Opinião

O trabalho honesto alimenta e alegra o espírito

Diário da Manhã

Publicado em 23 de junho de 2017 às 22:23 | Atualizado há 8 anos

O tra­ba­lho ali­men­ta o es­pí­ri­to, cons­ti­tu­in­do, des­sa for­ma, bál­sa­mo pa­ra a vi­da mais sa­u­dá­vel. En­tre­tan­to, na Gré­cia mi­le­nar, era ele so­be­ja­men­te dis­cri­mi­na­do, ex­ce­to o ar­tís­ti­co, o in­te­lec­tu­al e aque­le con­sub­stan­ci­a­do ao ofí­cio de ges­to­res, co­mo es­tra­te­gos, na­ve­gan­tes, co­mer­cian­tes, pro­pri­e­tá­rios de bens, no ge­ral, o an­ti­go ofí­cio de pas­to­res. No en­tan­to, to­do tra­ba­lho pe­sa­do era fei­to por es­cra­vos, os cos­tu­mes dis­cri­mi­na­vam a pró­pria mu­lher que era pro­i­bi­da de par­ti­ci­par da vi­da pú­bli­ca, se não era ro­tu­la­da de es­cra­va, vi­via co­mo es­cra­va. O cris­tia­nis­mo, no seu pri­mei­ro mi­lê­nio e meio, ti­nha o tra­ba­lho co­mo pe­jo­ra­ti­vo, coi­sa pa­ra pes­so­as in­fe­rio­res, es­cra­vos, pre­si­di­á­rios, ou­tros con­de­na­dos das ga­lés. Em­bo­ra Jo­ão Ba­tis­ta, Pau­lo, após­to­los de Cris­to, exí­mios pre­ga­do­res do evan­ge­lho con­si­de­ras­sem o tra­ba­lho pro­bo, co­mo um elei­to de Deus, o de­so­nes­to co­mo coi­sa do di­a­bo, pros­se­guiu dis­cri­mi­na­do, pre­con­cei­tu­o­so, até a pou­co mais de três sé­cu­los. Na tri­lha dos dois após­to­los, su­pra­ci­ta­dos, veio com o per­pas­sar do tem­po, al­vo­re­cer do se­gun­do mi­lê­nio, os san­tos fi­ló­so­fos, Agos­ti­nho e Tho­maz de Aqui­no, gran­des pre­ga­do­res dos en­si­na­men­tos de Je­sus Cris­to, de igual for­ma, pro­cu­ran­do li­ber­tar o cris­tia­nis­mo do he­di­on­do pre­con­cei­to, ser­vi­ço pe­jo­ra­ti­vo, coi­sa pa­ra ser­vos ou es­cra­vos.

Ca­mi­nhan­do no tem­po, mar­ca épo­ca, faz his­tó­ria a pas­sa­gem de Cal­vi­no, che­fe da sei­ta dos hu­gue­no­tes, na Fran­ça, im­pon­do aos seus se­gui­do­res, o tra­ba­lho co­mo obri­ga­tó­rio, ar­qui­te­tan­do ou in­si­nu­an­do, a cri­a­ção de dí­zi­mo ou tri­bu­to, pa­ra in­du­zir to­dos ao tra­ba­lho pro­du­ti­vo, la­bo­rio­so. Por fim, a re­vo­lu­ção in­dus­tri­al, nas­ci­da do ar­te­são, a co­me­çar pe­lo te­ar rús­ti­co, con­ti­nu­ar pe­lo so­fis­ti­ca­do, e, as­sim, a pro­du­ção em sé­rie, pe­la ma­qui­no­fa­tu­ra, con­so­li­dou o tra­ba­lho co­mo ne­ces­si­da­de pri­mor­di­al che­gan­do ao es­tre­mo abu­si­vo, de­su­ma­no, da es­po­li­a­ção, lo­go a se­guir, com a crí­ti­ca de pen­sa­do­res de re­no­me, aca­ba amor­te­ci­do, re­gu­la­do por leis tra­ba­lhis­tas, co­mo na atu­a­li­da­de. Apor­tan­do, en­fim, a era da mo­der­ni­da­de, sé­cu­lo XX, aflo­ra e ga­nha es­pa­ço o so­ci­a­lis­mo, tan­to o de es­quer­da, es­quer­da ex­tre­ma­da, co­mo o de cen­tro, es­te ro­tu­la­do de so­ci­a­lis­mo cris­tão, bem co­mo o da di­rei­ta, tam­bém ex­tre­ma­do, com a al­cu­nha de na­ci­o­na­lis­mo. Os sé­cu­los XVI­II, XIX e XX, sé­cu­los do mo­vi­men­to das lu­zes, Ilu­mi­nis­ta, avul­tam-se, co­mo nun­ca dan­tes vis­to, nos um­bra­is de­les as ide­o­lo­gi­as. Pu­lu­lam de igual for­ma, ge­mi­na­do a elas, co­mo nun­ca dan­tes vis­to, mi­rí­a­de de pen­sa­do­res no cam­po das ci­ên­cias so­ci­ais. Den­tre eles, Max We­ber, con­si­de­ra­do o mai­or so­ci­ó­lo­go do cris­tia­nis­mo, re­en­fa­ti­zan­do o tra­ba­lho co­mo um elei­to de Deus.

O tra­ba­lho é im­por­tan­te, não ape­nas por pos­si­bi­li­tar-lhe mais di­nhei­ro, por­quan­to, ao ali­men­tá-lo bi­o­lo­gi­ca­men­te, com o pão de ca­da dia, ali­men­ta-o, es­pi­ri­tual­men­te, pre­en­chen­do os es­pa­ços va­zi­os da men­te, men­te va­zia, ofi­ci­na do di­a­bo, pois é ela, va­zia, que vem con­du­zin­do, le­van­do mi­lha­res de pes­so­as, di­a­ria­men­te, a to­da sor­te de de­sa­ti­nos, ví­ci­os exe­crá­veis, co­mo al­co­o­lis­mo, ban­di­tis­mo, e as dro­gas mu­ti­la­do­ras. Em nos­so pa­ís, na atu­al con­jun­tu­ra, en­quan­to os ges­to­res pú­bli­cos, con­tra­ta­dos pe­lo vo­to, mou­re­jam na pro­pi­na, su­per­fa­tu­ra­men­to, a mi­na de vi­o­lên­cia, cons­ti­tu­í­da, pe­lo me­nor aban­do­na­do, mes­mo, com o es­ta­tu­to da cri­an­ça e ado­les­cen­te, es­can­ca­ra­da, pros­se­gue jor­ran­do, con­du­zin­do pa­ra as dro­gas, ban­di­tis­mo or­ga­ni­za­do, na ple­na flor da ida­de, mi­lha­res de­les. Ade­mais, por mi­la­gre, ma­gia, es­ca­pan­do das dro­gas, ban­di­tis­mo, me­dra nas ci­da­des in­te­rio­ra­nas, por fa­lhas na go­ver­nan­ça, fal­ta de ges­to­res de ga­ba­ri­to, dou­ta sa­be­do­ria, mi­rí­a­de de­les aca­ba des­cam­ban­do pa­ra jo­ga­ti­nas, be­bi­das, oci­o­si­da­de. Is­to vem acon­te­cen­do, por mi­o­pia na óti­ca, vi­são, dis­po­si­ção dos go­ver­nan­tes, fal­ta de par­ti­ci­pa­ção dos go­ver­na­dos na vi­da po­lí­ti­ca de sua co­mu­ni­da­de, con­tro­lan­do, cu­tu­can­do, com va­ra cur­ta, os ges­to­res con­tra­ta­dos pe­lo vo­to, bem pa­gos pe­los tri­bu­tos ar­re­ca­da­dos da so­ci­e­da­de con­tri­buin­te.

A par­ti­ci­pa­ção de quem sus­ten­ta o go­ver­no, por meio de ins­ti­tu­i­ções clas­sis­tas de­vi­da­men­te or­ga­ni­za­das e, le­gi­ti­ma­men­te cre­den­ci­a­das, é in­dis­pen­sá­vel no sis­te­ma re­pu­bli­ca­no. Sem ela, des­cam­ba em cri­se ho­mé­ri­ca, co­mo a atu­al­men­te vi­vi­da pe­la na­ção, imo­ra­li­da­de, che­gan­do, cus­ta crer, po­rém, pu­ra ver­da­de, em­bo­ra per­di­da no tem­po, a de­nun­cia de Rui Bar­bo­sa à na­ção, nos idos da ve­lha re­pú­bli­ca: “O ho­mem de tan­to ver cres­cer as in­jus­ti­ças, agi­gan­tar o po­der nas mãos dos maus, de tan­to ver tri­un­far as nu­li­da­des, che­ga a rir-se da hon­ra, ter es­cár­nio da ver­da­de, ver­go­nha de ser ho­nes­to”. Creio que, em con­jun­tu­ra ne­nhu­ma se de­ve ter ver­go­nha de ser ho­nes­to, con­tu­do, aque­la vi­vi­da por Rui era, de­ve­ras, me­do­nha, he­di­on­da, ele, can­di­da­to de opo­si­ção, aos do­nos do po­der, na oca­si­ão, ma­ni­e­ta­da pe­la po­lí­ti­ca dos go­ver­na­do­res, on­de, São Pau­lo e Mi­nas se re­ve­za­vam no go­ver­no fe­de­ral, en­tre­men­tes, com o mo­vi­men­to ci­vi­lis­ta, ga­nha, nos bas­ti­do­res as elei­ções. No en­tan­to, o há­bi­to do ca­chim­bo faz a bo­ca tor­ta, a cor­rup­ção já era en­dê­mi­ca, o gru­po en­cas­te­la­do pa­ra con­ti­nu­ar na cris­ta da on­da, fal­si­fi­ca, a bi­co de pe­na, em ata, a vi­tó­ria do ma­re­chal Her­mes da Fon­se­ca, pro­e­za le­va­da a ter­mo, pe­lo seu mai­or ca­bo elei­to­ral, o en­tão, se­na­dor, Pi­nhei­ro Ma­cha­do, do RS.

To­da­via, vol­tan­do ao tra­ba­lho ho­nes­to, um elei­to de Deus, em­bo­ra a mai­o­ria da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra se­ja or­dei­ra, la­bo­rio­sa, to­le­ran­te em do­se ca­va­lar, a mi­no­ria cres­ce na oci­o­si­da­de. Pa­ra re­ver­ter tal cres­ci­men­to, as li­de­ran­ças da mai­o­ria or­dei­ra têm que acor­dar os ocu­pan­tes atu­ais do po­der, pa­ra o es­ta­be­le­ci­men­to de pro­je­to ou­sa­do de ge­rên­cia, ca­pa­ci­ta­ção pa­ra a vi­da la­bo­rio­sa, atre­la­do à cri­a­ti­vi­da­de, nos mu­ni­cí­pios in­te­rio­ra­nos. Cri­a­ti­vi­da­de na or­ga­ni­za­ção e cons­ti­tu­i­ção de pe­que­nas em­pre­sas ar­te­sa­nais fun­da­das em ma­té­ria pri­ma já exis­ten­te no in­te­ri­or e, mes­mo in­cen­ti­van­do ba­se­a­do, na re­a­li­da­de, a ge­ra­ção e apro­vei­ta­men­to de ou­tras.

Pen­se lei­tor, na quan­ti­da­de de mi­cro­em­pre­sas que po­de­ri­am ter si­do ins­ti­tu­í­das, fun­da­das, em vi­a­bi­li­da­de e ho­nes­ti­da­de ori­en­ta­ção téc­ni­ca, com os em­prés­ti­mos bi­lio­ná­rios, creio, to­dos pro­pi­na­dos, fei­tos pe­lo BNDS? Qua­se to­do pro­du­to in­dus­tri­a­li­za­do ven­di­do nas ci­da­des in­te­rio­ra­nas vai do in­te­ri­or e vol­ta dos gran­des cen­tros in­dus­tri­ais. Ur­ge re­ver­ter o flu­xo mi­gra­tó­rio, de gen­te e ma­té­ria pri­ma, do in­te­ri­or pa­ra as gran­des me­tró­po­les, já um tan­to con­ges­ti­o­na­das. Exem­pli­fi­can­do, há abun­dân­cia de ma­té­ria pri­ma, no ca­so, lei­te, no in­te­ri­or, ele vi­a­ja qua­se to­da pa­ra os gran­des cen­tros, pa­ra pro­ces­sa­men­to. A re­ver­são do flu­xo, po­de ser re­a­li­za­da ca­pa­ci­tan­do e in­cen­ti­van­do a cri­a­ção de pe­que­nas in­dús­tri­as ar­te­sa­nais na ci­da­de in­te­rio­ra­na. Cri­a­ti­vi­da­de na área ru­ral: no co­me­ço da aber­tu­ra de­mo­crá­ti­ca, aber­tu­ra que aca­bou mas­ca­ra­da pe­lo men­sa­lão, Pe­tro­lão e ou­tros abu­sos, de­cor­ren­tes da fal­ta de éti­ca na po­lí­ti­ca, nas­ceu cer­to pro­gra­ma de par­ce­ria des­ti­na­do a au­men­tar opor­tu­ni­da­de de em­pre­go nos ar­re­do­res da ci­da­de, pro­du­zin­do ali­men­tos, de re­pen­te, de­sa­pa­re­ceu sem dei­xar ou­tro me­lhor no lu­gar.

As­sim tu­mul­tu­a­da ca­mi­nhou a re­pú­bli­ca, a cor­rup­ção ce­gan­do a ra­zão, rou­ban­do ini­ci­a­ti­va de cri­a­ti­vi­da­de de em­pre­go, nas ci­da­des in­te­rio­ra­nas. En­quan­to is­to vem cres­cen­do o nú­me­ro de de­so­cu­pa­dos, sub­tra­in­do o PIB, já um tan­to na­ni­co, ou, su­gan­do ain­da que in­fi­ni­té­si­ma quan­tia, o tra­ba­lho de nos­sa gen­te or­dei­ra e la­bo­rio­sa. Por is­to, lei­tor fa­ça cor­ren­te for­me opi­ni­ão, o tra­ba­lho ho­nes­to ale­gra o es­pí­ri­to, cons­ti­tui bál­sa­mo pa­ra a vi­da, o de­so­nes­to, ao con­trá­rio, fla­ge­la-o.

 

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, ex-pro­fes­sor da es­co­la de ve­te­ri­ná­ria da UFG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia po­lí­ti­ca pe­la PUC-Go, pro­du­tor ru­ral)

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