O desafio do emagrecimento saudável
Diário da Manhã
Publicado em 23 de junho de 2017 às 23:06 | Atualizado há 8 anos
Vivemos hoje uma geração que chamamos de geração “fast food”, constantemente em busca de resultados rápidos e a todo custo! Perder peso ou conquistar um “corpo ideal” não é uma proposta nada fácil, pois muitas vezes atitudes e comportamentos inadequados aprendidos desde a infância, são repetidos ano após ano e mudar esses hábitos, significa ir contra tudo o que sempre foi feito ou aprendido.
Com a quantidade de informações veiculadas na mídia, redes sociais e internet, alcançar um determinado objetivo parece fácil, mas não é bem assim.
Quem está em busca desse tipo de resultado, vai à loucura e tenta de tudo. Qualquer dieta se torna válida, para esbanjar o “corpo perfeito”. Mas claro, esse não é, e nunca será, o melhor caminho.
A saúde sempre deve estar, em primeiro plano. A pessoa que está acima do peso ou buscando um outro padrão corporal, precisa em primeiro lugar de saúde e é claro, de um profissional habilitado, para uma correta orientação de cardápio.
A verdade é que não adianta emagrecimento sem mudança de hábito alimentar, pois dietas sem comprovação científica, com certeza trarão
problemas à saúde, a longo prazo. O importante é sempre aliar o objetivo a ser alcançado, seja ele emagrecimento, hipertrofia, definição muscular, à “mudança de hábito alimentar”. A Reeducação Alimentar é chave para o sucesso em qualquer tipo de tratamento.
Chegar no seu resultado a todo custo, não significa que seu corpo estará mais saudável. Obviamente o plano estratégico sempre deve ser traçado por um profissional habilitado, para tal. Em se tratando de alimentação, o nutricionista com certeza é o profissional mais qualificado. O “Coach em Emagrecimento”, pode ajudar mas, não terá domínio de todos saberes, o personal também.
Dessa forma precisamos de um tratamento onde os profissionais se completam, cada um com sua competência, com ética e profissionalismo. E ter essa compreensão é fundamental para quem busca mudanças. Saber que é necessário um trabalho multidisciplinar para alcançar as metas desejadas.
Por isso, lembremos sempre que se queremos resultados diferentes devemos ter atitudes diferentes. Este caminho começa com a consciência e a vontade de mudar. Em seguida, procure um profissional habilitado para te orientar. No caso de alimentação , o nutricionista!
(Janaína Macedo, nutricionista especializada em Nutrição Clínica e Esportiva)
]]>