Opinião

(Opinião) Adiantar a Declaração de Imposto de Renda traz vantagens

Diário da Manhã

Publicado em 1 de março de 2018 às 21:53 | Atualizado há 7 anos

Em bre­ve, co­me­ça o pe­rí­o­do pa­ra pre­en­chi­men­to das De­cla­ra­ções de Im­pos­to de Ren­da, que es­te ano tem co­mo tem­po de­ter­mi­na­do pa­ra en­vio de 1 de mar­ço até 30 de abril.  Pa­ra aque­les que de­cla­ram lo­go no co­me­ço do pra­zo es­ti­pu­la­do, há al­gu­mas van­ta­gens, den­tre elas a de re­ce­ber a res­ti­tu­i­ção mais ce­do.

A fi­la de res­ti­tu­i­ção pri­o­ri­za os ido­sos e por­ta­do­res de do­en­ças gra­ves, mas após es­se pú­bli­co re­ce­ber, obe­de­ce uma or­dem de en­tre­ga da de­cla­ra­ção. Ao to­do, são se­te lo­tes de res­ti­tu­i­ção, sen­do o pri­mei­ro em ju­nho e os de­mais em me­a­dos de ca­da mês, até de­zem­bro. Ou se­ja, quem de­cla­rar nos pri­mei­ros di­as po­de re­ce­ber an­tes o va­lor da res­ti­tu­i­ção.

In­de­pen­den­te­men­te de ha­ver res­ti­tu­i­ção ou im­pos­to de­vi­do, ao an­te­ci­par a de­cla­ra­ção o con­tri­buin­te tem tam­bém mais tem­po pa­ra con­fe­rir pos­sí­veis er­ros de in­for­ma­ções e fa­zer a re­ti­fi­ca­ção an­tes do en­cer­ra­men­to do pra­zo, evi­tan­do, des­te mo­do, o pa­ga­men­to de mul­ta ou até mes­mo ca­ir na ma­lha fi­na. Ade­mais, quem dei­xa pa­ra o fim do pra­zo po­de en­fren­tar con­ges­ti­o­na­men­to no si­te da Re­cei­ta Fe­de­ral.

Po­rém, pa­ra quem tem va­lor a res­ti­tu­ir e pos­sui dí­vi­das, is­so aca­ba sen­do uma opor­tu­ni­da­de e ra­zão adi­cio­nal pa­ra a an­te­ci­pa­ção, pois, as­sim, po­de uti­li­zar o re­cur­so pa­ra qui­ta­ção ou aba­ti­men­to das ope­ra­ções, evi­tan­do o pa­ga­men­to de ju­ros des­ne­ces­sá­rios.

In­ves­tir o di­nhei­ro da res­ti­tu­i­ção é tam­bém uma op­ção van­ta­jo­sa pa­ra os que que­rem co­lher bons fru­tos da­que­le di­nhei­ro a mais na ren­da. A ma­nu­ten­ção dos re­cur­sos na pou­pan­ça, por exem­plo, con­fe­re li­qui­dez a qual­quer mo­men­to pa­ra o in­ves­ti­dor. Pa­ra aque­les que bus­cam ren­ta­bi­li­da­de su­pe­ri­or à ta­xa re­fe­ren­ci­al Se­lic, exis­te tam­bém a op­ção dos Fun­dos Mul­ti­mer­ca­dos, por exem­plo.

O Si­cre­di – ins­ti­tu­i­ção fi­nan­cei­ra co­o­pe­ra­ti­va que pos­sui mais de 3,7 mi­lhões de as­so­cia­dos e atu­a­ção em 21 es­ta­dos bra­si­lei­ros –, por exem­plo, pos­sui op­ções pa­ra to­dos os ti­pos de in­ves­ti­do­res. Além da pou­pan­ça e apli­ca­ções em fun­dos, uma ma­nei­ra in­te­res­san­te de in­ves­ti­men­to é a Pre­vi­dên­cia Pri­va­da, co­mo PGBL, que per­mi­te aba­ti­men­to de até 12% da ren­da bru­ta do con­tri­buin­te. Es­ta é uma ma­nei­ra de pla­ne­jar uma ren­da com­ple­men­tar pa­ra a apo­sen­ta­do­ria e, em pa­ra­le­lo, ob­ter um be­ne­fí­cio fis­cal.

Por is­so, nes­te ano, adi­an­te a sua De­cla­ra­ção de Im­pos­to de Ren­da e fa­ça va­ler ain­da mais a sua me­re­ci­da res­ti­tu­i­ção, por meio de in­ves­ti­men­tos.

 

(Fe­li­pe de Oli­vei­ra Aze­ve­do, ge­ren­te de In­ves­ti­men­tos e Pre­vi­dên­cia do Ban­co Co­o­pe­ra­ti­vo Si­cre­di)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias