Opinião

Para efeito de comparação: boxe – leitura e escrita

Diário da Manhã

Publicado em 12 de julho de 2017 às 00:55 | Atualizado há 8 anos

Sal­vo me­lhor ex­pli­ca­ção, o bo­xe é uma lu­ta en­tre dois opo­nen­tes ou ad­ver­sá­rios  que usan­do lu­vas pró­pri­as en­fren­tam-se,  ten­tan­do ven­cer o ou­tro com mur­ros. O bo­xe é um es­por­te de con­ta­to fí­si­co, e pa­ra efei­to de gol­pes, ten­tar in­clu­si­ve ven­cer por no­cau­te ou sim­ples­men­te mar­car mais pon­tos.

Pa­ra tan­to é ne­ces­sá­rio su­pe­rar a fra­gi­li­da­de fí­si­ca, ad­qui­rir uma téc­ni­ca ade­qua­da pa­ra es­ta mo­da­li­da­de de es­por­te, trei­nar – den­tre ou­tros coi­sas re­le­van­tes, in­clu­si­ve bus­car um pre­pa­ro psi­co­ló­gi­co.

É im­pres­cin­dí­vel con­di­cio­na­men­to fí­si­co pa­ra evi­tar os ata­ques do ad­ver­sá­rio e tam­bém pa­ra ten­tar su­por­tar os du­ros gol­pes ad­vin­dos do opo­nen­te.

Co­mo bo­xe­ar es­pe­ci­al­men­te du­ran­te uma com­pe­ti­ção é uma ati­vi­da­de ár­dua, é ne­ces­sá­rio su­pe­rar uma se­rie de ob­stá­cu­los, se­ja no âm­bi­to do ata­que ou no cam­po da de­fe­sa.

Se por­ven­tu­ra o can­di­da­to a bo­xe­a­dor de­sis­tir da mo­da­li­da­de, ele cer­ta­men­te não fi­ca­rá li­vre da ne­ces­si­da­de de su­pe­ra­ção de ou­tros ele­men­tos pre­sen­tes em ou­tra ati­vi­da­de de es­por­te. Ou em ou­tras si­tu­a­ções den­tro ou fo­ra da es­fe­ra es­por­ti­va. Não sem pro­pó­si­to que se cu­nhou a ex­pres­são: A vi­da é uma lu­ta.

Com o per­dão da pa­la­vra, ago­ra, ao en­se­jo, tal­vez, pa­ra­fra­se­ar a ex­pres­são aci­ma ci­ta­da, por­tan­to, do se­guin­te mo­do: Es­cre­ver é uma lu­ta (se­me­lhan­te ao bo­xe). É di­fí­cil não le­var mur­ros. É di­fí­cil não co­me­ter er­ros.

Meu fa­le­ci­do ami­go, o pa­dre Pe­dro Pe­rei­ra Pi­a­gem, du­ran­te uma de nos­sas par­ti­das de xa­drez, fez o se­guin­te co­men­tá­rio: “So­bre er­ros de por­tu­guês: Quem não co­me­teu al­gum er­ro de por­tu­guês, que ati­re a pri­mei­ra pe­dra.”

O co­men­tá­rio de­le é bom, mas, te­mos que sa­ber in­ter­pre­tar o que ele fa­lou. Pois, o er­ro apon­ta­do – co­la­bo­ra pa­ra uma re­es­cri­ta de tal ma­nei­ra, ten­tan­do su­pe­rar o er­ro, ou os er­ros co­me­ti­dos du­ran­te a pro­du­ção de tex­to.

Em um pro­gra­ma de te­le­vi­são, o Mike Tyson dis­se o se­guin­te: “To­da es­tra­té­gia é per­fei­ta, até que se le­va um mur­ro no na­riz.” Cer­ta­men­te, du­ro é con­ti­nu­ar o com­ba­te após um for­te im­pac­to. As­sim co­mo o bo­xe­a­dor,     quem es­cre­ve de­ve pro­cu­rar cor­ri­gir os er­ros, e con­ti­nu­ar ten­tan­do pro­gre­dir. O apren­diz de bo­xe­a­dor po­de bus­car ori­en­ta­ção do pro­fes­sor e do téc­ni­co. O apren­diz de es­cri­tor po­de pro­cu­rar au­xi­lio es­pe­ci­al­men­te do pro­fes­sor de por­tu­guês. Ou de ou­tra pes­soa que con­si­ga fa­zer uma cor­re­ta re­vi­são do tex­to ul­te­rior­men­te es­cri­to. As­sim sen­do, e com as su­ces­si­vas ten­ta­ti­vas de re­es­cri­ta, en­tão, avan­çar no de­sen­vol­vi­men­to da di­fí­cil ar­te de es­cre­ver.

Pa­ra en­cer­rar, fa­re­mos uma alu­são ao bo­xe co­mo uma lu­ta que se pra­ti­ca com os pu­nhos fe­cha­dos. Pa­ra efei­to de com­pa­ra­ção, po­de-se di­zer que fi­si­ca­men­te o ato de es­cre­ver é uma cul­mi­nân­cia de ma­nus­cri­to, en­tão, im­pres­so ca­li­gra­fi­ca­men­te, cu­ja ca­ne­ta ou lá­pis, pre­so à mão de tal ma­nei­ra, não de pu­nho fe­cha­do co­mo co­mu­men­te no bo­xe.

Cla­ro, no bo­xe o bo­xe­a­dor usa as du­as mãos. E no ato da es­cri­ta, atu­al­men­te  pa­ra inú­me­ra pes­so­as– as du­as mãos pa­ra di­gi­tar. As­sim sen­do, não de pu­nhos fe­cha­dos.

Pa­ra apren­der a lu­tar bo­xe, é con­ve­nien­te as­so­ciar te­o­ria e prá­ti­ca. Pa­ra apren­der a es­cre­ver é ne­ces­sá­rio es­cre­ver e não ape­nas ler. Pa­ra apren­der a es­cre­ver é ne­ces­sá­rio re­es­cre­ver, pre­fe­ren­ci­al­men­te ori­en­ta­do por lei­tor crí­ti­co, re­vi­sor: ca­paz de ori­en­tar uma re­es­cri­ta.

Uma pes­soa que sa­be en­si­nar a es­cre­ver, ao tra­ba­lhar co­mo re­vi­sor – co­la­bo­ra em prol da su­pe­ra­ção de di­fi­cul­da­des tí­pi­cas do apren­diz. Co­mo no trei­na­men­to de bo­xe, se não lu­tar, não po­de­rá ocor­rer as ob­ser­va­ções per­ti­nen­tes se­ja do téc­ni­co, do pro­fes­sor, bem co­mo de ex­pe­ri­en­te at­le­tas.

Si­mi­lar­men­te, uma im­por­tân­cia re­la­ti­va ou uma re­le­vân­cia cru­ci­al: no trei­na­men­to do bo­xe po­de-se apren­der a es­qui­var e a gol­pe­ar; e pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da es­cri­ta po­de-se usar di­ci­o­ná­rios pa­ra com­pre­en­der a pa­la­vra em inú­me­ros con­tex­tos.

Ler é im­por­tan­te. Foi ne­ces­sá­rio pa­ra o au­tor des­te tex­to,  ler to­dos os 8 vo­lu­mes de uma co­le­ção de His­tó­ria da Fi­lo­so­fia. Foi re­le­van­te ler tex­tos e ou­tros li­vros, me­di­an­te exaus­ti­va con­sul­ta aos di­ci­o­ná­rios de Lín­gua Por­tu­gue­sa e Fi­lo­so­fia. As­sim sen­do, ele con­se­guiu fa­zer os tra­ba­lhos ne­ces­sá­rios pa­ra a con­clu­são do Cur­so Su­pe­ri­or: Li­cen­cia­tu­ra em: Fi­lo­so­fia.

Wes­ley Ro­dri­gues Ro­cha é Mes­tre em His­tó­ria pe­la PUC de Go­i­ás, pro­fes­sor de His­tó­ria e Xa­drez da re­de mu­ni­ci­pal de en­si­no da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, e es­cri­tor, au­tor de 4 li­vros.

Pos­te­rior­men­te, ele tor­nou-se es­cri­tor au­xi­li­a­do não ape­nas pe­lo uso de di­ci­o­ná­rios, mas tam­bém pe­la co­la­bo­ra­ção de pro­fes­so­res e pro­fes­so­ras de por­tu­guês – pes­so­as de­di­ca­das à re­vi­são em prol do con­ti­nuo, ár­duo e de­mo­ra­do tra­ba­lho de re­es­cre­ver – ten­tan­do, me­lho­rar o tex­to ul­te­rior­men­te es­cri­to.

Pa­ra­béns a to­dos os pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção que aju­dam os alu­nos e as alu­nas a ler e es­cre­ver, es­pe­ci­al­men­te aos mes­tres da lín­gua por­tu­gue­sa. O au­tor des­te tex­to é Li­cen­cia­do em Fi­lo­so­fia, Mes­tre em His­tó­ria e es­cri­tor – au­tor de 4 li­vros e mais de 40 ar­ti­gos. Is­to não se­ria pos­sí­vel sem a co­la­bo­ra­ção de inú­me­ros pro­fes­so­res e pro­fes­so­ras, es­pe­ci­al­men­te  da nos­sa Lín­gua Por­tu­gue­sa.

 

(Wes­ley Ro­dri­gues Ro­cha, mes­tre em His­tó­ria pe­la PUC de Go­i­ás, pro­fes­sor de His­tó­ria  da re­de mu­ni­ci­pal de en­si­no da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, es­cri­tor, au­tor de 4 li­vros, o úl­ti­mo no pre­lo, com o se­guin­te tí­tu­lo: Com­po­si­ção Po­é­ti­ca: en­re­do e for­mas)

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