Opinião

Os significados das pesquisas eleitorais

Diário da Manhã

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 03:41 | Atualizado há 6 anos

An­te­on­tem e on­tem fo­ram pu­bli­ca­dos re­sul­ta­dos das pes­qui­sas do Ibope re­fe­ren­tes às elei­ções de pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e go­ver­na­dor de Go­i­ás. Mais uma vez o ex-pre­si­den­te Lu­la apa­re­ce em pri­mei­ro lu­gar nas in­ten­ções de vo­to re­la­ti­vas ao plei­to pre­si­den­ci­al. É um fa­to im­pres­sio­nan­te, eis que o lí­der ope­rá­rio se en­con­tra pre­so em Cu­ri­ti­ba des­de abril des­te ano, con­de­na­do que foi pe­lo ju­iz Sér­gio Mo­ro à pe­na de do­ze anos de re­clu­são por sen­ten­ça con­fir­ma­da por de­sem­bar­ga­do­res da 8ª tur­ma do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4ª Re­gi­ão. To­das as pes­qui­sas elei­to­ra­is, mes­mo com Lu­la pre­so, têm es­se sig­ni­fi­ca­do ex­tra­or­di­ná­rio: vi­tó­ria do ex-pre­si­den­te já no pri­mei­ro tur­no. A cer­te­za de que o ope­rá­rio per­nam­bu­ca­no vol­ta­ria pa­ra o Pa­lá­cio do Pla­nal­to na elei­ção de 2018 foi a cau­sa de­ter­mi­nan­te do gol­pe ci­vil de 2016. Sen­ti­ram os ad­ver­sá­rios de­le que so­men­te um gol­pe de Es­ta­do evi­ta­ria o ter­cei­ro man­da­to da­que­le que go­ver­nou o pa­ís de 2003 a 2011. O gol­pe foi en­tão adre­de pla­ne­ja­do e exe­cu­ta­do. Com Dil­ma Rous­seff na pre­si­dên­cia ele não se­ria vi­á­vel. A pri­mei­ra eta­pa, en­tão, ti­nha de ser o afas­ta­men­to de­fi­ni­ti­vo da pre­si­den­ta. A fim de con­se­gui-lo, por meio de im­pe­achment, fa­zia-se ne­ces­sá­rio um es­que­ma po­de­ro­sís­si­mo. Tal es­que­ma foi pla­ne­ja­do e exe­cu­ta­do com per­fei­ção. Cons­ti­tu­iu-se de im­pres­sio­nan­te com­ple­xo mi­di­á­ti­co – te­le­vi­são, mai­o­res ór­gã­os da im­pren­sa es­cri­ta (jor­nais e re­vis­tas) – e fa­la­da,  es­co­lheu-se a de­do um ju­iz fe­de­ral, ar­ran­jou-se um fun­cio­ná­rio do TCU, con­tou-se com um con­tin­gen­te de qua­se dois ter­ços da Câ­ma­ra e do Se­na­do. Ex­plo­rou-se o des­con­ten­ta­men­to ide­o­ló­gi­co cau­sa­do pe­la im­por­ta­ção de qua­tor­ze mil mé­di­cos cu­ba­nos, es­co­lhe­ram-se dois ju­ris­tas res­pei­tá­veis pa­ra in­gres­sar com pe­di­do de im­pe­achment ba­se­a­do em “cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de” pe­la prá­ti­ca de “pe­da­la­da fis­cal” e se exe­cu­tou uma cam­pa­nha so­ler­te de en­fra­que­ci­men­to po­lí­ti­co da pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff.

Al­can­ça­do o im­pe­achment foi de­cla­ra­do por seus au­to­res que pe­da­la­da fis­cal não é cri­me. E veio o pla­no de des­tru­i­ção con­tra Lu­ís Iná­cio Lu­la da Sil­va, pla­no es­te que te­ve o ju­iz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro co­mo ele­men­to de­ci­si­vo pa­ra a sua exe­cu­ção. Lu­la exer­ce­ra a pre­si­dên­cia por dois man­da­tos e nun­ca so­fre­ra acu­sa­ção al­gu­ma no pla­no mo­ral. Mas a par­tir do im­pe­achment de Dil­ma Rous­seff o gol­pis­mo des­fe­chou con­tra ele vá­ri­as for­mas de per­se­gui­ção no ob­je­ti­vo de ali­já-lo com­ple­ta­men­te.

A ter­cei­ra elei­ção de Lu­la re­ves­tia-se de tan­ta cer­te­za que mes­mo es­tan­do ele pre­so des­de abril des­te ano o per­cen­tu­al de sua vi­tó­ria na elei­ção de 7 de ou­tu­bro pró­xi­mo, ates­ta­do in­clu­si­ve pe­la pes­qui­sa de an­te­on­tem do Ibope lhe as­se­gu­ra – va­le re­pe­tir – vi­tó­ria já no pri­mei­ro tur­no. Is­to, ob­via­men­te, se a sua can­di­da­tu­ra fos­se ad­mi­ti­da, no que não acre­di­to, ape­sar da ma­ni­fes­ta­ção da co­mis­são de De­fe­sa dos Di­rei­tos Hu­ma­nos da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU).

Quan­to à elei­ção pa­ra go­ver­na­dor do Es­ta­do a afe­ri­ção das ten­dên­cias do elei­to­ra­do si­tua o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do na po­si­ção de ven­cer já no pri­mei­ro tur­no. Es­tá ele, se­gun­do Ibope com 38% na pre­fe­rên­cia do elei­to­ra­do, man­ten­do-se as­sim no pa­ta­mar pro­je­ta­do des­de as pri­mei­ras pes­qui­sas. Os can­di­da­tos ad­ver­sá­rios, por sua vez con­ti­nuam na fai­xa pró­xi­ma de dez por cen­to re­ve­la­da des­de o iní­cio.

Tu­do es­tá a in­di­car que o can­di­da­to dos De­mo­cra­tas se­rá o pró­xi­mo in­qui­li­no do Pa­lá­cio das Es­me­ral­das.

 

(Eu­ri­co Bar­bo­sa, es­cri­tor, mem­bro da AGL e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Es­cri­to­res, ad­vo­ga­do, jor­na­lis­ta e es­cre­ve nes­te jor­nal às sex­tas-fei­ras)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias