Opinião

Manipulação política

Diário da Manhã

Publicado em 28 de junho de 2017 às 01:00 | Atualizado há 8 anos

Há mais de sé­cu­lo, Vic­tor Hu­go (1802-1885), o cé­le­bre po­lí­ti­co fran­cês e no­tá­vel cons­tru­tor da obra-pri­ma os mi­se­rá­veis, ex­pôs ao mun­do:”as pa­la­vras têm a le­ve­za do ven­to e a for­ça da tem­pes­ta­de pa­ra mo­di­fi­car o mun­do”. Per­ce­be-se atra­vés des­ta fra­se uni­ver­sal de qui­la­te ex­tre­ma­men­te im­pac­tan­te, a sín­te­se do imen­su­rá­vel po­der de trans­for­ma­ção do en­si­no de qua­li­da­de e su­as be­né­fi­cas con­se­quên­cias no seio de qual­quer so­ci­e­da­de. Ou se­ja, quan­to mais ci­da­dãs e ci­da­dã­os bem in­for­ma­dos e ca­pa­ci­ta­dos, mais a co­le­ti­vi­da­de hu­ma­na se tor­na li­ber­ta­da das tre­vas da ig­no­rân­cia e das amar­ras de de­ter­mi­na­dos go­ver­nan­tes abo­mi­ná­veis e ines­cru­pu­lo­sos. Evi­den­ci­an­do o te­ma em ques­tão e re­por­tan­do-se ao Bra­sil da atu­a­li­da­de, che­ga-se a con­clu­são que o en­si­no pú­bli­co ofe­re­ci­do, por es­pe­cí­fi­cos de­ten­to­res dos po­de­res pú­bli­cos cons­ti­tu­í­dos, à vas­ta ga­ma da so­ci­e­da­de é pro­po­si­tal­men­te de qua­li­da­de ine­fi­ci­en­te, pois, quan­to mais pes­so­as de­sin­for­ma­das, des­pre­pa­ra­das, sem ele­va­do po­der de re­fle­xão e dis­cer­ni­men­to, mai­or é o con­tro­le e ma­ni­pu­la­ção po­lí­ti­ca da mas­sa so­ci­al do ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal. Es­ta las­ti­má­vel si­tu­a­ção se con­fir­ma co­ti­dia­na­men­te, pois dia após dia, vê-se atra­vés dos mei­os de co­mu­ni­ca­ção, ima­gens de di­ver­sas ins­ti­tu­i­ções de en­si­no em es­ta­do de ex­tre­ma pre­ca­ri­e­da­de e inú­me­ras de­fla­gra­ções de jus­tas gre­ves por pro­fes­so­res e pro­fis­si­o­nais da re­le­van­te e im­pres­cin­dí­vel área em ques­tão. Rei­vin­di­ca­ções es­tas, com ob­je­ti­vo de ame­ni­zar os gra­vís­si­mos pro­ble­mas que afli­gem a edu­ca­ção pú­bli­ca por to­dos en­tes fe­de­ra­ti­vos. Por­tan­to, é mais que ne­ces­sá­rio que os go­ver­nan­tes e de­mais ope­ra­do­res dos po­de­res pú­bli­cos re­fli­tam, es­ta­be­le­çam e ve­nham efe­ti­va­men­te lan­çar em prá­ti­ca me­di­das efi­ci­en­tes e efi­ca­zes pa­ra al­te­rar ra­di­cal­men­te es­te ar­ra­i­ga­do e re­tró­gra­do qua­dro edu­ca­cio­nal que afe­ta de ma­nei­ra ne­ga­ti­va o de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no, in­te­lec­tu­al, tec­no­ló­gi­co e, prin­ci­pal­men­te, de­mo­crá­ti­co do pa­ís. Pa­ra des­ta for­ma, di­re­cio­nar acer­ta­da­men­te o po­vo bra­si­lei­ro ru­mo ao tão co­bi­ça­do e se­le­to gru­po de na­ções con­si­de­ra­das de pri­mei­rís­si­mo mun­do.

 

(Prof. Va­lé­rio Go­mes, so­ci­ó­lo­go pela UFG e pós-gra­du­a­do em Ci­ên­cia Po­lí­ti­ca e Ges­tão Pú­bli­ca)

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