Opinião

Ouvindo rádio

Diário da Manhã

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 23:15 | Atualizado há 6 anos

Aque­les tem­pos após a II Guer­ra Mun­di­al trou­xe­ram mu­dan­ças ra­di­cais, sim. Con­ta­vam os pro­fes­so­res (era o meu tem­po de cri­an­ça, os pro­fes­so­res ti­nham um pa­pel im­por­tan­te na vi­da das pes­so­as) que as guer­ras en­se­ja­vam gran­des mu­dan­ças na tec­no­lo­gia, na me­di­ci­na e nos cos­tu­mes.

Par­tiu de es­cri­to­res e ar­tis­tas ame­ri­ca­nos, cha­ma­dos de be­at­niks (ne­o­lo­gis­mo ori­gi­ná­rio do in­glês be­at em fu­são com uma par­tí­cu­la rus­sa – nik – que apa­re­cia em ter­mos co­mo sput­nik, lu­nik e ou­tros), o mo­vi­men­to que con­ta­mi­nou a ju­ven­tu­de – e o mun­do nun­ca mais foi o mes­mo

Fa­lei no Sput­nik – o sa­té­li­te ar­ti­fi­cial so­vi­é­ti­co que as­sus­tou o mun­do com o seu bip­bip­bip cap­ta­do nos ob­ser­va­tó­rios do mun­do. Aque­le apa­re­lho é o sím­bo­lo má­xi­mo das no­vi­da­des da épo­ca, mas, pe­las ru­as, os rá­di­os a pi­lha se es­pa­lha­vam ra­pi­da­men­te – co­mo as cal­ças ras­ga­das pre­fe­ri­das da ju­ven­tu­de de ago­ra. Os pri­mei­ros rá­di­os pa­re­ci­am um ti­jo­lo, pe­la for­ma de pa­ra­le­le­pí­pe­do e pe­la cor ocre do es­to­jo em cou­ro gros­so que os re­ves­ti­am. O mi­nús­cu­lo fo­ne de ou­vi­do, aces­só­rio im­por­tan­te, che­gou pa­ra du­rar mais que os rá­di­os.

Pois é! Ou­via-se mui­to rá­dio. O rock and roll con­quis­ta­va o mun­do, e a bos­sa no­va tam­bém en­trou na on­da; nos es­tá­di­os, os rá­di­os eram in­dis­pen­sá­veis. Os mo­de­los me­no­res, na di­men­são de um ma­ço de ci­gar­ro, eram tra­zi­dos nos bol­sos das ca­mi­sas. No­tí­cias, mú­si­ca e ra­dio­no­ve­las eram os mo­ti­vos mais ex­pres­si­vos pa­ra os afi­ci­o­na­dos.

Era tam­bém o tem­po dos gran­des lo­cu­to­res. Mu­lhe­res e ho­mens de vo­zes en­vol­ven­tes, com óti­ma dic­ção e uma bus­ca in­ces­san­te pe­las me­lho­res for­mas de tex­to e fa­la, com cor­re­ção gra­ma­ti­cal e vo­ca­bu­lá­rio apro­pria­do, ca­pa­zes de am­pli­ar o co­nhe­ci­men­to dos ou­vin­tes so­bre qua­is­quer as­sun­tos.

O rá­dio ain­da é uma for­ça no seg­men­to da co­mu­ni­ca­ção, mas ho­je di­vi­de es­se pa­pel – e es­sa im­por­tân­cia – com ou­tros ve­í­cu­los. O la­men­tá­vel, pa­ra quem co­nhe­ce um pou­qui­nho da his­tó­ria des­ses úl­ti­mos 60 e pou­cos anos, é pre­sen­ci­ar a de­ca­dên­cia do ní­vel de apren­di­za­do e da qua­li­da­de pro­fis­si­o­nal que te­mos ho­je.

Os apre­sen­ta­do­res, ân­co­ras, re­pór­te­res e ou­tras per­so­na­gens do mun­do ra­dio­fô­ni­co (po­de­mos in­clu­ir tam­bém os da te­vê) são ori­en­ta­dos por ex­ce­len­tes ins­tru­men­tos de tra­ba­lho, co­mo o Ma­nu­al de Re­da­ção da CBN (que ga­nhei de pre­sen­te do meu fi­lho Lu­cas). In­fe­liz­men­te, os pro­fis­si­o­nais da re­de no­ti­ci­o­sa não le­em o li­vro. Ou, se o le­ram (ou os que o le­ram) não as­si­mi­la­ram na­da!

Re­gras gra­ma­ti­cais das mais sim­ples são ig­no­ra­das so­le­ne­men­te. O uso abu­si­vo de “mu­le­tas” – co­mo a par­tí­cu­la “aí” – é uma tô­ni­ca cons­tan­te, com re­pe­ti­ções in­sis­ten­tes. Pa­la­vras co­mo “in­clu­si­ve”, “in­sis­tem” e “in­te­ra­ti­vo” trans­for­mam-se em “en­clu­si­ve”, “en­sis­tem” e “en­te­ra­ti­va”; e é cor­ri­quei­ro fa­la­rem “in­den­ti­da­de”, por exem­plo.

Um re­pór­ter ten­tou qua­tro ve­zes e não con­se­guiu pro­nun­ci­ar “po­lio­mi­e­li­te” – no que foi au­xi­li­a­do pe­la lo­cu­to­ra-apre­sen­ta­do­ra que, jus­ti­fi­can­do (?) o er­ro, fi­na­li­zou com a fra­se “Tu­do bem, es­tá da­do o re­ca­do”. Ou­tro re­pór­ter, com a ên­fa­se que se apli­ca em no­tí­cias de po­lí­ti­ca, des­ta­cou que um can­di­da­to se­ria en­tre­vis­ta­do “en­tre as 14 até as 16 ho­ras”.

No­ções de ge­o­gra­fia e his­tó­ria? Na­da! Há pou­cos mes­es, na mes­ma CBN de Go­i­â­nia, uma re­pór­ter no­ti­ciou: “A po­lí­cia en­con­trou um cor­po de mu­lher num cór­re­go da Mar­gi­nal Cas­ca­vel”.

Tu­do is­so po­de­ria ser evi­ta­do se os pro­fis­si­o­nais res­pei­tas­sem o que re­co­men­da o Ma­nu­al da pró­pria re­de. Ou que ti­ves­sem apren­di­do as re­gras en­si­na­das em sua for­ma­ção es­co­lar. Mas na­da dis­so é le­va­do em con­ta. Nem mes­mo o fa­to de, nas ma­nhãs das se­gun­das-fei­ras, um pro­fes­sor de Por­tu­guês pres­tar seus ser­vi­ços à emis­so­ra.

 

(Lu­iz de Aqui­no é jor­na­lis­ta e es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras)

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