Opinião

Não ao Foro de São Paulo!

Diário da Manhã

Publicado em 25 de outubro de 2018 às 23:53 | Atualizado há 6 anos

Sou con­tra a vi­o­lên­cia. A fa­vor da fa­mí­lia. Re­pi­lo qual­quer for­ma de di­ta­du­ra. De es­quer­da ou de di­rei­ta. A mi­nha pla­ta­for­ma exi­ge o que clas­si­fi­co co­mo uma de­mo­cra­cia ge­nu­í­na. Com o fun­cio­na­men­to re­gu­lar de su­as ins­ti­tu­i­ções. Exe­cu­ti­vo, Le­gis­la­ti­vo, Ju­di­ci­á­rio. A ma­nu­ten­ção do vo­to es­pon­tâ­neo. Con­sci­en­te. Na­da dis­far­ça­do. Uma agen­da re­pu­bli­ca­na. Pa­tri­mo­ni­a­lis­ta. Sem a ex­ten­são dos ví­ci­os da vi­da pri­va­da pa­ra a vi­da pú­bli­ca. O Bra­sil re­quer, ho­je, a re­du­ção do ta­ma­nho do Es­ta­do. Um ma­mu­te. Um mas­to­don­te que con­so­me os re­cur­sos pro­du­zi­dos pe­lo ca­pi­tal & tra­ba­lho. Com na­va­lha na car­ne. Pa­ra aca­bar com os des­vi­os de re­cur­sos do erá­rio. A im­plan­ta­ção de mo­de­los de ges­tão com ex­ce­lên­cia. Nas áre­as es­tra­té­gi­cas. A op­ção por no­vos mo­dais de tran­spor­tes de car­gas e de pas­sa­gei­ros. Co­mo o Hi­dro­vi­á­rio, o Fer­ro­vi­á­rio e o Ae­ro¬por­tu­á­rio. A sub­sti­tui­ção len­ta, gra­du­al e se­gu­ra dos com­bus­tí­veis fós­seis. Por fon­tes de ener¬gi­as lim­pas. A pre­ser­va­ção do meio am­bi­en­te. A pre­o­cu­pa­ção ra­di­cal com o Aque­ci­men­to Global. Co­mo apon­ta, des­de 2001, o nor­te-ame­ri­ca­no Al Go­re. Um pe­ri­go à vis­ta. Glo­bal. Não me iden­ti­fi­co com as tá­ti­cas e es­tra­té­gias for­mu­la­das pe­lo Fo­ro de São Pau­lo. Com a par­ti­ci­pa­ção do Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res. O PT. Lon­ge dis­so. As saí­das são o mer­ca­do e o Es­ta­do Mí­ni­mo.

O Pa­lá­cio do Pla­nal­to de­ve dar aten­ção es­pe­ci­al ao agro­ne­gó­cio. O se­tor pri­má­rio da eco­no­mia é o res­pon­sá­vel, em 2018, pe­la mai­or fa­tia do PIB. O Pro­du­to In­ter­no Bru­to. A so­ma de to­das as ri­que­zas pro­du­zi­das no e pe­lo Pa­ís. Com in­cen­ti­vos cre­di­tí­ci­os e fis­cais. Pa­ra ele­var a pro­du­ção, ex­por­ta­ção ao mun­do glo­ba­li­za­do e o en­vio de ali­men­tos às me­tró­po­les. Um en­saio de in­dus­tri­a­li­za­ção é fun­da­men­tal. Pa­ra a re­to­ma­da do cres­ci­men­to eco­nô­mi­co. A ge­ra­ção de em­pre­gos. O au­men­to da ar­re­ca­da­ção da Uni­ão. A pro­du­ção de mer­ca­do­ri­as com va­lor agregado é o ca­mi­nho. Na­da de re­su­mir a eco­no­mia à ex­por­ta­ção ape­nas de com­mo­di­ti­es agrí­co­las. O in­ves­ti­men­to em ci­ên­cia e tec­no­lo­gia cons­ti­tui uma al­ter­na­ti­va vi­á­vel pa­ra o in­gres­so na con­tem­po­ra­ne­i­da­de. No sé­cu­lo 21. A di­ver­si­fi­ca­ção do se­tor ter­ci­á­rio é re­le­van­te. A ex­pan­são da mo­der­ni­da­de pa­ra o in­te­ri­or do Pa­ís tam­bém. Edu­ca­ção! Edu­ca­ção! Edu­ca­ção! É ne­ces­sá­rio pri­o­ri­zá-la. A er­ra­di­ca­ção do anal­fa­be­tis­mo de­ve ser uma me­ta do elei­to dia 28 de ou­tu­bro de 2018, no pró­xi­mo do­min­go. Além de aca­bar com a vol­ta da mor­ta­li­da­de in­fan­til e de do­en­ças que já ha­vi­am si­do er­ra­di­ca­das. Por um Bra­sil com pro­ta­go­nis­mo ex­ter­no e par­ce­rias comerci­ais es­tra­té­gi­cas. Não à cul­tu­ra po­lí­ti­ca e a agen­da com vi­és ide­o­ló­gi­co do Fo­ro de São Pau­lo.

 

(Her­mes Tral­di, en­ge­nhei­ro agrô­no­mo, gra­du­a­do na Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo, a USP, em­pre­sá­rio ur­ba­no, pro­du­tor ru­ral, pa­tro­ci­na­dor da Stock Light, ho­mem de idei­as li­be­ra­is, for­ma­ção ilu­mi­nis­ta, cul­tu­ra en­ci­clo­pé­di­ca e ali­a­do de Ro­nal­do Cai­a­do)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias