Opinião

Nem reis, nem três – estudo sobre os “Reis Magos”

Diário da Manhã

Publicado em 6 de janeiro de 2018 às 22:38 | Atualizado há 7 anos

“Quan­do nas­ceu Je­sus, em Be­lém de Ju­déia, sob o rei­na­do de He­ro­des, uns ma­gos do Ori­en­te se apre­sen­ta­ram em Je­ru­sa­lém e per­gun­ta­ram: ‘On­de es­tá o rei dos ju­deus que aca­ba de nas­cer? Por­que vi­mos sua es­tre­la no Ori­en­te e vi­mos ado­rá-lo.’ Ao sa­ber dis­so, o rei He­ro­des fi­cou des­con­cer­ta­do e com ele to­da a Je­ru­sa­lém. En­tão re­u­niu a to­dos os seus su­mos sa­cer­do­tes e aos es­cri­bas do po­vo pa­ra in­da­gar em qual lu­gar de­via nas­cer o Mes­si­as. “Em Be­lém da Ju­déia, lhe res­pon­de­ram, por­que as­sim es­tá es­cri­to pe­lo Pro­fe­ta:

“E tu, Be­lém, ter­ra de Ju­dá, cer­ta­men­te não és a me­nor en­tre as prin­ci­pa­is ci­da­des de Ju­dá, por­que de ti sur­gi­rá um che­fe que se­rá o Pas­tor de meu po­vo, Is­ra­el”.

He­ro­des man­dou cha­mar se­cre­ta­men­te aos ma­gos e de­pois de ave­ri­guar com pre­ci­são a da­ta em que ha­via apa­re­ci­do a es­tre­la, os en­viou a Be­lém, di­zen­do-lhes: “Vão e in­for­mem-se cui­da­do­sa­men­te acer­ca do me­ni­no, e quan­do o te­nham en­con­tra­do, avi­sem-me pa­ra que eu tam­bém vá a ren­der-lhe ho­me­na­gem. De­pois de ou­vir ao rei, eles par­ti­ram. A es­tre­la que ha­vi­am vis­to no Ori­en­te os pre­ce­dia, até que se de­te­ve no lu­gar on­de es­ta­va o me­ni­no. Quan­do vi­ram a es­tre­la se en­che­ram de ale­gria, e ao en­trar na ca­sa, en­con­tra­ram ao me­ni­no com Ma­ria, sua mãe, e pros­tran­do-se, lhe ren­de­ram ho­me­na­gem. Lo­go, abrin­do seus co­fres, lhe ofe­re­ce­ram pre­sen­tes: ou­ro, in­cen­so e mir­ra. E co­mo re­ce­be­ram em so­nhos a ad­ver­tên­cia de não re­gres­sar ao pa­lá­cio de He­ro­des, vol­ta­ram a sua ter­ra por ou­tro ca­mi­nho” (Ma­teus 2,1-12).

Já não é pos­sí­vel apro­xi­mar-nos de um tex­to das Es­cri­tu­ras com ati­tu­de ino­cen­te. A dú­vi­da e a sus­pei­ta co­mo me­to­do­lo­gia in­ter­pre­ta­ti­va é su­ma­men­te útil pa­ra com­pre­en­der e in­ter­pre­tar os si­lên­cios, as au­sên­cias e as ên­fa­ses de um tex­to. To­do es­cri­to tem sem­pre uma du­pla fun­ção de re­ve­lar e ocul­tar, de in­du­zir e le­var os seus lei­to­res em uma de­ter­mi­na­da li­nha de pen­sa­men­to. Não há es­cri­to al­gum da Bí­blia que se­ja ino­cen­te…

Se ana­li­sar­mos a in­ten­ci­o­na­li­da­de de to­do o Evan­ge­lho de Ma­teus, po­de­mos co­lo­car es­te frag­men­to so­bre a vi­si­tas de “uns ma­gos do Ori­en­te”, em uma pers­pec­ti­va mai­or e mais am­pla. Aque­les que es­ta­vam des­ti­na­dos a ser os ins­tru­men­tos prin­ci­pa­is do pro­ces­so de li­ber­ta­ção e in­clu­são ini­ci­a­do por Deus, por pro­ble­mas de in­ter­pre­ta­ção das Es­cri­tu­ras, não po­dem com­pre­en­der es­se pro­ces­so. A for­ma em que es­tão len­do a his­tó­ria da sal­va­ção lhes fez ce­gos e sur­dos aos acon­te­ci­men­tos do Na­tal. Não po­dem com­pre­en­der a for­ma pa­ra­do­xal em que es­se Deus que re­co­nhe­cem e lou­vam, ado­ta pa­ra ma­ni­fes­tar-se. Es­ta­mos no­va­men­te di­an­te de um pro­ble­ma her­me­nêu­ti­co. O pro­ble­ma é a for­ma em que uti­li­za­mos as Es­cri­tu­ras pa­ra in­ter­pre­tar a re­a­li­da­de do pre­sen­te de Deus.

Já ha­ví­a­mos fei­to dos pas­to­res, gru­pos su­ma­men­te sus­pei­tos e es­tig­ma­ti­za­do pe­los gru­pos de po­der in­te­lec­tu­al, re­li­gi­o­so e po­lí­ti­co de seu tem­po, um idí­li­co e lí­ri­co gru­po de bons ra­pa­zes que lhe ti­rou to­do o es­cân­da­lo do fa­to de que se­jam jus­ta­men­te eles os pri­mei­ros a re­ce­ber a boa no­tí­cia do Nas­ci­men­to do Me­ni­no Deus. Era ne­ces­sá­rio ti­rar-lhe to­do as­pec­to es­can­da­lo­so do re­la­to pa­ra que não pro­du­zis­se em nós ne­nhu­ma re­a­ção pe­ri­go­sa. O pri­mei­ro gru­po que se apro­xi­ma do Me­ni­no de Be­lém e sua Mãe é um gru­po con­si­de­ra­do in­dig­no de tal pre­sen­te e um gru­po mar­gi­nal, re­al­men­te pe­ri­go­so pa­ra a de­fe­sa dos va­lo­res tra­di­cio­nais.

Ago­ra é ne­ces­sá­rio fa­zer o mes­mo pro­ces­so com o se­guin­te gru­po. Es­tes “ma­gos do ori­en­te” que se apro­xi­mam do pre­sé­pio são tam­bém um gru­po sus­pei­to e es­tig­ma­ti­za­do por to­da a tra­di­ção re­li­gi­o­sa de to­dos os tem­pos. Leis, sa­be­do­ria e pro­fe­tas, ad­ver­tem con­tra to­dos os ma­gos de en­tão e de ago­ra. Na re­a­li­da­de es­tes se­nho­res são aque­les que ho­je cha­ma­rí­a­mos as­tró­lo­gos e mui­to lon­ge es­tão de ser as­trô­no­mos. Es­tão mais pró­xi­mos dos ci­ga­nis que con­fec­cio­nam ho­rós­co­pos do que dos ci­en­tis­tas que es­tu­dam os mis­té­ri­os do uni­ver­so. Es­tes ma­gos são tam­bém um gru­po mui­to mal vis­to pe­los que in­ter­pre­tam as Es­cri­tu­ras. No­va­men­te o es­cân­da­lo e pa­ra evi­tar es­sa la­men­tá­vel si­tu­a­ção os te­mos trans­for­ma­do em “reis” quan­do na re­a­li­da­de são uns char­la­tã­es sus­pei­tos. Por mais que nas nos­sas re­u­ni­ões so­ci­ais fa­le­mos dos sig­nos do zo­dí­a­co, dos re­sul­ta­dos de ho­rós­co­pos di­ver­sos, que en­tre­tém nos­sas fri­vo­li­da­des, ne­nhum de nós le­va­mos mui­to a sé­rio es­sas pre­di­ções e adi­vi­nha­ções. Exa­ta­men­te o mes­mo ocor­ria com os ma­gos do Ori­en­te e do Oci­den­te, do nor­te e do sul. Não são sá­bi­os, nem reis sá­bi­os, são ma­gos com to­da a car­ga que ain­da ho­je da­mos à es­ta afir­ma­ção. Mui­to bons pa­ra ani­mar fes­tas in­fan­tis, mas que ne­nhum de nós le­va­ria mui­to a sé­rio, ex­ce­to Deus, e de for­ma sur­pre­en­den­te.

Es­tas pes­so­as, cu­jo nú­me­ro per­ma­ne­ce no mis­té­rio mais pro­fun­do e que te­mos fei­to que se­jam três por­que três são os pre­sen­tes, pro­ce­dem de um gru­po que es­tá fo­ra da co­mu­ni­da­de de fé. Ou­tro es­cân­da­lo. Deus se re­ve­la àque­les gru­pos que por di­ver­sas ra­zões se co­lo­ca­ram ou os te­mos co­lo­ca­do fo­ra dos li­mi­tes da co­mu­ni­da­de de fé, so­bre­tu­do os que de­fen­dem a ideia de uma “igre­ja úni­ca vá­li­da, fo­ra da qual não há sal­va­ção”. Es­ta ma­ni­fes­ta­ção à es­tes ma­gos ma­ni­fes­ta que a sal­va­ção não exis­ta mais além das 1hi­po­té­ti­cas fron­tei­ras que te­mos es­ta­be­le­ci­do pa­ra li­mi­tar a ação de Deus aos gru­pos que con­si­de­ra­mos po­li­ti­ca­men­te cor­re­tos. Es­ta re­a­li­da­de po­de ter uma for­ça su­ma­men­te im­por­tan­te pa­ra fun­da­men­tar nos­sa ação pas­to­ral, nos­sa re­fle­xão bí­bli­ca e a cons­tru­ção de no­vos pa­ra­dig­mas te­o­ló­gi­cos. A ação de Deus vai mais além de tu­do o que po­de­mos com­pre­en­der, e pi­or, mais além do que po­de­mos to­le­rar.

Es­te tex­to do Evan­ge­lho jus­ti­fi­ca, fun­da­men­ta e nos com­pe­le a con­ti­nu­ar nos­sa ação pas­to­ral e de acom­pa­nha­men­to com to­dos os gru­pos vul­ne­rá­veis ao es­tig­ma, a ex­clu­são e a mar­gi­na­li­za­ção que pro­du­zem nos­sas pró­pri­as co­mu­ni­da­des de fé quan­do fa­zem lei­tu­ras in­com­ple­tas e fun­da­men­ta­lis­tas das Es­cri­tu­ras. Es­te tex­to e a che­ga­da des­tes ma­gos sus­pei­tos às or­to­do­xi­as do po­der po­lí­ti­co e da sa­be­do­ria re­li­gi­o­sa es­ta­be­le­ci­da, nos aju­dam a ex­pli­car, fun­da­men­tar e con­ti­nu­ar com nos­so di­á­lo­go com to­dos os gru­pos ex­cluí­dos e mar­gi­na­li­za­dos por so­ci­e­da­des e co­mu­ni­da­des de fé. É ne­ces­sá­rio re­cu­pe­rar o es­cân­da­lo do Pre­sé­pio e da Epi­fa­nia e du­vi­dar e sus­pei­tar de lei­tu­ras tra­di­cio­nais que os es­te­ri­li­za­ram.

O tex­to do pro­fe­ta Isaí­as, ci­ta­do no tex­to de Ma­teus, nos aju­da a de­mar­car es­ta re­fle­xão. Ali se nos fa­la da si­tu­a­ção de exi­la­dos que por di­ver­sos mo­ti­vos se man­tém lon­ge do es­pa­ço de vi­da a qual per­ten­cem. Ali se nos alen­ta a re­tor­nar àque­les es­pa­ços aos que per­ten­cem e que lhes per­ten­cem. Igual­men­te mui­tas das pes­so­as e gru­pos em si­tu­a­ção de ex­clu­são que vi­vem exi­la­dos de nos­sas co­mu­ni­da­des, e em nos­sa ação pas­to­ral que­re­mos alen­tar-lhes a re­tor­nar e ocu­par o es­pa­ço de dig­ni­da­de que lhes per­ten­ce. Já não são mais “os ou­tros e as ou­tras”. Des­de sem­pre, des­de a En­car­na­ção, des­de o Pre­sé­pio, des­de a che­ga­da dos sus­pei­tos, es­tra­nhos e di­ver­ti­dos ma­gos, to­das as pes­so­as e gru­pos vul­ne­rá­veis ao es­tig­ma e a des­qua­li­fi­ca­ção dos po­de­ro­sos po­lí­ti­cos e re­li­gi­o­sos são dos nos­sos e das nos­sas. Rom­peu-se pa­ra sem­pre es­sa for­ma es­tra­nha de fa­lar “de­les e nós”, “de­las e nós”. O ob­je­ti­vo de to­do es­te Evan­ge­lho de Ma­teus é mos­trar-nos que Deus abriu, faz tem­po, Seu Rei­no à to­dos e à to­das em uma for­ma que vai mais além do que po­de­mos com­pre­en­der e acei­tar. É o es­cân­da­lo da ra­di­cal in­clu­são de Deus. Dis­so tra­ta es­te tex­to e is­to nos cus­ta re­co­nhe­cer. Por is­so e co­mo uma con­se­quên­cia pa­ra pro­te­ger-nos, te­mos que ador­ná-los e pen­sar que não são po­bres ma­gos, mas sim reis e que além de ter san­gue azul são ge­ne­ro­sos sá­bi­os.

In­du­bi­ta­vel­men­te es­tes ma­gos es­tão um pou­co con­fu­sos e eles mes­mos não com­pre­en­de­ram to­tal­men­te a ação de Deus. Re­al­men­te os as­tros, a na­tu­re­za, os pou­cos e bo­ni­tos rios e la­gos que ain­da não fo­ram con­ta­mi­na­dos, nem os céus com ou sem nu­vens, nun­ca po­dem re­ve­lar a ver­da­dei­ra na­tu­re­za da for­ma de Deus re­ve­lar-se. Nem as­tros nem flo­res nos po­dem re­ve­lar à es­te Deus que pa­ra re­ve­lar-se es­co­lhe o es­con­der-se na­que­les que nos é di­fí­cil acei­tar. Se bem que a es­tre­la não os di­ri­ge pa­ra o cen­tro do po­der po­lí­ti­co, eles igual­men­te e por uma con­cep­ção te­o­ló­gi­ca tra­di­cio­nal, is­to é, des­de uma te­o­lo­gia da gló­ria vão ao pa­lá­cio por­que pen­sam que quem vi­ve ali co­nhe­ce tu­do e é bom, ho­nes­to e jus­to. É sem­pre es­sa ten­ta­ção de bus­car ser va­li­da­dos e re­co­nhe­ci­dos pe­los cen­tros de po­der. Es­se po­der bus­ca o as­ses­so­ra­men­to de te­ó­lo­gos e es­tu­di­o­sos fun­cio­nais do sis­te­ma, e sem­pre os há em gran­de quan­ti­da­de. Co­nhe­cem as Es­cri­tu­ras e ci­tam-nas, po­rém não as en­ten­dem nem as apli­cam. Seu co­nhe­ci­men­to das Es­cri­tu­ras é um ob­stá­cu­lo a com­pre­en­são dos si­nais dos tem­pos. A si­tu­a­ção de ex­clu­são e de vul­ne­ra­bi­li­da­de em que vi­vem tan­tas pes­so­as e os gru­pos é um si­nal dos tem­pos que exi­ge com­pre­en­são des­de ca­mi­nhos não tra­di­cio­nais. Pa­ra en­ten­der es­ta re­a­li­da­de de­ve­mos afas­tar-nos dos gru­pos de po­der e ca­mi­nhar pa­ra os pre­sé­pios que a re­a­li­da­de con­cre­ta da vi­da das pes­so­as nos re­ve­la e on­de se de­ti­ve­ram to­das as es­tre­las de Deus que nos fa­lam de uma no­va for­ma de com­pre­en­der Sua Von­ta­de.

 

(Dom An­to­nio Pi­ber, bispo vetero católico, diocese de Goiás e do Distrito Federal)

 

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