Opinião

Os avanços e os desafios da atividade de inteligência em Goiás

Diário da Manhã

Publicado em 12 de fevereiro de 2018 às 21:23 | Atualizado há 7 anos

A im­por­tân­cia da ati­vi­da­de de in­te­li­gên­cia vem ga­nhan­do re­le­vo a ca­da dia, prin­ci­pal­men­te den­tro das in­ter­ven­ções po­li­ci­ais com­ple­xas e tem se tor­na­do pau­ta obri­ga­tó­ria nos dis­cur­sos dos ges­to­res pú­bli­cos e nas ações go­ver­na­men­tais res­pon­sá­veis. A dou­tri­na de in­te­li­gên­cia co­mo fer­ra­men­ta de di­ag­nós­ti­co es­tra­té­gi­co e co­mo me­ca­nis­mo de an­te­ci­pa­ção de even­tos que pos­sam afe­tar a or­dem pú­bli­ca e a paz so­ci­al se tor­nou um ca­mi­nho sem vol­ta den­tro de uma po­lí­ti­ca efi­ci­en­te de se­gu­ran­ça pú­bli­ca.

Con­sci­en­te des­sa im­por­tân­cia, o Go­ver­no do Es­ta­do de Go­i­ás, atra­vés da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, vem ao lon­go dos úl­ti­mos anos va­lo­ri­zan­do e for­ta­le­cen­do ain­da mais o se­tor de in­te­li­gên­cia.

Com o ob­je­ti­vo de pro­pi­ci­ar um ser­vi­ço de se­gu­ran­ça pú­bli­ca de qua­li­da­de vá­ri­as me­di­das de re­le­vo fo­ram fei­tas. Den­tre elas se des­ta­cam os ma­ci­ços in­ves­ti­men­tos em equi­pa­men­tos de in­te­li­gên­cia, a re­gu­la­men­ta­ção do sis­te­ma e da ati­vi­da­de de in­te­li­gên­cia de se­gu­ran­ça pú­bli­ca, o apri­mo­ra­men­to dos mé­to­dos de as­ses­so­ra­men­to es­tra­té­gi­co, a cri­a­ção e o aper­fei­ço­a­men­to do flu­xo in­te­gra­do de in­for­ma­ções en­tre as for­ças de se­gu­ran­ça e a cons­tan­te ca­pa­ci­ta­ção dos in­te­gran­tes da área.

Um se­tor de in­te­li­gên­cia em se­gu­ran­ça pú­bli­ca for­te pro­pi­cia, atra­vés de pro­ces­so pre­di­ti­vo e an­te­ci­pa­tó­rio, a que o ges­tor ado­te al­ter­na­ti­vas pa­ra pre­ver os ce­ná­rios afe­tos à pas­ta e con­duz à to­ma­da de de­ci­são ba­se­a­da em apon­ta­men­tos téc­ni­cos, ra­ci­o­nais e re­a­lis­tas.

 

01 – Sis­te­ma de in­te­li­gên­cia de se­gu­ran­ça pú­bli­ca do Es­ta­do de Go­i­ás

Em Go­i­ás, de for­ma pi­o­nei­ra e van­guar­dis­ta, foi ins­ti­tu­í­do, atra­vés do De­cre­to Es­ta­du­al nº 8.869 de 12 de ja­nei­ro de 2017, o Sis­te­ma de In­te­li­gên­cia de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca – SISP, es­te ten­do a Su­pe­rin­ten­dên­cia de  In­te­li­gên­cia In­te­gra­da, vin­cu­la­da à Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, co­mo a Agên­cia Cen­tral de In­te­li­gên­cia. Co­mo com­po­nen­tes des­se sis­te­ma te­mos as in­te­li­gên­cias da Po­lí­cia Mi­li­tar, Po­lí­cia Ci­vil, Cor­po de Bom­bei­ros Mi­li­tar, Ad­mi­nis­tra­ção Pe­ni­ten­ci­á­ria, Po­lí­cia Téc­ni­co Ci­en­tí­fi­ca, Se­cre­ta­ria da Ca­sa Mi­li­tar, Pro­con e De­tran, além de or­ga­nis­mos fe­de­ra­is e mu­ni­ci­pa­is de in­te­li­gên­cia, to­dos tra­ba­lhan­do de for­ma in­te­gra­da da ges­tão e com­par­ti­lha­men­to de in­for­ma­ções.

Com a edi­ção do de­cre­to a Su­pe­rin­ten­dên­cia de In­te­li­gên­cia In­te­gra­da pas­sa a ter uma es­tru­tu­ra ca­paz de cap­tar, pro­ces­sar e di­fun­dir in­for­ma­ções de in­te­li­gên­cia de for­ma cé­le­re e efi­ci­en­te, pro­pi­ci­an­do aos to­ma­do­res de de­ci­são as me­di­das mais ade­qua­das di­an­te das di­ver­sas si­tu­a­ções na área da se­gu­ran­ça pú­bli­ca, se­ja ela es­tra­té­gi­ca ou ope­ra­ci­o­nal.

O sis­te­ma cri­a­do em Go­i­ás per­mi­te co­or­de­nar de for­ma in­te­gra­da o flu­xo de in­for­ma­ções ad­vin­das dos or­ga­nis­mos de in­te­li­gên­cia fe­de­ra­is, es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pa­is, dan­do uma vi­são mais com­ple­ta do con­tex­to de se­gu­ran­ça pú­bli­ca, pos­si­bi­li­tan­do as­sim a cor­re­ção dos ru­mos di­an­te dos no­vos de­sa­fi­os ou o apri­mo­ra­men­to das di­re­tri­zes ado­ta­das no com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de, em es­pe­ci­al a or­ga­ni­za­da.

 

02 – Ca­pa­ci­ta­ção e apri­mo­ra­men­to dos ser­vi­do­res da ati­vi­da­de de in­te­li­gên­cia

Não há avan­ços sem ca­pa­ci­ta­ção dos en­vol­vi­dos no pro­ces­so de in­te­li­gên­cia. De for­ma pre­cur­so­ra foi ini­ci­a­do, em par­ce­ria com Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás, o pri­mei­ro cur­so Mas­ter Bu­si­ness Ad­mi­nis­tra­ti­on – MBA, em in­te­li­gên­cia do Es­ta­do de Go­i­ás. Nes­se cur­so cen­te­nas de pro­fis­si­o­nais de in­te­li­gên­cia es­tão se tor­na­ram es­pe­cia­lis­tas nas di­ver­sas e com­ple­xas áre­as de pes­qui­sa ci­en­tí­fi­ca vol­ta­das pa­ra o te­ma cri­mi­na­li­da­de. Ques­tões  im­por­tan­tes co­mo or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas e as no­vas mo­da­li­da­des de cri­me são es­tu­da­das e de­ba­ti­das com pro­fun­di­da­de den­tro do cur­so, ob­je­ti­van­do com is­so o for­ta­le­ci­men­to do sis­te­ma de in­te­li­gên­cia de se­gu­ran­ça pú­bli­ca no Es­ta­do de Go­i­ás.

Vá­rios ou­tros cur­sos de ca­pa­ci­ta­ção e apri­mo­ra­men­to na área de in­te­li­gên­cia em se­gu­ran­ça pú­bli­ca são ofe­re­ci­dos aos ope­ra­do­res do seg­men­to. O Es­ta­do de Go­i­ás é re­fe­ren­cia na­ci­o­nal na di­fu­são do co­nhe­ci­men­to em in­te­li­gên­cia. Co­mo pro­va des­sa as­ser­ti­va, anual­men­te aqui de­sem­bar­cam cen­te­nas de ser­vi­do­res dos mais va­ri­a­dos es­ta­dos da fe­de­ra­ção na bus­ca do co­nhe­ci­men­to qua­li­fi­ca­do de in­te­li­gên­cia em se­gu­ran­ça pú­bli­ca.

 

03 – Re­gu­la­men­ta­ção da ati­vi­da­de de in­te­li­gên­cia da Po­lí­cia Mi­li­tar

A fal­ta de nor­mas e di­re­tri­zes den­tro da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca de­sen­ca­deia o de­sen­vol­vi­men­to de ati­vi­da­des des­co­or­de­na­das e ine­fi­ci­en­tes, dei­xan­do de al­can­çar os ob­je­ti­vos al­me­ja­dos na ati­vi­da­de. Na li­nha de avan­ços e apri­mo­ra­men­to na área de in­te­li­gên­cia, ou­tra me­di­da de gran­de im­por­tân­cia ado­ta­da no Es­ta­do de Go­i­ás foi a re­gu­la­men­ta­ção da ati­vi­da­de de in­te­li­gên­cia da Po­lí­cia Mi­li­tar.

A me­di­da re­pre­sen­tou um re­fe­ren­ci­al pa­ra to­do o Bra­sil, pos­si­bi­li­tan­do o ba­li­za­men­to dos tra­ba­lhos da ati­vi­da­de de in­te­li­gên­cia da ins­ti­tu­i­ção cas­tren­se, fa­zen­do des­sa ati­vi­da­de um im­por­tan­tís­si­mo ins­tru­men­to ins­ti­tu­ci­o­nal na bus­ca de re­sul­ta­dos efe­ti­vos no com­ba­te ao cri­me.

Nes­te sen­ti­do, pa­ra o con­ti­nuo apri­mo­ra­men­to do Sis­te­ma de In­te­li­gên­cia, en­con­tra-se em an­da­men­to o pro­ces­so de re­gu­la­men­ta­ção das  ati­vi­da­des de in­te­li­gên­cia da Po­lí­cia Ci­vil, do Cor­po de Bom­bei­ros Mi­li­tar e da Di­re­to­ria-Ge­ral de Ad­mi­nis­tra­ção Pe­ni­ten­ci­á­ria.

 

04 – Mo­ni­to­ra­men­to de fac­ções cri­mi­no­sas

Ori­en­ta­da pa­ra o exer­cí­cio sis­te­má­ti­co de ações es­pe­cia­li­za­das e= sem­pre bus­can­do iden­ti­fi­car e acom­pa­nhar as ame­a­ças re­ais e po­ten­ci­ais, a Su­pe­rin­ten­dên­cia de In­te­li­gên­cia In­te­gra­da da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, vem tra­ba­lhan­do no ma­pe­a­men­to e no cons­tan­te acom­pa­nha­men­to das or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas atu­an­tes no ter­ri­tó­rio go­i­a­no.

O tra­ba­lho de cons­ta­ta­ção de exis­tên­cia de fac­ções, iden­ti­fi­ca­ção de mem­bros, ma­pe­a­men­to de áre­as de atu­a­ção, afe­ri­ção da re­al e po­ten­ci­al in­flu­ên­cia cri­mi­nal des­sas or­ga­ni­za­ções e a bus­ca de in­for­ma­ções que pos­si­bi­li­tem efi­ci­ên­cia no com­ba­te a es­ses or­ga­nis­mos, é um tra­ba­lho cons­tan­te da in­te­li­gên­cia de se­gu­ran­ça pú­bli­ca do Es­ta­do de Go­i­ás.

Co­mo fru­to des­se es­for­ço, di­ver­sas ope­ra­ções po­li­ci­ais fo­ram de­sen­ca­de­a­das com a fi­na­li­da­de de com­ba­ter es­sas or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas. O mo­ni­to­ra­men­to em ques­tão per­mi­tiu ain­da a an­te­ci­pa­ção de di­ver­sas e gra­ves ações cri­mi­no­sas ou que aten­tas­sem con­tra a or­dem pú­bli­ca e paz so­ci­al.

O tra­ba­lho de in­te­li­gên­cia no sen­ti­do de iden­ti­fi­ca­ção e de re­al di­men­si­o­na­men­to des­sas or­ga­ni­za­ções pos­si­bi­li­ta ain­da um efe­ti­vo di­ag­nós­ti­co, ro­bus­te­cen­do a pro­du­ção das pro­vas a res­pei­to da au­to­ria e ma­te­ri­a­li­da­de des­sa mo­da­li­da­de cri­mi­no­sa, pro­pi­ci­an­do com is­so uma me­lhor aná­li­se e de­ci­são por par­te do Po­der Ju­di­ci­á­rio e do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co no mo­men­to de apre­cia­ção dos ca­sos cri­mi­nais que en­vol­vem es­sas fac­ções.

 

05 – Equi­pa­men­tos de In­te­li­gên­cia de pon­ta

A cons­tan­te evo­lu­ção das no­vas tec­no­lo­gi­as e a com­ple­xi­da­de dos de­sa­fi­os de se­gu­ran­ça pú­bli­ca, en­se­jam que as es­tru­tu­ras go­ver­na­men­tais pas­sem a se ade­quar aos de­sa­fi­os no com­ba­te ao cri­me. Des­ta for­ma des­ta­ca-se que pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da ati­vi­da­de efi­ci­en­te de in­te­li­gên­cia, o Es­ta­do de Go­i­ás vem nos úl­ti­mos anos in­ves­tin­do ma­ci­ça­men­te na aqui­si­ção de no­vos equi­pa­men­tos e de­sen­vol­vi­men­to de no­vas tec­no­lo­gi­as.

A Su­pe­rin­ten­dên­cia de In­te­li­gên­cia In­te­gra­da ad­qui­riu e dis­põe atu­al­men­te de vá­ri­as fer­ra­men­tas e tec­no­lo­gi­as de in­te­li­gên­cia que per­mi­tem que a cap­ta­ção e o pro­ces­sa­men­to das in­for­ma­ções se­jam os mais efi­ci­en­tes pos­sí­veis den­tro do pro­ces­so de pro­du­ção de da­dos úte­is às mais di­ver­sas áre­as da se­gu­ran­ça pú­bli­ca, se­ja ela es­tra­té­gi­ca ou ope­ra­ci­o­nal.

 

06 – Fu­tu­ro e de­sa­fi­os

O Es­ta­do de Go­i­ás, em ra­zão de to­dos os avan­ços men­ci­o­na­dos, tem se tor­na­do re­fe­rên­cia na ati­vi­da­de de in­te­li­gên­cia e se en­con­tra em po­si­ção de van­guar­da em ter­mos na­ci­o­nais. Te­mos a con­vic­ção, em que pe­se os inú­me­ros e cons­tan­tes de­sa­fi­os, que es­ta­mos na di­re­ção cer­ta. É fa­to in­con­tes­te que ca­mi­nha­mos a pas­sos lar­gos pa­ra um pro­ces­so de ama­du­re­ci­men­to e ne­ces­sá­rio cres­ci­men­to e aper­fei­ço­a­men­to dos ser­vi­ços de in­te­li­gên­cia de se­gu­ran­ça pú­bli­ca.

Di­an­te des­se con­tex­to a an­te­ci­pa­ção de ações cri­mi­no­sas, o cons­tan­te mo­ni­to­ra­men­to das fac­ções cri­mi­no­sas, a mo­der­ni­za­ção das fer­ra­men­tas de in­te­li­gên­cia e o aper­fei­ço­a­men­to e ca­pa­ci­ta­ção dos ser­vi­do­res da área, se mos­tram co­mo os de­sa­fi­os sem­pre pre­sen­tes pa­ra o seg­men­to de in­te­li­gên­cia.

No Es­ta­do de Go­i­ás a con­vic­ção é de que o go­ver­no de­sem­pe­nha de ma­nei­ra mui­to efi­caz seu pa­pel no mo­men­to em que en­ten­de e in­ves­te nes­sa im­por­tan­tís­si­ma ati­vi­da­de de se­gu­ran­ça pú­bli­ca que é a in­te­li­gên­cia.

 

(Da­ni­lo Fa­bi­a­no Car­va­lho e Oli­vei­ra, de­le­ga­do de po­lí­cia, su­pe­rin­ten­den­te de In­te­li­gên­cia In­te­gra­da)

 

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