Onde está a igreja, que não muda esse País?
Diário da Manhã
Publicado em 11 de junho de 2016 às 02:33 | Atualizado há 9 anosNasci e fui criado em uma família sujeita à cultura judaico cristã, aprendendo sobre respeito, princípios, fé, Deus, obediência, fidelidade, lealdade, honra, caráter, entre outros termos comumente usado em minha educação familiar. Entretanto, cresci também entre alguns colegas que foram criados por seus pais, sujeito à mesma cultura, porém, com os seguintes ensinamentos, se apanhar na rua apanha em casa, melhor ele do que eu, achado não e roubado, uma mentirinha não mata ninguém, o mundo é dos espertos, todos esses dizeres bem como outros chocavam com minha orientação familiar, mas por coerção não fui permitido a seguir esses ensinamentos. Mais especificamente fui criado em uma comunidade cristã que posso chamar de igreja, minha relação social era na maior parte do tempo com os membros dessa comunidade, mas, tinha momentos que era inevitável conviver com as demais pessoas da sociedade, assim sendo, não via diferença dos comportamentos vividos por ambos os grupos sociais. Chegava a me achar estranho, acreditando que meus educadores eram atrasados, ignorantes e bobos, por me ensinar a ser tão diferente do que alguns dos colegas que tive a oportunidade de crescer juntos, os cristãos confessos ou não, eram ensinados.
Mesmo achando tudo muito radical, tentava seguir a formação familiar que havia recebido, hoje tenho o meu destino e por certo que cada um dos colegas também seguiu seu caminho na vida, alguns caminhando em direção ao seu sonho, mas, seguindo ensinamentos como “os fins não justificam os meios” de Maquiavel, sei que cada um esta em sua situação escolhida na vida, não foram presos, pois seus erros foram sendo ajeitados sempre que necessário por alguém que ocupava algum lugar de importância e que estava disposto a receber por fora para ajudar um pobre homem de “bem” com família, mas que havia cometido algum delito remediável, por uma boa propina.
O tempo foi me mostrando que no Brasil que tem uma tradição familiar de educar filhos para suplantar qualquer principio em beneficio próprio. Nesse sentido, alguns estão dispostos a tirar proveito de todas as formas, os que não assumem a vida do crime, assume uma vida paralela, descumprindo leis e considerando estarem corretos. Essa mesma matriz tem gerado todos os cidadãos importantes desse pais desde o desempregado ao empregador, desde o aluno ao profissional, desde o ateu ao religioso, desde o eleitor ao político, desde o membro ao pastor, padre ou sacerdote. Com essa realidade, como ficar surpreso, com tantos comportamentos prejudiciais ao próximo que pode ser testemunhado pelos meios de comunicação em massa. O equivoco moral esta tão alastrado, que aqueles que não estão gerando em grande proporção prejuízo para outro cidadão estão gerando filhos com potencial de repassar para próxima geração esse estilo vida distorcido.
Para fins de exemplificar, pode-se encontrar nessa sociedade pessoas que corrompem o guarda de transito, pessoa que não devolve um troco errado, pessoas que só reclamam do comercio se estiverem em desvantagem, pessoas que negociam o contrato do novo emprego para não perder seguro desemprego, pessoas que colam em prova, compram trabalho escolar, pessoas que mentem na declaração de renda, pessoas que são agiotas, pessoas que recebem dinheiro para votar, pessoas que fazem boca de urna, pessoas que entram pela porta de traz do ônibus, pessoas que usam o passe livre de outra, pessoas que omitem para tirar proveito, pessoas que vendem carro batido sem sinistro, pessoas que nunca estão dispostas a perder, afirmando que se ela não fizer outro faz. São tantos modelos de camuflada desonestidade, que se fosse feito uma lista, não caberia nos limites desse texto. Todos sendo legitimados no jeitinho brasileiro.
Sendo os elementos corruptores parte da matriz de praticamente todo o cidadão Brasileiro e conseqüentemente dos colaboradores públicos e privados desse país, fica difícil acreditar que as melhorias no serviço público ou privado seja suficiente para melhorar essa nação. De onde veio os que estão no poder, tem muitos outros sendo formados como cidadãos dispostos a exercer seu papel nessa sociedade. Com esse cenário, fica claro o ciclo de ausência de ética que tem se vivido nesse país. Mediante a essa realidade é que compreendo o que se tornou a igreja de Jesus no Brasil, um picadeiro de palhaçada espetáculo de abusos e explorações, onde pessoas despreparadas se legitimam nos cargos e consagrações ministeriais, como autoridades espirituais, sobre outros. Como eram os fariseus, que Jesus significou com essa afirmação, “Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” Mateus 15: 14, com esse texto de Jesus, pode-se compreender que a igreja é de fato um extrato da sociedade, não mudou em nada os costumes que esse povo seguia, somente gerou dependentes das bênçãos de Deus, sendo por isso, que muitos estão envoltos a tantas criticas e falta de credibilidade popular.
Um dos fatores que chancela essa realidade é o método de formação de lideres, esses são formados na maioria das denominações desse país, com cursos básicos em teologia que muitos são plágios ou copias mal feita de textos rasos que buscam somente oferecer certificação e lucrar com os alunos. Dessa forma, vão crescendo a instituição e aumentando a necessidade de novos pastores que não tendo tempo para serem preparados, começam a ser escolhidos a partir dos que têm alguma formação superior que saiba ler e falar em púlpito, com isso a maioria dos pastores que tem curso superior nessas igrejas, poucos tem teologia, a maioria dos que estudaram foram preparados para o mercado de trabalho, com cursos superiores seculares. Salvando algumas exceções, que tem boa formação cristã, bom conhecimento da teologia de sua denominação, consequentemente da Bíblia Sagrada. Não se prepara pastores para gerar mudanças nas vidas dos fiéis com a genuína palavra de Deus, mas se prepara pastores para arrebanhar e lucrar e para isso fazem uso de um conhecimento superficial da palavra de Deus, por que não pode assustar ou espantar nem um contribuinte, assim pensa os indultos.
Talvez a função mais injusta da sociedade seja a de um pastor teólogo, que se preparou para ensinar com coerência e provocar mudanças nessa sociedade a partir do membro convertido e discipulado sendo levado a ser um seguidor de Jesus. Pois, qualquer um que mal se preparou e foi consagrado pastor se sente no direito de fazer como acha e usar a Bíblia como for conveniente para legitimar suas praticas e seus devaneios, que mais colaboram para o homem camuflar sua não conversão entre os cristãos, do que se tornar um genuíno seguidor de Jesus Cristo, e guardador das coisas que Jesus havia mandado, “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28: 18-20, Esse texto, não é mais obedecido em sua integridade nas maiorias das igrejas, confundem fazer discípulos, que é mais trabalhoso e demorado com crescimento numérico rápido.
Qualquer tentativa de alertar os lideres dessas igrejas a mudarem sua visão, voltando para sociedade e assumindo a partir da igreja a missão de fazer discípulos que obedecem o que Jesus mandou, pode ser em vão, pois esses são formados pela sociedade do jeitinho e tem a mente cauterizada, pois não encontram padrão humano que possa diferenciar e ser modelo para eles, negando então a bíblia para continuar fazendo o que acreditam ser o certo. Outro sim, também não estão dispostos a pagar o preço de negar o poder, autos salários, status, honrarias, privilégios políticos, vantagens sociais, como Jesus ensinou, “o Ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.” Marcos 8:34,35. Como alguns dessa liderança atual que tem muito a perder, não pode esperar deles uma igreja que revitalize a sociedade, a partir do testemunho Cristo em suas vidas.
Tendo em vista que essa igreja tem se ocupado de muitos afazeres institucionais e poucos espirituais que se revela na pratica dos ensinamentos de Jesus, tem se por certo que a igreja que deveria estar gerando mudanças no caráter das pessoas com o evangelho da cruz e a presença do Espírito Santo, tem se distraído com outros propósitos particulares, que por isso no país que tem aumentado o número de evangélicos em 61,45% em 10 anos, segundo dados do Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram ser evangélicos, ou 15,4% da população. Em 2010, eles passaram a ser 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros. Em 1991, o percentual de evangélicos era de 9% e, em 1980, de 6,6%. O Crescimento numérico não representa mudanças palpáveis nos hábitos dessa sociedade, basta somar os evangélicos aos católicos, que chegam a 86,8% os ditos cristãos no Brasil, por isso estou me perguntando onde estão as igrejas reunindo a maior parte dessa população em seus templos e não gerando mudanças significativas na sociedade, pelo contrario legitimando a mesma. Ouço Deus procurando o homem de novo nesse jardim continental que é o Brasil como fez com o primeiro homem, no Éden, “Adão, e disse-lhe: Onde estás?” Gênesis 3:9, se a política vai mal, se o judiciário vai mal, se as estatais vão mal, se as empresas vão mal, se as igrejas vão mal onde esta a igreja que Jesus formou, para dominar sobre esse paraíso, como fez com Adão “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:26,27? O importante desse texto, foi que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo fizeram o homem a sua imagem e semelhança, para dominar como Ele dominaria. Dessa mesma forma mas em outro tempo, Jesus volta para resgatar a imagem e semelhança no homem e mulher, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1, Jesus voltou para refazer sua obra prima a imagem do Pai do Filho e do Espírito Santo a partir dos primeiros discípulos para eles gerarem outros discípulos a imagem de Deus, que fossem inconformados com esse mundo, “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12: 2, Gerando com seu testemunho transformação na sociedade. Por isso, onde esta essa igreja?.
Acredito na obra de salvação, que somente Jesus pode fazer pelas vidas das pessoas, através da graça mediante a fé que qualquer pessoa possa depositar em Cristo Jesus, adquirindo o direito de uma nova vida, podendo exercer um novo papel nessa sociedade como participante do Reino de Deus, que enquanto estiver habitando nessa terra, precisa viver os princípios de Cristo, desde as mais discretas relações pessoais as mais expostas relações publicas. Em todo tempo, vivendo segundo a palavra de Deus, sendo irrepreensível diante dos homens, nunca fazendo aliança com pessoas erradas e jamais seguindo ensinamentos de ímpios, como foi cantado pelo salmista no primeiro capitulo do livro dos Salmos, “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” Salmos 1: 1-6, com essas promessas tão claras, como estão apresentada nesse texto, ainda me pergunto por que ainda os leitores da Bíblia sagrada que as lêem em suas casas, não cobra dos seus lideres melhoras em suas condutas e pratica pastoral? Mas, afinal todos sabem o motivo disso, para se defender da repreensão os pastores despreparados se intitulam sagrados, autoridades irrepreensíveis, sendo por isso intocável, qualquer que apontar seus equívocos estão tocando no ungido de Deus, usando a escolha de Davi em não matar Saul, “E então disse a seus soldados: ‘Que o Senhor me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele; pois é o ungido do Senhor’. Com essas palavras Davi repreendeu os soldados e não permitiu que atacassem Saul. E este saiu da caverna e seguiu seu caminho.” 1 Samuel 24:6,7, esses lideres não querendo ser questionados por seus erros, esquecem que o tocar no ungido para Davi, era não matá-lo, como queria seus soldados, mas Davi não ficou de braços cruzados, instituiu para si um exercito e uma cidade fortificada até que assumisse o reino de Israel.
Por certo que fica implícito quando um pastor usa esse texto para não ser tocado por ser um ungido como era Saul, esta reconhecendo sua desobediência como fez Saul, mas também está desejando que seja julgado pelos outros como Davi o fez, absorvendo o Rei da morte quando teve em suas mãos. Mas o que os lideres querem mesmo é não ser perseguido ou deposto por seus equívocos bíblicos. Falando de autoridades, Paulo escrevendo aos irmãos em Roma, afirma que somente o que pratica o mal precisa temer os governantes, “Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas, se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.” Romanos 13: 3,4, por isso, que aqui cabe aquela frase “quem não deve não teme”, se é possível encontrar tantos lideres religiosos cerceando a liberdade de expressão de seus fieis, não tenha duvidas que existe a pratica do mal escondida ou expostas mas não querem perder seu espaço de poder como Saul não queria. Enfim, onde encontrar a igreja que tem certo como certo, errado como errado, sim como sim e o não como não, dão o tom das escolhas dos discípulos de Jesus? Se a igreja, estabelecer um código de conduta moral, concernente a palavra de Deus, para gerar crentes genuinamente salvos e testemunhas da Salvação em Jesus Cristo com suas vidas, pautadas em princípios e bons costumes, como recomendou Paulo para igreja de Filipos, “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8, contudo, após essa abordagem onde encontrar a igreja que representa a Cristo gera em seus convertidos um cristão, que vai mudar a realidade social e cultural desse pais, com o evangelho de Cristo, gerando cidadãos praticantes de boas obras e testemunhas de Jesus, continuo ouvindo uma voz ecoando em todo esse país, onde estas, igreja? Mesmo ouvindo essa voz, continuo crendo que essa igreja esta dentro das igrejas, talvez como trigo entre joios e não como joio entre trigos, como testemunhou Jesus, estou certo que minha educação familiar foi certa e que não é a igreja que salvara o mundo de sua desumanização, mas, o Cristo que habita em cada um de nós que temos habitado nas igrejas, assim sendo, precisamos começar a testemunhar de cristo dentro das igrejas para as mudanças que queremos no mundo comece entre nós, somente assim o mundo poderá conhecer o Cristo que habita em pessoas e não em templos. Enfim, a pergunta que fica melhor nesse texto não é para a igreja coletivamente, mas para cada um individualmente como foi feita diretamente a adão, onde você esta como igreja?
(Sérgio Batista de Oliveira dos Santos, teólogo, especialista em teologia, mestre em Ciências das Religiões, pastor dirigente na Igreja Assembleia de Deus Ministério Fama – Parque das Flores II, pregador e palestrante. Email: [email protected]; Instagram: @pr_sergioo; Fone: 62 8491-0445 (Oi) whatsapp; Snapchat: pr_sergioo)
]]>