Opinião

O cenário de incertezas provocado pelo tabelamento dos fretes

Diário da Manhã

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 03:58 | Atualizado há 6 anos

A re­cen­te gre­ve dos ca­mi­nho­nei­ros pro­vo­cou uma sé­rie de re­fle­xos na eco­no­mia bra­si­lei­ra. Mu­dan­ças le­gis­la­ti­vas es­tão sen­do ela­bo­ra­das e o re­fle­xo fu­tu­ro não pa­re­ce ser po­si­ti­vo A ques­tão do ta­be­la­men­to dos fre­tes é uma das pau­tas que pro­vo­ca dis­cór­dia e po­de­rá ge­rar um im­pac­to ne­ga­ti­vo no ce­ná­rio po­lí­ti­co-eco­nô­mi­co do pa­ís.

Pou­co mais de dois mes­es após sua ado­ção, a Me­di­da Pro­vi­só­ria (MP) nº 832, de 27 de maio de 2018, foi con­ver­ti­da na Lei nº 13.703, de 8 de agos­to de 2018, que ins­ti­tu­iu a cha­ma­da Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal de Pi­sos Mí­ni­mos do Tran­spor­te Ro­do­vi­á­rio de Car­gas. Na prá­ti­ca, es­sa po­lí­ti­ca con­sis­tiu no ta­be­la­men­to dos fre­tes dos ca­mi­nho­nei­ros, o que de­sa­gra­dou di­ver­sos se­to­res da nos­sa eco­no­mia, en­tre os qua­is o do agro­ne­gó­cio.

Pa­ra a Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da Agri­cul­tu­ra e Pe­cu­á­ria do Bra­sil (CNA), a im­po­si­ção do ta­be­la­men­to do fre­te ro­do­vi­á­rio ele­va­rá o cus­to de ope­ra­ção das em­pre­sas, po­den­do ame­a­çar a pro­du­ção agrí­co­la em áre­as dis­tan­tes dos gran­des cen­tros e, ine­vi­ta­vel­men­te, acar­re­tan­do o au­men­to dos pre­ços dos ali­men­tos.

Tan­to é que, em re­cen­te es­tu­do que di­vul­gou, a CNA es­ti­ma um au­men­to de 12,1% no pre­ço de ali­men­tos co­mo ar­roz, fei­jão, lei­te, ovos, tu­bér­cu­los, fru­tas e le­gu­mes, em ra­zão do ta­be­la­men­to dos fre­tes ro­do­vi­á­rios.

Ou­tras en­ti­da­des do se­tor, co­mo a As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra das In­dús­tri­as de Óle­os Ve­ge­tais (Abiove), a As­so­cia­ção Na­ci­o­nal dos Ex­por­ta­do­res de Ce­re­ais (Anec) e a As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra dos Pro­du­to­res de So­ja (Aprosoja), igual­men­te ma­ni­fes­ta­ram es­sa pre­o­cu­pa­ção, ten­do afir­ma­do que os pre­ços de com­bus­tí­veis, co­mo a gas­oli­na e o di­es­el, tam­bém se­rão afe­ta­dos.

Con­si­de­ran­do que o tran­spor­te ro­do­vi­á­rio é o prin­ci­pal meio de es­co­a­men­to da pro­du­ção no pa­ís e que o tran­spor­te re­pre­sen­ta de 20% a 40% do pre­ço fi­nal de um pro­du­to, é cer­to que os au­men­tos de­cor­ren­tes do ta­be­la­men­to dos fre­tes se­rão di­re­ta­men­te re­pas­sa­dos pa­ra o con­su­mi­dor, afe­tan­do so­bre­tu­do aque­les de ren­da mais bai­xa.

Daí por­que in­dús­tri­as e em­pre­sas do se­tor têm es­tu­da­do al­ter­na­ti­vas pa­ra a lo­gís­ti­ca dos seus pro­du­tos, co­mo o uso de fro­ta pró­pria em “tre­chos va­lo­ri­za­dos” e a con­se­quen­te ter­cei­ri­za­ção ape­nas das de­mais ro­tas, eco­no­mi­ca­men­te me­nos “atra­ti­vas”.

Em­bo­ra já te­nha si­do pro­vo­ca­do pa­ra de­ci­dir so­bre a cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de das re­fe­ri­das nor­mas, o Po­der Ju­di­ci­á­rio ain­da não se ma­ni­fes­tou, co­mo, por exem­plo, ve­ri­fi­ca-se com o pe­di­do de sus­pen­são in­te­gral da re­fe­ri­da lei até jul­ga­men­to fi­nal so­bre sua cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de, for­mu­la­do pe­la CNA na ação di­re­ta de in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de (ADIn) que pro­pôs e que es­tá pen­den­te de apre­cia­ção pe­lo re­la­tor de­sig­na­do, Mi­nis­tro Lu­iz Fux.

Ocor­re que as crí­ti­cas ao ta­be­la­men­to dos fre­tes ro­do­vi­á­rios não se li­mi­tam às in­dús­tri­as e em­pre­sas afe­ta­das, do agro­ne­gó­cio e de ou­tros se­to­res, mas eco­am tam­bém en­tre os pró­prios ca­mi­nho­nei­ros, que in­di­cam a in­vi­a­bi­li­da­de de cum­prir os pre­ços mí­ni­mos fi­xa­dos até 20.1.2019 pe­la Re­so­lu­ção nº 5.820, de 30 de maio de 2018, da Agên­cia Na­ci­o­nal de Tran­spor­tes Ter­res­tres (ANTT), que, ali­ás, já fo­ram in­for­mal­men­te con­si­de­ra­dos an­ti­com­pe­ti­ti­vos pe­lo Con­se­lho Ad­mi­nis­tra­ti­vo de De­fe­sa Eco­nô­mi­ca (Cade).

In­fe­liz­men­te, es­se ce­ná­rio de in­cer­te­zas ain­da não tem da­ta pa­ra aca­bar, o que im­pli­ca uma ne­ces­sá­ria adap­ta­ção de to­dos os ato­res en­vol­vi­dos, no­ta­da­men­te pa­ra as in­dús­tri­as e em­pre­sas de um se­tor tão vi­tal pa­ra o Bra­sil co­mo o do agro­ne­gó­cio, a fim de ge­rar re­la­ções “ga­nha-ga­nha” com os ca­mi­nho­nei­ros – pe­ça fun­da­men­tal e in­dis­pen­sá­vel no seu ne­gó­cio – e com os con­su­mi­do­res dos seus pro­du­tos, a fim de mi­ni­mi­zar os im­pac­tos de tal po­lí­ti­ca eco­nô­mi­ca.

 

(Gus­ta­vo Mi­la­ré, ad­vo­ga­do, mes­tre e dou­tor em Di­rei­to Pro­ces­su­al Ci­vil, só­cio do es­cri­tó­rio Mei­rel­les Mi­la­ré Ad­vo­ga­dos / Jo­ão Pe­dro Al­ves Pin­to, ad­vo­ga­do as­so­cia­do do es­cri­tó­rio Mei­rel­les Mi­la­ré Ad­vo­ga­dos)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias