Os olhos, a janela da alma
Diário da Manhã
Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 00:18 | Atualizado há 7 anosVisão é o nosso principal contato com o mundo externo e precisa de cuidados frequentes. Nossos olhos são órgãos muito especiais.Trabalhando em estreita sintonia com o cérebro, eles nos permitem experimentar nosso ambiente como nenhum outro órgão é capaz. Eles também refletem sentimentos como felicidade, estresse ou cansaço. Ao falarmos de saúde dos olhos precisamos estar atentos a uma série de sintomas que podem passar despercebidos.
Mesmo que algumas pessoas se sintam jovens e dispostas é natural do envelhecimento surgirem alguns problemas e por isso precisamos cuidar dos olhos desde cedo.
Esses cuidados devem começar no pré-natal, quando a mãe precisa se avaliar a imunidade contra a rubéola e toxoplasmose. Isso porque, podem causar cegueira e transtornos neurológicos no feto. Já após o nascimento, nos primeiros dias de vida, é necessário realizar a primeira avaliação oftalmológica com o “Teste do Olhinho” para verificação de alterações oculares no recém nascido.
Já na idade escolar é costume descobrir os primeiros problemas de visão e os mais comuns são a miopia, hipermetropia e astigmatismo e, normalmente são descobertos após queixas constantes de dores de cabeça, olhos vermelhos, coceira e cansaço visual. Por isso muitas vezes os alunos podem ter o rendimento prejudicado. Outro problema que está sendo discutido profundamente no meio médico é o aparecimento de problemas oculares por causa do uso contínuo de novas tecnologia. Adolescentes e crianças estão passando muito tempo utilizando celular, computadores, notebook e jogos eletrônicos, podendo desenvolver miopia ou mesmo olho seco.
Na maturidade pode aparecer o aumento da pressão ocular, que pode levar ao glaucoma, uma doença silenciosa que, quando não tratada, leva à cegueira irreversível. A partir de 50 anos as doenças mais comuns são a degeneração macular, a catarata e a retinopatia diabética. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 existirão cerca de 54 milhões de pessoas com cegueira devido à catarata, com idade igual ou superior a 60 anos. A doença é considerada a principal causa de cegueira tratável em todo o mundo. Todas esses problemas podem ser evitados com consultas a especialistas.
Por isso, é importante proteger e cuidar dos nossos olhos. Em outras palavras, exames oftalmológicos regulares são imprescindíveis. Os olhos são as janelas da alma – “Leonardo da Vinci”.
(Humberto Alves, oftalmologista)
]]>