Opinião

No Natal de hoje, sem “Noite Feliz”, mas com “Jingle Bells”

Diário da Manhã

Publicado em 22 de dezembro de 2017 às 22:48 | Atualizado há 7 anos

Sem­pre que pos­so, leio o ar­ti­go “A pro­pó­si­to do Na­tal que che­ga”, de Jo­sé Cân­di­do, pu­bli­ca­do em 26 de de­zem­bro de 2015, em que tra­çou em li­nhas ro­bus­tas e com pre­ci­são o que ele vê no Na­tal, sua ori­gem e ou­tros por­me­no­res que com­ple­men­to nes­tas li­nhas pos­te­rio­res.

Quan­do se apro­xi­ma o Na­tal, o co­mér­cio vi­ve uma ex­plo­são de cam­pa­nhas, bus­can­do em­pur­rar no in­cau­to con­su­mi­dor as tais de ofer­tas de pro­du­tos, co­mo que se­lan­do a ar­ti­fi­cia­li­da­de da fes­ta, que é co­me­mo­ra­da no mun­do in­tei­ro. Tão in­cul­ca­do es­tá o Na­tal na men­te do po­vo, que exis­tem cer­tos pro­du­tos que pa­re­cem ser fei­tos ou im­por­ta­dos só nes­ta épo­ca do ano: pa­ne­to­ne, ra­ba­na­da, cas­ta­nha por­tu­gue­sa, pe­ru e ou­tros “pro­du­tos na­ta­li­nos”. O co­mér­cio, que na ver­da­de foi o cri­a­dor des­ta fes­ta, co­mo cri­ou o “Dia das Mã­es”, “Dia dos Na­mo­ra­dos”, in­ven­tou até um tal de “ami­go se­cre­to”, co­mo se já não ti­vés­se­mos tan­tos ini­mi­gos ex­plí­ci­tos.

Em te­se, o Na­tal é a co­me­mo­ra­ção do nas­ci­men­to de Je­sus Cris­to, to­dos sa­bem. Na an­ti­gui­da­de, ele era co­me­mo­ra­do em vá­ri­as da­tas di­fe­ren­tes, pois não se sa­bia com exa­ti­dão o dia do nas­ci­men­to de Cris­to. Foi so­men­te no sé­cu­lo IV que o 25 de de­zem­bro foi es­ta­be­le­ci­do co­mo da­ta ofi­ci­al de co­me­mo­ra­ção.

As an­ti­gas co­me­mo­ra­ções de Na­tal cos­tu­ma­vam du­rar até do­ze di­as, o tem­po le­va­do pe­los três reis ma­gos pa­ra che­ga­rem a Be­lém e en­tre­ga­rem os pre­sen­tes (ou­ro, mir­ra e in­cen­so) ao me­ni­no Je­sus. O in­te­res­san­te é que a Bí­blia fa­la em reis ma­gos, não se sa­ben­do quem lhes deu os no­mes de Gas­par, Bel­chi­or e Bal­ta­sar. A Bí­blia não fa­la nem quan­tos eram. Te­ri­am si­do as­tró­lo­gos vin­dos da Pér­sia, o que ba­te de fren­te com a pró­pria Bí­blia, que em di­ver­sas pas­sa­gens con­de­na a as­tro­lo­gia. Do pon­to de vis­ta cro­no­ló­gi­co, o Na­tal é uma da­ta de gran­de im­por­tân­cia pa­ra o Oci­den­te, pois mar­ca o ano 1 da nos­sa His­tó­ria. Eram cha­ma­dos de “ma­gos” não por­que fos­sem ex­per­tos na ma­gia, mas por­que ti­nham gran­de co­nhe­ci­men­to da as­tro­lo­gia. De fa­to, en­tres os per­sas, se di­zi­am “ma­gos” aque­le que os ju­deus cha­ma­vam “es­cri­bas”, os gre­gos de “fi­ló­so­fos”, e os la­ti­nos, de “sá­bi­os

Quan­to à fi­gu­ra do bom ve­lhi­nho, foi ins­pi­ra­da num bis­po cha­ma­do Ni­co­lau, que nas­ceu na Tur­quia em 280 d.C. Ho­mem de bom co­ra­ção, cos­tu­ma­va aju­dar as pes­so­as po­bres, dei­xan­do sa­qui­nhos com mo­e­das pró­xi­mas às cha­mi­nés das ca­sas. Foi ca­no­ni­za­do co­mo São Ni­co­lau pe­la Igre­ja Ca­tó­li­ca, após vá­ri­as pes­so­as re­la­ta­rem mi­la­gres atri­bu­í­dos a ele. A as­so­cia­ção da ima­gem de São Ni­co­lau ao Na­tal ocor­reu na Ale­ma­nha e es­pa­lhou-se pe­lo mun­do em pou­co tem­po. Nos Es­ta­dos Uni­dos, ga­nhou o no­me de “San­ta Claus”; no Bra­sil, “Pa­pai No­el”; na Fran­ça, “Pè­re No­el”; em Por­tu­gal, “Pai Na­tal”, e as­sim por di­an­te.

Até o fi­nal do sé­cu­lo XIX, o Pa­pai No­el era re­pre­sen­ta­do com uma rou­pa de in­ver­no na cor mar­rom ou ver­de es­cu­ra. Em 1886, o car­tu­nis­ta ale­mão Tho­mas Nast cri­ou uma no­va ima­gem pa­ra o bom ve­lhi­nho. A rou­pa nas co­res ver­me­lha e bran­ca, com cin­to pre­to, cri­a­da por Nast foi apre­sen­ta­da na re­vis­ta “Har­per’s We­eklys” na­que­le mes­mo ano. Em 1931, uma cam­pa­nha pu­bli­ci­tá­ria da Co­ca-Co­la mos­trou o Pa­pai No­el com as co­res do re­fri­ge­ran­te. A cam­pa­nha pu­bli­ci­tá­ria fez um gran­de su­ces­so, aju­dan­do a es­pa­lhar a no­va ima­gem do Pa­pai No­el pe­lo mun­do.

Acre­di­ta-se que a tra­di­ção da ár­vo­re de Na­tal co­me­çou em 1530, na Ale­ma­nha, com Mar­ti­nho Lu­te­ro. Cer­ta noi­te, en­quan­to ca­mi­nha­va pe­la flo­res­ta, Lu­te­ro fi­cou im­pres­sio­na­do com a be­le­za dos pi­nhei­ros co­ber­tos de ne­ve. As es­tre­las do céu aju­da­ram a com­por a ima­gem que Lu­te­ro re­pro­du­ziu com ga­lhos de ár­vo­re em sua ca­sa. Além das es­tre­las, al­go­dão e ou­tros en­fei­tes, ele uti­li­zou ve­las ace­sas pa­ra mos­trar aos seus fa­mi­lia­res a be­la ce­na que ha­via pre­sen­ci­a­do na flo­res­ta. E a tra­di­ção veio pa­ra o Bra­sil com imi­gran­tes ale­mã­es. O pre­sé­pio, que é uma im­por­tan­te de­co­ra­ção na­ta­li­na, mos­tra o ce­ná­rio do nas­ci­men­to de Je­sus: a man­je­dou­ra, os ani­mais, os reis ma­gos e os pa­is do me­ni­no. Es­ta tra­di­ção de mon­tar pre­sé­pios te­ve iní­cio com São Fran­cis­co de As­sis, no sé­cu­lo XI­II. As mú­si­cas de Na­tal tam­bém fa­zem par­te des­ta fes­ta.

Con­quan­to res­pei­te as co­me­mo­ra­ções na­ta­li­nas, pas­sei a olhá-las de sos­laio, jus­ta­men­te pe­la ar­ti­fi­cia­li­da­de da co­me­mo­ra­ção: um pre­sé­pio com chu­ma­ços de al­go­dão sim­bo­li­zan­do a ne­ve que aqui não te­mos, um gor­du­cho e bo­na­chão Pa­pai No­el con­tra­ta­do pe­las lo­jas sem aque­le es­pí­ri­to que de­ve­ria exis­tir, com re­nas, tre­nó e ou­tras ba­bo­sei­ras das ter­ras ge­la­das pa­ra ta­pe­ar nos­sas ino­cen­tes cri­an­ças, e ou­tras coi­sas mais, ape­nas co­mo es­tí­mu­lo ao con­su­mis­mo de­sen­fre­a­do.

O po­der pú­bli­co gas­ta mun­dos e fun­dos com de­co­ra­ções e ilu­mi­na­ções de rua, quan­do po­de­ria – is­to sim! – pro­pi­ci­ar mais co­mi­da aos mo­ra­do­res de rua, abri­go aos de­sa­bri­ga­dos e ou­tras coi­sas que es­tão den­tro do cam­po da ca­ri­da­de.

Não de­sa­pro­vo a re­u­ni­ão da fa­mí­lia pa­ra a ceia, re­co­nhe­cen­do que o cor­re-cor­re de ho­je não per­mi­te que se reú­nam fa­mi­lia­res com fa­ci­li­da­de, mas, se for­mos olhar com olhos mais dra­co­nia­nos, po­de­rí­a­mos ar­gu­men­tar que há mui­tas da­tas no ano em que as fa­mí­lias po­de­ri­am mar­car pa­ra con­fra­ter­ni­zar-se, sem es­se atro­pe­lo de fim de ano que só ser­ve pa­ra ten­tar in­tro­du­zir cos­tu­mes es­tra­nhos na nos­sa cul­tu­ra e en­cher as bur­ras do co­mér­cio.

Eu gos­ta­va do Na­tal na mi­nha épo­ca de me­ni­no, quan­do a fes­ta era pu­ra e ino­cen­te, sem ob­je­ti­vo co­mer­cial, fa­zen­do as “la­pi­nhas” (o pre­sé­pio de ho­je) e can­tan­do “Noi­te Fe­liz”, em vez do “Jin­gle Bells”, sem es­sa fi­gu­ra até sim­pá­ti­ca do “Pa­pai No­el”, que vim a co­nhe­cer mui­to de­pois.

Lá no meu Du­ro da me­ni­ni­ce, saí­a­mos, di­as an­tes da fes­ta, pa­ra bus­car “vas­sou­ri­nhas” e bar­ro bran­co no Sal­ti­nho pa­ra fa­zer as “la­pi­nhas”, que só eram des­fei­tas no dia 6 de ja­nei­ro, o “Dia de Reis”, pois na­que­la da­ta – re­za a tra­di­ção – os Reis Ma­gos vi­si­ta­ram o Me­ni­no-Deus.

Não ha­via es­se es­tran­gei­ris­mo de “Jin­gle Bells”, es­sa mu­si­qui­nha en­fa­ren­ta que ocu­pa as pro­pa­gan­das de rá­dio e TV; só co­nhe­cí­a­mos a can­ção “Noi­te Fe­liz”, que era can­ta­da à meia- noi­te de 24 pa­ra 25 de de­zem­bro.

Mui­tas ve­zes, a me­ni­na­da já ti­nha si­do ven­ci­da pe­lo so­no, que não con­se­guí­a­mos as­sis­tir à “Mis­sa do Ga­lo”. Mas, co­mo re­com­pen­sa por ter­mos si­do bon­zi­nhos du­ran­te o ano, dei­xá­va­mos nos­sos sa­pa­tos na bei­ra da ca­ma, na cren­ça de que o Pa­pai No­el iria de­po­si­tar ne­les um pre­sen­te, e nos­sos pa­is, pa­ra ali­men­tar a nos­sa es­pe­ran­ça e pa­ra que con­ti­nu­ás­se­mos bons, fa­zi­am as ve­zes do bom ve­lhi­nho.

A ex­pres­são “Mis­sa do Ga­lo” é es­pe­cí­fi­ca dos paí­ses la­ti­nos e de­ri­va da len­da mui­to an­ti­ga se­gun­do a qual à meia-noi­te do dia 24 de de­zem­bro um ga­lo te­ria can­ta­do for­te­men­te, co­mo nun­ca ou­vi­do de ou­tro ani­mal se­me­lhan­te, anun­ci­an­do a vin­da do Mes­si­as.

Uma ou­tra len­da, de ori­gem es­pa­nho­la, con­ta que an­tes de ba­te­rem as 12 ba­da­la­das da meia noi­te de 24 de de­zem­bro, ca­da la­vra­dor da pro­vín­cia es­pa­nho­la de To­le­do ma­ta­va um ga­lo, lem­bran­do aque­le ani­mal que can­tou três ve­zes quan­do  Pe­dro ne­gou Je­sus, por oca­si­ão da sua mor­te. A ave era co­zi­da e de­pois le­va­da pa­ra a Igre­ja a fim de ser ofe­re­ci­da aos po­bres que vi­am, as­sim, o seu Na­tal me­lho­ra­do. Era cos­tu­me, em al­gu­mas al­dei­as es­pa­nho­las, le­var um ga­lo vi­vo pa­ra a Igre­ja pa­ra es­te can­tar du­ran­te a mis­sa, sig­ni­fi­can­do is­to um pre­nún­cio de bo­as co­lhei­tas.

Re­lem­bro-me de que cer­ta oca­si­ão as frei­ras do Gi­ná­sio Jo­ão d`Abreu en­ce­na­ram um  even­to na­ta­li­no, e Éli­da Ma­ga­lhã­es, fi­lha do sa­u­do­so ju­iz Dr. Ma­ga­lhã­es, uma mo­re­ni­nha es­per­ta, mui­to pro­só­di­ca e de­si­ni­bi­da, su­biu ao pal­co e, com a voz afi­na­da e con­so­an­te, can­tou “A Mis­sa do Ga­lo”, que di­zia mais ou me­nos as­sim, na nos­sa con­cep­ção do que se­ria a tal mis­sa:

“Nu­ma rou­pa de pa­dre um gran­de ga­lo,

Um bi­cho que pra mim nun­ca fa­lou,

Fa­lan­do di­rei­ti­nho co­mo eu fa­lo

E can­tan­do tam­bém co­co­ri­cô”.

Fe­li­zes aque­les tem­pos!

Ho­je nin­guém lem­bra mais o sig­ni­fi­ca­do do Na­tal, quan­do, jus­ta­men­te nu­ma noi­te de 24 de de­zem­bro, os pa­is do ani­ver­sa­ri­an­te do dia, Je­sus Cris­to, de­pois de va­ga­rem por to­da Be­lém à pro­cu­ra de uma re­les hos­pe­da­ria, só con­se­guiu uma es­tre­ba­ria co­mo abri­go, pois nin­guém se dig­nou a aco­lhê-los, ten­do Ma­ria que dar à luz num es­tá­bu­lo e ten­do co­mo ber­ço do seu Fi­lho uma po­bre man­je­dou­ra.

E mais de dois mil anos de­pois, o Na­tal ser­ve ape­nas de mo­ti­vo pa­ra se co­me­mo­rar, com cei­as far­tas e co­ra­ções va­zi­os, um ani­ver­sá­rio do qual o ani­ver­sa­ri­an­te não par­ti­ci­pa: são as ár­vo­res de Na­tal chei­as de lu­zes, um Pa­pai No­el in­ven­ta­do, com seu tre­nó (que é meio de tran­spor­te na ne­ve) e su­as re­nas (que são ani­mais de lá das re­gi­ões ár­ti­cas), atra­ves­san­do ce­ná­rios de al­go­dão fa­zen­do as ve­zes de ne­ve fal­sa, co­mo fal­sos os co­ra­ções da­que­les que só se lem­bram de pre­sen­tes e do con­su­mis­mo de­sen­fre­a­do, os car­tões de Na­tal cri­a­dos pa­ra en­ri­que­ce­rem as grá­fi­cas e  man­da­dos ape­nas co­mo emis­sá­rios da hi­po­cri­sia, sem um fa­nis­co de amor ao pró­xi­mo, co­mo se o bom ve­lhi­nho ves­ti­do de ver­me­lho fos­se o fa­to, e o Cris­to é que fos­se a len­da.

Por is­so mes­mo é que sou con­tra “Dia das Mã­es”, “Dia dos Pa­is”, “Dia dos Na­mo­ra­dos” e ou­tros, que só ser­vem pra in­cre­men­tar o co­mér­cio, co­mo se mãe, pai e na­mo­ra­do só exis­tis­sem na­que­las da­tas.

Da mes­ma for­ma en­ca­ro o Na­tal, a úni­ca fes­ta de ani­ver­sá­rio em que ani­ver­sa­ri­an­te, com sua im­por­tân­cia pa­ra o mun­do, nem é con­vi­da­do.

En­quan­to ele en­si­nou o amor e a ca­ri­da­de, o ho­mem apren­deu a ga­nân­cia e a hi­po­cri­sia.

 

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa – AGI e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas – Abracrim, es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do – li­be­ra­to­po­[email protected])

 

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