Opinião

Os desafios da mulher atual

Diário da Manhã

Publicado em 7 de junho de 2017 às 02:15 | Atualizado há 8 anos

Vivemos num mundo muito competitivo, onde as pessoas optam cada vez mais pelo sucesso profissional em detrimento da valorização da família. Ser mulher, mãe, esposa e profissional é um desafio muito grande e prazeroso para mim. Nada é fácil, pois conciliar essas funções e manter a calma frente aos problemas que nos afligem diariamente é uma situação que requer superação e muito equilíbrio emocional.

Antigamente a mulher era responsável pela organização familiar, ficava em casa era a dona do Lar. Tempos depois, ser dona do lar era sinônimo de mulher submissa, sem ter vez e voz em casa. Com a revolução industrial, a mulher saiu de casa para trabalhar. Longas jornadas de trabalho, exploração de Mão de obra. Depois, houve a liberação feminina, as mulheres se qualificaram com o apoio de leis que deixaram os direitos quase iguais. Digo quase, pois ainda hoje, no desempenho da mesma função, as mulheres ganham menos que o homem. Isso ainda tem que evoluir!

A ida da mulher ao mercado de trabalho, muitas vezes a obrigou deixar seu lar nas mãos das auxiliares secretarias, faxineiras e empregadas domésticas. Estas cuidam da casa e também são importantes nesse processo. Creio que a evolução é fantástica, os direitos adquiridos são uma vitória, mas a essência da mulher meio que se perdeu nessa trajetória. Com isso, vem a nossa exaustão nos dias atuais. Temos de dar conta de tudo, o resultado disso são várias mulheres em deprimidas e muitas vezes desanimadas ao ter que desempenhar com eficiência tantas funções sendo uma só. Pois é o que somos: Mãe, Mulher, Esposa, Profissional, Dona da Casa tudo numa só pessoa. Só Deus ao nos dar coragem e autocontrole, pode nos fortalecer.

Temos que nos conscientizar que nós mulheres somos o esteio da casa, o colo da família, o aconchego do lar, o fogo no casamento, quem prepara a comida e atualmente, em muitos lares brasileiros, também provedoras da casa. Devemos, com carinho e jeitinho, tentar estabelecer parcerias com nossos esposos na divisão de tarefas da casa. Tudo que é definido de forma clara e justa tente a fortalecer os laços familiares e evitar a sobrecarga de atribuições domésticas em cima das mulheres. Um marido não deixará de ser homem por lavar as vasilhas após um almoço apetitoso feito pela esposa. Na educação dos filhos essa parceria é essencial.

Quando assumimos funções tipicamente masculinas muitas vezes nos perdemos. Podemos e temos qualificações e inteligência para concorrer aos mais altos escalões tanto na área privada como pública. Jamais podemos perder nossa essência! A Feminilidade, a leveza, o sorriso mesmo nas maiores dificuldades. Devemos fazer a mulher que somos cada dia mais determinada, livre e viva como a chama de uma fogueira. Vivendo com amor tudo é resolvido. Somos fortes, sabemos conviver com a dor e as dificuldades. Não permita que a frieza e a rigidez do dia a dia se sobressaia em você mulher, a sua essência é o Amor. Respire, sinta a alegria, a força e a leveza de ser Mulher! E acredite que Deus nos capacita para sermos melhores a cada dia!

 

(Jaqueline Marinho Silva Machado, tecnóloga em eventos e servidora pública)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias