Opinião

Não tão inocentes

Diário da Manhã

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 03:50 | Atualizado há 6 anos

Fre­quen­te­men­te, o can­di­da­to Ja­ir Bol­so­na­ro (PSL) é ta­cha­do por ad­ver­sá­rios co­mo após­to­lo da tor­tu­ra e co­mo pro­ta­go­nis­ta de  com­por­ta­men­tos agres­si­vos con­tra mu­lhe­res.. Ao ten­tar jus­ti­fi­car o pri­mei­ro des­tes ró­tu­los, re­cor­dam eles a ses­são que de­ci­diu o im­pe­achment de Dil­ma Rous­seff, quan­do o ho­je can­di­da­to à pre­si­dên­cia  ci­tou o já fa­le­ci­do co­ro­nel Car­los Al­ber­to Bri­lhan­te Us­tra. Quan­to ao se­gun­do, é no­tó­ria  a  re­fe­rên­cia à de­pu­ta­da Ma­ria do Ro­sá­rio (PT-RS), apre­sen­ta­da co­mo ví­ti­ma de ofen­sas que lhe fo­ram por ele di­ri­gi­das em vá­ri­as oca­si­ões.. É bom lem­brar, no en­tan­to, que ne­nhu­ma de­las  é tão ino­cen­te co­mo em­ban­dei­ra­do por aque­les opo­si­to­res, na me­dida em que a ho­je can­di­da­ta ao Se­na­do por Mi­nas Ge­ra­is tem pas­sa­do de ter­ro­ris­mo ar­ma­do e a ou­tra, que ten­ta a re­e­lei­ção no Con­gres­so pe­lo Rio Gran­de do Sul, é  co­nhe­ci­da por ati­tu­des ale­gó­ri­cas e es­can­da­lo­sas, ao de­fen­der di­rei­tos hu­ma­nos de mar­gi­nais que não os me­re­cem.  .

(Pau­lo R. Go­taç, via e-mail)

————————————————————————————————————————————————————-

The end do PSDB!

 

Nos úl­ti­mos di­as os di­re­to­res do Ibo­pe e Da­ta­Fo­lha mos­tra­ram a ten­dên­cia do elei­to­ra­do. Fi­cou evi­den­te a di­vi­são que con­ti­nua no pa­ís: o “nós con­tra eles”. Mas na cam­pa­nha elei­to­ral de Ge­ral­do Alckmin e ou­tra car­ta en­vi­a­da aos bra­si­lei­ros por FHC e ou­tros ilus­tres – des­co­nhe­ci­dos da mai­o­ria do po­vo bra­si­lei­ro -, che­go à con­clu­são que ou os ca­ci­ques do PSDB são bur­ros de­mais da con­ta, ou são es­quer­da mais ra­di­cal ain­da do que o PT. Jo­ga­ram su­jo a cam­pa­nha in­tei­ra con­tra o can­di­da­to Bol­so­na­ro e não con­se­gui­ram pas­sar de dois dí­gi­tos nas pes­qui­sas elei­to­ra­is. O po­vo deu o si­nal e não qui­se­ram ver. Mas fi­ca uma per­gun­ta a FHC: por que du­ran­te o im­pe­achment da ge­ren­to­na FHC não es­cre­veu ne­nhu­ma car­ta pre­o­cu­pa­do com a eco­no­mia do Pa­ís? Pa­ra a po­pu­la­ção o PSDB caiu na mes­ma va­la co­mum do PT. The end…

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)

————————————————————————————————————————————————————-

Mortadelas x Elite

 

A es­quer­da des­pre­zou os mor­ta­de­las, pois per­ce­beu que não da­va pa­ra fi­nan­ciar o po­vão co­mo foi na era Lu­la/Dil­ma. Os tem­pos são ou­tros. Com uma gran­de mai­o­ria dos ca­ci­ques pre­sos, in­clu­si­ve o ex-pre­si­den­te, sem di­nhei­ro e sem a má­qui­na, va­le tu­do. En­tão o PT apos­tou na eli­te uni­ver­si­tá­ria, ma­ni­pu­lá­vel e a ser­vi­ço da es­quer­da, gran­de mai­o­ria da eli­te.  Con­for­me uma pes­qui­sa fei­ta pe­la USP?? 80% dos par­ti­ci­pan­tes se de­cla­ra­ram de es­quer­da e mais al­guns de par­ti­ci­pan­tes ino­cen­tes úte­is. O ob­je­ti­vo fi­nal, o PT quer o po­der a qual­quer cus­to. Va­le com­prar pes­qui­sas, de­sa­fi­ar o TSE; STJ, STF, des­res­pei­tar as leis, no ca­so a Fi­cha Lim­pa, que só é vá­li­da des­de que o can­di­da­to não se­ja do PT . Per­gun­to:  is­so é exem­plo de de­mo­cra­cia e éti­ca?

(Iza­bel Aval­lo­ne, via e-mail)

————————————————————————————————————————————————————-

Lei da Ficha Limpa em ação

 

Ape­sar da ler­de­za da Jus­ti­ça bra­si­lei­ra de jul­gar po­lí­ti­cos su­pos­ta­men­te cor­rup­tos, a Lei da Fi­cha Lim­pa, fe­liz­men­te, tor­na ine­le­gí­vel mais um exem­plar do que há de pi­or na nos­sa clas­se po­lí­ti­ca, co­mo o An­thony Ga­ro­ti­nho (PRP-RJ). Que in­clu­si­ve era can­di­da­to ao go­ver­no do Rio. Já que foi con­de­na­do por im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va, acu­sa­do de um su­pos­to es­que­ma de des­vio de R$ 234,4 mi­lhões da Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Sa­ú­de!  Pe­lo mes­mo ca­mi­nho de de­pu­ra­ção que faz a opor­tu­na Lei da Fi­cha Lim­pa, den­tre mui­tos po­lí­ti­cos que já fo­ram pe­gos, es­tão os pre­si­di­á­rios Eduar­do Cu­nha, Lu­la, Pa­loc­ci, e o Zé Dir­ceu, que de­ve vol­tar pa­ra ca­deia por­que te­ve no­va con­de­na­ção em se­gun­da ins­tân­cia… E quem sa­be em 2019, mui­tos dos pro­vá­veis elei­tos nes­te ano, e já de­nun­ci­a­dos por cor­rup­ção, se­rão con­de­na­dos e ba­ni­dos pe­la mes­ma Lei da Fi­cha Lim­pa, do nos­so meio po­lí­ti­co!

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias