O setor produtivo pode gerar lucro ao preservar o meio ambiente
Diário da Manhã
Publicado em 19 de outubro de 2018 às 00:22 | Atualizado há 6 anosÉ possível uma empresa ou indústria atuar em seu setor seguindo boas práticas de preservação ambiental, cuidando e controlando suas emissões de CO² e de resíduos industriais, contrapondo-se ao progresso irresponsável e predador do meio ambiente, mas contribuindo para uma melhor qualidade de vida de seus operários e população. Por isso, nada mais justo do que lhes dar o devido incentivo e proporcionar as empresas e indústrias a oportunidade de realizarem seus lucros e continuidade de boas práticas ambientais. O conceito de desenvolvimento sustentável está compreendido no artigo 225 da Constituição Federal, ao dispor que cabe à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
É importante que todos saibam que é possível para uma empresa poluidora, obter lucro no mercado e ainda minimizar seu potencial de devastação ambiental. As práticas de sustentabilidade visando estabelecer políticas comerciais de preservação acabaram se tornando um potente e significativo diferencial de mundo dos negócios. A preservação ambiental é fundamental para as empresas e indústrias, visto que alem de gerar um apelo social positivo, gera um retorno lucrativo em face a uma sociedade cada vez mais preocupada com a biodiversidade, também acaba por gerar corte em custos. Da natureza extraímos benefícios e, por isso, devemos agir de forma recíproca para com ela. O setor produtivo também pode criar políticas públicas para adequar-se a uma postura empresarial sustentável para evitar ou minimizar os danos ambientais, inclusive proponho a redução, reutilização e reciclagem de materiais que podem ser reaproveitados.
Se não houver uma relação de equilíbrio com o meio ambiente, a sociedade está criticamente ameaçada. O modo como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada tem levado a muitas consequências. Somos todos responsáveis pelo meio ambiente em nossa sociedade: Estado, iniciativa privada e populações. Devemos protegê-lo para garantir nossa subsistência e o futuro das próximas gerações. Se preservar e recuperar o meio ambiente, o empresário poderá usufruir dos recursos naturais, sem esgotá-los, evitando multas, complicações judiciais e embargos; mas, por outro lado, gerando lucro, emprego e qualidade de vida para as pessoas. Como perspectiva, a conscientização ambiental deve envolver todos os departamentos e alas de uma instituição, afim de haver a participação coletiva de empregadores e empregados na implantação de políticas sustentáveis nas empresas e industrias, com o objetivo de reduzir impactos negativos na biodiversidade.
(Roberto Hidasi, advogado ambiental. E-mail: robertohidasi@yahoo.com.br/ hidasirobertoadvogadoambien[email protected])
]]>