas e ele­trô­ni­cas tam­bém é óti­ma, à me­di­da que o aces­so mais am­plo e de­mo­crá­ti­co à in­for­ma­ção é um di­rei­to ine­ren­te à ci­da­da­nia!

 

(Fa­bio Ar­ru­da Mor­ta­ra, é pre­si­den­te do Sin­di­ca­to das In­dús­tri­as Grá­fi­cas no Es­ta­do de São Pau­lo e da Con­fe­de­ra­ção La­ti­no-ame­ri­ca­na da In­dús­tria Grá­fi­ca; co­or­de­na­dor do Co­mi­tê da Ca­deia Pro­du­ti­va do Pa­pel, Grá­fi­ca e Em­ba­la­gem (Co­pa­grem) da Fi­esp e country ma­na­ger da Two Si­des Bra­sil)

 

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