Opinião

O lirismo rural na poesia de Gilberto Mendonça Teles

Diário da Manhã

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 22:44 | Atualizado há 7 anos

Acre­di­to que o es­cri­tor e en­sa­ís­ta Gil­ber­to Men­don­ça Te­les, pa­ra al­can­çar o ní­vel in­te­lec­tu­al e li­te­rá­rio que con­se­guiu, dig­ni­fi­can­do o pa­ís e até in­co­mo­dan­do os “me­di­a­nos”, ba­se­ou-se em três re­qui­si­tos es­sên­cias: ta­len­to, con­cen­tra­ção e de­di­ca­ção. Só com o in­ten­so uso des­sas con­di­ções, de­vi­da­men­te pen­sa­das e pla­ne­ja­das, al­can­çou a ple­ni­tu­de de sua vi­da li­te­rá­ria. Es­cre­veu seus im­por­tan­tes en­sai­os, na pro­sa e na po­e­sia. Por que o úl­ti­mo de­les, bi­lín­gue, cha­mou-se “Li­ris­mo Ru­ral: o Se­re­no do Cer­ra­do?” Cri­ou a in­te­res­san­te me­tá­fo­ra da Sa­ci­o­lo­gia Go­i­a­na, pa­ra de­fen­der-se dos mais es­qui­si­tos atra­sos, va­len­do-se das ma­nhas do sa­ci fá­li­co, con­di­ção que nem Mon­tei­ro Lo­ba­to e Hu­go de Car­va­lho Ra­mos ti­nham per­ce­bi­do, tor­nan­do-se o pró­prio, as­sim co­mo os ne­gros tam­bém o fi­ze­ram, no so­fri­men­to da es­cra­vi­dão, de­ven­do se ima­gi­nar os mui­tos sig­ni­fi­ca­dos da pa­la­vra ka­lun­ga/ca­lun­ga, sem­pre na de­fe­sa de uma Cul­tu­ra. Is­so mes­mo, com “C” mai­ús­cu­lo, do seg­men­to ét­ni­co afri­ca­no.

En­fim, den­tre ou­tros âm­bi­tos, com­pre­en­deu no mais pro­fun­do de sua al­ma o que quer di­zer te­lu­ris­mo ru­ral em Go­i­ás, sua ter­ra on­de, ape­sar da des­tru­i­ção si­nis­tra, con­ti­nua for­te, in­com­pa­rá­vel, so­bre­tu­do em sen­ti­do po­é­ti­co, o que Gil­ber­to mais apro­fun­dou e já re­gis­trei em ca­pí­tu­lo do li­vro “A ci­da­de na His­tó­ria”, em ela­bo­ra­ção, me­re­cen­do tran­scri­ção:

Em  sen­ti­do po­é­ti­co, creio que nin­guém mos­trou me­lhor a vi­da “ru­ral go­i­a­na”, do que o es­cri­tor – fun­da­men­tal­men­te po­e­ta – Gil­ber­to Men­don­ça Te­les que, além de no­tá­vel es­cri­tor e en­sa­ís­ta nas ter­ras de nas­ci­men­to, on­de con­se­gue ser uni­ver­sal e re­gi­o­nal co­mo um dos mai­o­res ex­po­en­tes da li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra,  ja­mais es­que­ceu o  for­te te­lu­ris­mo e li­ris­mo ru­ral dos seus sa­u­do­sos rin­cões go­i­a­nos, nes­se  mais cen­tra­li­za­do  Es­ta­do do Bra­sil. Faz is­so atra­vés de apu­ra­do tra­ba­lho in­te­lec­tu­al, mais pre­ci­sa­men­te po­é­ti­co, ten­do co­mo me­lhor exem­plo a jus­ti­fi­car o seu pro­je­to “sub­je­ti­vo-es­té­ti­co”, a opor­tu­na me­tá­fo­ra “Sa­ci­o­lo­gia Go­i­a­na”, re­pre­sen­ta­da em li­vro ho­mô­ni­mo de 1982, on­de a pre­o­cu­pa­ção cam­pe­si­na co­me­ça num tra­ça­do da ca­pa, exi­bin­do um pa­pa­gaio de fron­te azul, uma co­bra ji­boia e uma on­ça pin­ta­da, so­bre bu­có­li­ca ve­ge­ta­ção do cer­ra­do, sa­in­do a 7ª edi­ção em 2013, ain­da mais es­me­ra­da, com bri­lhan­te pre­fá­cio do es­cri­tor Car­los Go­mes de Car­va­lho. Além de uma sín­te­se da po­e­sia tra­ba­lha­da de Gil­ber­to, é uma obra de amor à ter­ra na­tal – com seu po­vo, su­as len­das-mi­tos, co­mo a em­ble­má­ti­ca do Sa­ci Pe­re­rê, su­as ár­vo­res, rios e bi­chos, sem qual­quer sen­ti­do pe­jo­ra­ti­vo dos que acham que po­dem do­mi­nar a na­tu­re­za.

Com as edi­ções ci­ta­das, “Sa­ci­o­lo­gia Go­i­a­na”, mos­tra o la­do cam­pe­si­no go­i­a­no de di­ver­sos mo­dos, sem­pre atra­vés de apu­ra­das e co­mo­ven­tes po­e­si­as. Na me­mó­ria e es­per­te­za de um sa­ci, na me­tá­fo­ra do pró­prio li­vro on­de Gil­ber­to, sem a me­nor dú­vi­da, é o per­so­na­gem mais im­por­tan­te; na lin­gua­gem, on­de al­gu­mas ve­zes se “alem­bra du­ma tar­de na ro­ça: a po­ei­ra da boi­a­da e o ber­ran­te cor­tan­do e dan­do nó; nu­ma de­cla­ra­ção/in­ven­tá­rio, on­de re­cor­da cin­quen­ta al­quei­res go­i­a­nos de mon­ta­nha e la­gar­ti­xas te­nho al­to pa­ra­í­so des­te pla­nal­to, on­de ha­bi­to plan­tan­do pe­dras, cri­an­do nu­vens, num va­go pro­je­to de ga­do e mi­na de urâ­nio, cen­tral de lé­gu­as e ven­tos na cha­pa­da  mais bo­ni­ta de Go­i­ás”; na Ge­o­gra­fia do mi­to, além de vá­ri­as ou­tras mo­da­li­da­des, o “sa­ci go­i­a­no é do Pe­re­rê: pas­sa o ano to­do jun­to de vo­cê, er­guen­do saia de mo­ça den­go­sa. Pu­lan­do cer­ca e con­tan­do pro­sa, ver re­de­mo­i­nho de po­ei­ra jun­to à por­tei­ra, nu­ma per­na só, com seu lá­pis pre­to fa­zen­do so­ne­to de ven­to e ci­pó”. E a fas­ci­nan­te des­cri­ção des­se bi­cho do ma­to, ti­ran­do sar­ro com seu gor­ro, ber­ran­do, pu­lan­do, gu­lo­so?  Ao cer­to, Gil­ber­to, as­sim co­mo Ber­nar­do Elis e Co­ra Co­ra­li­na, é uma ví­ti­ma das in­jus­ti­ças do atra­so.

 

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGGO, Ubego, mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)

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