Opinião

Machado de Assis e Pirandello

Diário da Manhã

Publicado em 2 de julho de 2017 às 00:49 | Atualizado há 8 anos

Co­in­ci­den­te­men­te, dois gran­des es­cri­to­res nas­ce­ram em ju­nho, em­bo­ra não no mes­mo dia: Ma­cha­do em 21 de ju­nho de 1839, no Rio de Ja­nei­ro, e Pi­ran­del­lo em 28 de ju­nho de 1867, em Agri­gen­to, na Si­cí­lia. Des­te úl­ti­mo, es­ta­mos co­me­mo­ran­do, por­tan­to, 150 anos do nas­ci­men­to.

Em­bo­ra per­ten­çam a ge­ra­ções di­fe­ren­tes, am­bos pos­su­í­ram vá­ri­as ca­rac­te­rís­ti­cas em co­mum. Po­de-se di­zer, ali­ás, que os per­so­na­gens ma­cha­di­a­nos co­nhe­ce­ram um de­sen­vol­vi­men­to ló­gi­co (e ra­di­cal) nos per­so­na­gens pi­ran­del­li­a­nos. Ma­cha­do nun­ca co­nhe­ceu Pi­ran­del­lo, as­sim co­mo Pi­ran­del­lo nun­ca co­nhe­ceu Fer­nan­do Pes­soa, mas é co­mo se ti­ves­sem es­ta­be­le­ci­do um pro­fí­cuo di­á­lo­go, no qual pro­cu­ra­ram es­ca­ra­fun­char a con­di­ção hu­ma­na, le­van­do ao li­mi­te má­xi­mo a des­sa­cra­li­za­ção das úl­ti­mas ilu­sões ro­mân­ti­cas e das in­ci­pi­en­tes ilu­sões ci­en­ti­fi­cis­tas, res­pec­ti­va­men­te, das úl­ti­mas dé­ca­das do sé­cu­lo XIX e do pri­mei­ro quar­tel do sé­cu­lo XX.

As­sim, por exem­plo, o ma­cha­di­a­no Ja­co­bi­na, o al­fe­res de O Es­pe­lho, cons­ta­ta que a sua exis­tên­cia es­tá con­ti­da in­tei­ra­men­te na far­da, pe­ça do ves­tu­á­rio que lhe atri­bu­í­ram no gran­de te­a­tro so­ci­al, en­quan­to o pi­ran­del­li­a­no Vi­tan­ge­lo Mos­car­da , pro­ta­go­nis­ta do ro­man­ce Uno, nes­su­no e cen­to­mi­la, le­va às úl­ti­mas con­se­quên­cias a sua re­bel­dia con­tra a opres­são exer­ci­da pe­lo in­fer­no das más­ca­ras que so­mos obri­ga­dos a ves­tir.

Em O Alie­nis­ta, o ri­gor ci­en­tí­fi­co e a con­se­quen­te ca­ta­lo­ga­ção das ati­tu­des hu­ma­nas le­va à de­su­ma­ni­za­ção e à der­ro­ca­da fi­nal do pro­ta­go­nis­ta, ví­ti­ma da sua pró­pria ob­ses­são ci­en­tí­fi­ca. No ro­man­ce Qua­der­ni di Se­ra­fi­no Gub­bio ope­ra­to­re, o pro­ta­go­nis­ta Se­ra­fi­no é re­du­zi­do à con­di­ção de uma mão que gi­ra a ma­ni­ve­la de uma fil­ma­do­ra, nos pri­mór­di­os do ci­ne­ma mu­do. Am­bas as per­so­na­gens re­pre­sen­tam a des­con­fi­an­ça des­tes dois gran­des es­cri­to­res com re­la­ção ao pro­gres­so ci­en­tí­fi­co-tec­no­ló­gi­co.

Es­sen­cial­men­te gran­de con­tis­ta, cro­nis­ta e ro­man­cis­ta, Ma­cha­do en­con­trou na nar­ra­ti­va o seu gê­ne­ro ade­qua­do, bus­can­do in­se­rir-se na tra­di­ção do ro­man­ce lu­so, mas de ma­nei­ra ori­gi­nal, em­pre­gan­do uma lín­gua es­sen­cial­men­te “bra­si­lei­ra”, sem que pa­ra is­so te­nha sen­ti­do a ne­ces­si­da­de de bar­ro­quis­mos ou de ou­tros ar­ti­fí­ci­os me­ra­men­te for­mais. Pi­ran­del­lo co­me­çou po­e­ta, mas lo­go che­gou ao seu por­to ini­ci­al­men­te na pro­sa (con­tos e ro­man­ces) e, so­bre­tu­do, no te­a­tro.  Dis­tan­ciou-se da tra­di­ção “ve­ris­ta” (re­a­lis­ta) de seu con­ter­râ­neo Gio­van­ni Ver­ga, não en­con­tran­do no di­a­le­to ou na imi­ta­ção da sin­ta­xe di­a­le­tal o seu mo­do de es­cre­ver em ita­li­a­no. Em­bo­ra cá e lá se en­con­trem ex­pres­sões di­a­le­tais em seus con­tos e ro­man­ces, além de uma pe­ça te­a­tral es­cri­ta em du­as ver­sões (ita­li­a­no e si­ci­li­a­no), ele pre­fe­riu di­re­cio­nar o fo­co da lei­tu­ra não pa­ra os as­pec­tos for­mais lin­guís­ti­cos, mui­tas ve­zes pro­vin­ci­a­nos, e sim pa­ra a aná­li­se im­pi­e­do­sa da con­di­ção hu­ma­na, em­pre­gan­do um ita­li­a­no “mé­dio”, “tos­ca­no”, ade­qua­do ao con­tex­to so­ci­al em que se mo­vem os seus per­so­na­gens, is­to é, qua­se sem­pre ur­ba­no e da mé­dia bur­gue­sia.

Há mui­tos pon­tos de con­ver­gên­cia en­tre os uni­ver­sos dos dois es­cri­to­res. No en­tan­to, bas­ta ape­nas um pa­ra que se te­nha uma ideia pre­ci­sa da gran­de­za e da ri­que­za de am­bos: Ma­cha­do e Pi­ran­del­lo ob­ser­va­ram iro­ni­ca­men­te ou “hu­mo­ris­ti­ca­men­te” os po­bres se­res vi­vos do­ta­dos de ra­zão, apa­ren­te­men­te um inú­til “acrés­ci­mo” à con­di­ção de cri­a­tu­ras com ins­tin­tos de so­bre­vi­vên­cia, co­mo tan­tos ou­tros ani­mais. Es­te “su­pér­fluo”, na de­no­mi­na­ção de Pi­ran­del­lo, já apa­re­ce em Ma­cha­do, mas não é men­ci­o­na­do ex­pli­ci­ta­men­te, pois o es­cri­tor ca­ri­o­ca es­miú­ça a con­di­ção hu­ma­na sem ima­gi­nar uma pos­sí­vel, e inú­til, re­bel­dia, tan­to con­tra a opres­são das más­ca­ras quan­to con­tra a ine­vi­tá­vel mor­te sem es­pe­ran­ças de re­den­ção no além-tú­mu­lo.

No es­cri­tor si­ci­li­a­no, co­mo se ve­ri­fi­ca na obra-pri­ma te­a­tral “Seis per­so­na­gens à pro­cu­ra de um au­tor”, a re­bel­dia che­ga até a se vol­tar con­tra o pró­prio es­cri­tor-cri­a­dor que in­sis­te em não dar a for­ma de­fi­ni­ti­va a per­so­na­gens ape­nas es­bo­ça­dos. Na con­di­ção de per­so­na­gens dra­má­ti­cos re­jei­ta­dos, eles inu­til­men­te se re­vol­tam, bus­can­do de­ses­pe­ra­da­men­te, en­tre ato­res e di­re­to­res “vul­ga­res”, adep­tos de uma con­cep­ção te­a­tral “an­ti­ga”, um au­tor que pos­sa ao me­nos fi­xar as su­as mi­sé­rias no pla­no da cri­a­ção ar­tís­ti­ca, su­pe­ran­do a in­fa­lí­vel con­di­ção hu­ma­na que pau­la­ti­na­men­te ma­ta a for­ma pro­vi­só­ria com que fo­mos cri­a­dos até à des­tru­i­ção fi­nal.

Pi­ran­del­lo e Ma­cha­do, en­fim, con­ti­nuam ex­tra­or­di­na­ria­men­te atu­ais, à me­di­da que ad­ver­tem os seus lei­to­res pa­ra que abram os olhos e en­xer­guem as con­tí­nu­as ilu­sões que se apre­sen­tam, sob tan­tas for­mas ape­nas apa­ren­te­men­te di­ver­sas, em to­dos os pe­rí­o­dos his­tó­ri­cos, tan­to em ide­o­lo­gi­as co­mo em cren­ças re­li­gi­o­sas, sem­pre pro­me­ten­do so­lu­ções “fá­ceis” pa­ra pro­ble­mas que ne­ces­sa­ria­men­te não têm so­lu­ção.  Pi­ran­del­lo, mais do que Ma­cha­do, acre­di­ta na cri­a­ção ar­tís­ti­ca co­mo a úni­ca “van­ta­gem” que pos­su­i­rí­a­mos em re­la­ção aos ou­tros se­res vi­vos, mas tris­te­men­te cons­ta­ta que o nos­so “au­tor” ou não exis­te ou não se ma­ni­fes­ta, mos­tran­do-se sur­do aos nos­sos vã­os pro­tes­tos.

 

(Sér­gio Mau­ro é pro­fe­sor da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias e Le­tras da Unesp de Ara­ra­qua­ra)


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