Opinião

O carrapato Leréia quer a manutenção do Tempo Velho

Diário da Manhã

Publicado em 15 de agosto de 2018 às 21:35 | Atualizado há 6 anos

Quan­do ve­jo Car­los Le­réia co­men­ta­do po­lí­ti­ca, lo­go ima­gi­no: lá vem o de­fen­sor de Mar­co­ni Pe­ril­lo, o pu­xa sa­co do san­ti­lis­mo, o ba­ba ovo dos di­la­pi­da­do­res e ven­de­do­res da Celg, o fi­el es­cu­dei­ro de um go­ver­na­dor com de­ze­nas de in­ves­ti­ga­ções, sen­ten­ças e in­qué­ri­tos acu­mu­la­dos ao lon­go da vi­da pú­bli­ca. Se­nho­ras e se­nho­res (ru­far de tam­bo­res!), es­ta­mos di­an­te do car­re­ga­dor de ma­las de Mar­co­ni… E que ma­las!

Pois bem: ve­nho co­men­tar o que li e ri nes­te Di­á­rio da Ma­nhã al­gu­mas edi­ções atrás: um “ar­ti­go” as­si­na­do por Car­los Le­réia.

Pen­so en­tão o que es­tá por trás do de­se­jo qua­se in­con­sci­en­te de­le de­fen­der o cam­pe­ão de re­jei­ção da pes­qui­sa Ser­pes/O Po­pu­lar (Mar­co­ni Pe­ril­lo li­de­ra ab­so­lu­to, com 30%) e as­se­me­lha­dos (ti­po Jo­sé Eli­ton) e ata­car de for­ma lu­ná­ti­ca o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do. De­ve ser o que ga­nhou com o Tem­po No­vo e o que vai per­der quan­do seu Tem­po Ve­lho che­gar ao fim em 7 de ou­tu­bro.

Le­réia é o fu­tu­ro do Mar­co­ni: após os es­cân­da­los de Car­los Ca­cho­ei­ra, sem qual­quer ges­to de so­li­da­ri­e­da­de dos dois ami­gos, ele se so­ter­rou po­li­ti­ca­men­te – per­deu as elei­ções pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al e de­pois foi der­ro­ta­do na dis­pu­ta da pre­fei­tu­ra de Mi­na­çu. Di­ga-se de pas­sa­gem, per­deu em sua ci­da­de pa­ra um can­di­da­to que es­ta­va afas­ta­do da vi­da pú­bli­ca. Só is­so tu­do.  Es­tou fa­lan­do do sex­to su­plen­te do PSDB.

Mal fa­la­do, cam­pe­ão de cam­pa­nhas de bai­xís­si­mo ní­vel, Le­réia le­vou sua con­ta­mi­na­ção po­lí­ti­ca pa­ra a ges­tão de Jo­sé Eli­ton, que o no­me­ou pa­ra se­cre­tá­rio As­po­ne.

Sua ima­gem é tão ne­fas­ta que Mar­co­ni pe­diu aos as­ses­so­res pa­ra evi­ta­rem fo­tos ao la­do de Le­réia.  Vem daí en­tão es­ta fi­gu­ra de­cré­pi­ta e his­tri­ô­ni­ca da atu­al po­lí­ti­ca go­i­a­na, um ser inex­pres­si­vo, cu­ja pas­sa­gem na Câ­ma­ra Fe­de­ral não le­gou ne­nhu­ma lei de re­fe­rên­cia pa­ra o po­vo go­i­a­no. Ao con­trá­rio, en­ver­go­nhou o po­vo ao ser sus­pen­so por 90 di­as no Con­gres­so Na­ci­o­nal, jus­ta­men­te pe­la ba­ju­la­ção de cri­mi­no­sos.

Mas va­mos lá ao que ele tem di­to:  Le­réia gas­ta es­pa­ço do no­bre DM pa­ra ata­car Ro­nal­do Cai­a­do (DEM), lí­der ab­so­lu­to das pes­qui­sas e ci­da­dão pre­pa­ra­do pa­ra go­ver­nar não só Go­i­ás, mas o Bra­sil.

Ao fa­lar que Cai­a­do é “pro­mo­tor de po­lí­ti­ca de ódio”, lê-se: de­fen­sor de uma po­lí­ti­ca sem cor­rup­ção. Tan­to é ver­da­de que os ído­los que Le­réia de­fen­de (co­mo Mar­co­ni Pe­ril­lo e Jo­sé Eli­ton) es­tão to­dos fi­cha­dos no si­te www.de­tec­tor­de­cor­rup­ção.com.br. É fi­cha su­ja do co­me­ço ao fim.

Mas ao co­me­ter um er­ro de es­cri­ta, já que sa­be­mos da di­fi­cul­da­de de Le­réia se ex­pres­sar, ele diz que Cai­a­do é “só­brio” – tal­vez de­se­jas­se es­cre­ver som­brio. Ver­da­de, ex-de­pu­ta­do que se apre­sen­ta no jor­nal co­mo de­pu­ta­do es­ta­du­al, não o sen­do… Se­ria um cri­me de fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca se apre­sen­tar co­mo tal?

Mas vol­te­mos: Cai­a­do é só­brio, tem­pe­ra­do, um ci­da­dão que só se in­dig­na com su­jei­tos co­mo vo­cê que pa­ra­si­tam a po­lí­ti­ca e que, em vez de cum­prir seu pa­pel, pe­gam um gan­cho dos pa­res por fal­tar com o de­co­ro.

Im­pu­tar a Cai­a­do e UDR ho­mi­cí­di­os é um ní­ti­do de­ses­pe­ro, no­bre “de­pu­ta­do es­ta­du­al”. Pro­ve su­as acu­sa­ções, tra­ga o o bom de­ba­te, mos­tre os ho­mi­cí­di­os de Cai­a­do, as sen­ten­ças tran­si­ta­das em jul­ga­do. Sa­be­mos que do seu la­do te­mos “pro­ces­sa­dos” por ho­mi­cí­di­os e po­de­mos apre­sen­tar no mes­mo es­pa­ço que aqui vo­cê dei­xa­rá va­zio o no­me de­les.

Pa­ra não alon­gar, já que es­pe­ra­mos que mos­tre as im­pu­ta­ções fei­tas, um re­ca­do ao no­bre “de­pu­ta­do es­ta­du­al”: dis­pu­te as elei­ções. Ve­nha pa­ra as ru­as. Vai de­sis­tir? Sua fi­cha es­tá lim­pa? Ve­nha pa­ra as ru­as pe­dir vo­tos e va­mos ver o que o po­vo pen­sa so­bre vo­cê. Ao lei­tor, uma di­ca: Le­réia te­ve XX190 vo­tos. em 2014. Cha­me o 190!

 

(Jo­sé Nel­to, de­pu­ta­do es­ta­du­al)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias