Opinião

O caminho da virada

Diário da Manhã

Publicado em 6 de agosto de 2018 às 23:26 | Atualizado há 6 anos

Com uma co­a­li­zão in­te­gra­da por 10 par­ti­dos po­lí­ti­cos, sob a he­ge­mo­nia do PSDB, o go­ver­na­dor do Es­ta­do de Go­i­ás, um ad­vo­ga­do es­pe­cia­lis­ta em Di­rei­to Elei­to­ral, Jo­sé Eli­ton, cres­ce­rá nas pes­qui­sas de opi­ni­ão. Co­mo mos­tram as qua­li­ta­ti­vas. Mais: che­ga­rá ao se­gun­do tur­no e promove­rá mai­or vi­ra­da da his­tó­ria das elei­ções ao Pa­lá­cio das Es­me­ral­das. No Es­ta­do de Go­i­ás.

Não cus­ta lem­brar: em 1994, Ro­nal­do Cai­a­do li­de­ra­va, à épo­ca, a cor­ri­da à Ca­sa Ver­de. Não ga­nhou as elei­ções. Se­quer foi à se­gun­da fa­se do plei­to. 1998: Iris Re­zen­de Ma­cha­do, MDB, já de­fi­nia os no­mes pa­ra o seu pri­mei­ro es­ca­lão. O jo­vem mo­ço da ca­mi­sa azul, Mar­co­ni Pe­ril­lo, con­tra Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so, inau­gu­rou o ci­clo de pros­pe­ri­da­de do ‘Tem­po No­vo’.

Já em 2002, Ma­gui­to Vi­le­la, que ha­via ob­ti­do vo­ta­ção ex­pres­si­va ao Se­na­do da Re­pú­bli­ca, em 1998, sur­fa­va nas on­das da po­pu­la­ri­da­de e na­ve­ga­va em céu azul de bri­ga­dei­ro. A ur­na lhe deu uma sur­ra. Mar­co­ni Pe­ril­lo, o in­qui­li­no da Ca­sa Ver­de, ven­ceu as elei­ções ao Go­ver­no do Es­ta­do de Go­i­ás. Já no pri­mei­ro tur­no. Ape­sar do efei­to Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va [PT].

A no­ve­la se re­pe­tiu. No ano de 2006. Ma­gui­to Vi­le­la es­no­bou o PT, re­cu­sou ali­an­ças, cal­çou sa­pa­to agu­lha 15 e per­deu pa­ra o Tem­po No­vo. Mais uma vez. 2010: Uni­ão, com Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va; Go­ver­no de Go­i­ás com Al­ci­des Ro­dri­gues; e Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, com Pau­lo de Si­quei­ra Gar­cia, un­gi­ram Iris Re­zen­de Ma­cha­do. Pa­ra co­le­ci­o­nar mais uma der­ro­ta po­lí­ti­ca.

2014, no­vo em­ba­te. Iris Re­zen­de ver­sus Mar­co­ni Pe­ril­lo. O car­de­al tu­ca­no acu­mu­lou o quar­to man­da­to con­se­cu­ti­vo. Co­mo o nú­me­ro um do Pa­lá­cio das Es­me­ral­das. En­trou, em 1998, com o Es­ta­do de Go­i­ás com um PIB de 17 bi­lhões de re­ais. Saiu com um Pro­du­to In­ter­no Bru­to de 202 bi­lhões de re­ais. 2018: Ro­nal­do Cai­a­do li­de­ra as pes­qui­sas. O fil­me se re­pe­ti­rá. Aguar­de o fi­nal.

 

(Jo­ão Pi­na, ad­vo­ga­do, es­pe­cia­lis­ta em Di­rei­to Elei­to­ral, Di­rei­to Pre­vi­den­ci­á­rio, Di­rei­to Ad­mi­nis­tra­ti­vo, de li­nha­gem so­ci­al­ de­mo­cra­ta e co­la­bo­ra­dor do jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias