“O Supremo virou a casa da mãe Joana?”
Diário da Manhã
Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 22:26 | Atualizado há 7 anosNão imaginava que ainda fosse encontrar o Cafarnaum. Depois de tantos anos sem dar as caras, pensei que ele já estivesse abaixo de sete palmos de terra, nalgum lugar deste planeta.
Claro que você se lembra dele. Pelo sim, pelo não, nada me custa refrescar a sua memória. Cafarnaum é aquele que às margens do Rio Nilo, depois dos sermões que proferiu nas sete igrejas do Oriente Médio, foi enfiado num poço de merda até o pescoço e de meia em meia hora um sujeito tipo beduíno, de espada em punho, gritava: “Abaixa a cabeça!” e passava a lâmina rente ao poço obrigando o Cafarnaum a ficar todo encoberto. Justo ele, um fervoroso, egresso dos cursos de letras apagadas e ciências ocultas (segundo informações do próprio), literalmente enfiado na merda. Deve ter desagradado, pra caramba, com as suas pregações naquela região onde não falta rancor, um verdadeiro reino de conceitos fundamentalistas, independente se cristão, islamita, ateu ou muito antes pelo contrário.
Das outras vezes que ele me apareceu foi encrenca das boas.
Pois é, e o livre-pensador (jeito elegante de não chamá-lo de devasso) está de volta.
O Supremo foi a bola da vez do Cafarnaum. Mas, também, a Alta Corte vem fazendo por merecer. Suas Potestades estão exagerando ao adotarem o princípio de que “ganha quem gritar mais alto”, com raríssimas exceções. Fica a dúvida se é muita incompetência, vaidade ao extremo, politização descarada ou sei lá que diabo é.
Na esfera criminal o Supremo está na contramão do texto que a ele cabe guardar, a Constituição. Chega a serem deprimentes as sessões da Corte que se igualam aos debates de câmara de vereadores de roça, além do cômico prende e solta, solta e prende dos processados de colarinho branco de foro privilegiado.
O Cafarnaum me deixou, em pedaço de papel de padaria, um bilhetinho onde só aparece a pergunta: “O Supremo virou a casa da mãe Joana?”
(Iram Saraiva, ministro emérito do Tribunal de Contas da União)
]]>