Novo teste para câncer de próstata
Diário da Manhã
Publicado em 27 de junho de 2017 às 04:01 | Atualizado há 8 anosDuas organizações britânicas que estudam os tratamentos e cura do câncer desenvolveram um teste de sangue que consegue identificar com mais precisão se o paciente terá resultados positivos quanto ao método utilizado. Dessa forma, os médicos conseguiriam indicar mais rápido qual tratamento seria mais adequado a cada pessoa.
No exame de sangue, os pesquisadores do The Institute of Cancer Research e The Royal Marsden NHS Foundation Trust conseguiram identificar o DNA do tumor e encontraram diversas cópias do gene receptor andrógeno, responsável por resistir ao tratamento com abiraterona e enzalutamida.
Pacientes que possuem as múltiplas cópias do gene não respondem tão bem ao tratamento padrão, podendo, portanto, serem poupados de fazê-lo e indicados para um mais adequado. A realização do exame de sangue é fundamental porque os médicos conseguem fazer um diagnóstico mais preciso e indicar um método alternativo mais assertivo para cada caso.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele, e em 2016 a estimativa era de que mais de 60 mil casos fossem diagnosticados no Brasil. O INCA acredita que o número elevado está relacionado com o maior acesso à informação e evolução dos métodos de diagnóstico.
É importante destacar que homens com câncer de próstata não costumam apresentar sintomas e, na maioria dos casos, o tumor cresce lentamente. São raros os casos em que o tumor cresce de maneira acelerada, mas é preciso ficar atento, pois ele pode se estender para outros órgãos.
(Fernando Leão, urologista e especialista em cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata)
]]>