Opinião

Para Fernando Haddad, Raquel Teixeira 

Diário da Manhã

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 00:11 | Atualizado há 6 anos

“O que nos fal­ta é a ca­pa­ci­da­de de trans­for­mar em pro­pos­ta aqui­lo que ilu­mi­na nos­sa in­te­li­gên­cia e mo­bi­li­za nos­sos co­ra­ções: a cons­tru­ção de um no­vo mun­do”.

Her­bert de Sou­za

 

As vo­zes que cla­mam por so­lu­ções pa­ra as ma­ze­las po­lí­ti­cas de nos­so Pa­ís pre­ci­sam se aten­tar pa­ra o fa­to de que não é pos­sí­vel mais, en­fren­tar­mos os mes­mos pro­ble­mas de sé­cu­los, com o mes­mo olhar, o mes­mo pen­sa­men­to e as mes­mas ati­tu­des de an­tes. É pre­ci­so que se pro­mo­va a me­ta­nóia ne­ces­sá­ria à es­ta era e su­as trans­for­ma­ções so­ci­o­e­co­nô­mi­cas.

A Edu­ca­ção, ca­da vez mais, dá lu­gar à apren­di­za­gem e ao trei­na­men­to. Trei­na­men­to pa­ra o tra­ba­lho, pa­ra a ser­vi­dão ao mer­ca­do. Não es­tá li­ga­da à pro­du­ção ou ao con­su­mo de co­nhe­ci­men­to.

Con­tra­di­to­ri­a­men­te, à ca­da dia, a Edu­ca­ção tem re­ce­bi­do mais crí­ti­cas, di­an­te de re­sul­ta­dos que re­ve­lam que a nos­sa ju­ven­tu­de lê mal, mal es­cre­ve, mal fa­la, mal en­ten­de e mal se ex­pres­sa, no ge­ral. Pes­qui­sas já in­di­cam que a nos­sa so­ci­e­da­de dos di­plo­mas não es­tá ap­ta a “sa­tis­fa­zer” o mer­ca­do. As es­ta­tís­ti­cas in­di­cam de­fi­ci­ên­cias e di­fi­cul­da­des, tan­to de con­te­ú­do quan­to de ha­bi­li­da­des.

A es­co­la pú­bli­ca for­mal é ran­ço­sa; não es­tá al­fa­be­ti­zan­do bem, não fo­men­ta o de­sen­vol­vi­men­to do sen­so crí­ti­co e não é atra­ti­va ao alu­na­do bra­si­lei­ro. Não de­sen­vol­ve la­ços de res­pei­to, con­fi­an­ça, fra­ter­ni­da­de, no ge­ral. Pre­ci­sa se re­la­ci­o­nar com o Su­as e o Sus, in­do além dos seus mu­ros, al­can­çan­do as co­mu­ni­da­des, tan­to quan­to as fa­mí­lias. Não há ou­tra for­ma de Edu­ca­ção In­te­gral.

Nos­sa so­ci­e­da­de pre­ci­sa pa­rar de edu­car e de vi­ver pa­ra sa­tis­fa­zer o mer­ca­do. Pre­ci­sa pen­sar a vi­da que vi­ve e a vi­da que quer, tra­ba­lhan­do nes­te sen­ti­do. O se­tor pú­bli­co pre­ci­sa pa­rar de go­ver­nar pa­ra o mer­ca­do. Pre­ci­sa de­sen­vol­ver po­lí­ti­cas edu­ca­cio­nais pa­ra além da es­co­la for­mal, uti­li­zan­do-se, pa­ra isso, os Cras e Cre­as da As­sis­tên­cia So­ci­al, por exem­plo, que de­ve fa­zer mais do que ofe­re­cer “bol­sas” de au­xí­lio.

Pre­ci­sa de uma Edu­ca­ção que al­can­ce cri­an­ças e jo­vens e adul­tos, pa­ra uma so­ci­e­da­de que avan­ce em sen­ti­do con­trá­rio ao da bar­bá­rie que te­mos vis­to.

Ques­tões co­mo edu­ca­ção pa­tri­mo­ni­al e am­bien­tal, hu­ma­ni­za­ção de es­pa­ços pú­bli­cos, de­pre­da­ção de par­ques e es­co­las, co­le­ta se­le­ti­va e re­ci­cla­gem de li­xo, por exem­plo, de­ve­ri­am es­tar na pau­ta do dia, da Edu­ca­ção, que in­fe­liz­men­te só pen­sa a Es­co­la e não tra­ta es­tes te­mas ou ou­tros, trans­ver­sais, a con­ten­to.

Pre­o­cu­pa-me a fal­ta da Edu­ca­ção na vi­da de pes­so­as adul­tas que se re­ti­ra­ram do pro­ces­so edu­ca­ti­vo for­mal. É uma ques­tão que tem que ser vis­ta.

Nas ci­da­des gran­des, as cons­tan­tes mi­gra­ções ge­ram pro­ces­sos de acul­tu­ra­ção e bul­ling so­ci­al. So­ma-se a is­so o bai­xo ní­vel es­co­lar e a es­po­li­a­ção da clas­se tra­ba­lha­do­ra, que não con­se­gue ga­ran­tir qua­li­da­de de vi­da e tem, à ca­da dia, sua sa­ú­de mais com­pro­me­ti­da. In­clu­si­ve, a men­tal.

Pen­san­do a mi­gra­ção, que­ro po­der su­ge­rir uma Fei­ra Anual dos Es­ta­dos. Em Go­i­ás, tí­nha­mos as “bar­ra­cas dos es­ta­dos”, na pe­cu­á­ria, mas es­ta se des­ca­rac­te­ri­zou e as bar­ra­cas, que ge­ra­vam uma com­pe­ti­ti­vi­da­de fes­ti­va tão ba­ca­na, já não exis­tem. Ali, con­ter­râ­ne­os se re­en­con­tra­vam, ma­ta­vam a sa­u­da­de dos cos­tu­mes, ali­men­tos, tro­ca­vam no­tí­cias, di­vul­ga­vam sua cul­tu­ra e ex­pe­ri­en­cia­vam o or­gu­lho com a ter­ra na­tal, aqui, na ter­ri­nha es­co­lhi­da pa­ra a vi­da, pe­lo acon­che­go ou por tan­tos ou­tros mo­ti­vos.

Ber­trand Rus­sel, em O Elo­gio ao Ócio, apre­goa que “é ne­ces­sá­ria uma re­for­ma edu­ca­cio­nal ra­di­cal pa­ra que o co­nhe­ci­men­to, o apren­di­za­do e o sa­ber se­jam va­lo­ri­za­dos em si mes­mo e pa­ra que o ócio, a di­ver­são e o la­zer sub­sti­tuam o tra­ba­lho co­mo ati­vi­da­des dig­ni­fi­can­tes”.

O prof. Már­cio Pochmann, dou­tor em Ci­ên­cia Eco­nô­mi­ca, já dis­se que “con­ti­nua­mos dis­cu­tin­do as con­di­ções de tra­ba­lho co­mo her­dei­ros do ca­pi­ta­lis­mo do sé­cu­lo XX”, afir­man­do que “é pre­ci­so con­si­de­rar que es­ta­mos di­an­te de uma no­va pos­si­bi­li­da­de téc­ni­ca de or­ga­ni­za­ção do tra­ba­lho, com jor­na­das di­á­rias me­no­res e in­gres­so no mer­ca­do de tra­ba­lho so­men­te aos 25 anos”, con­si­de­ran­do que “an­tes, a pes­soa de­ve ser to­tal­men­te in­te­gra­da a uma edu­ca­ção que de­ve ser re­ce­bi­da ao lon­go de to­da sua vi­da, di­an­te da com­ple­xi­da­de da so­ci­e­da­de con­tem­po­râ­nea”.

O bai­xo po­der de com­pra sa­la­ri­al re­me­te fa­mí­lias in­tei­ras ao mer­ca­do de tra­ba­lho, au­men­tan­do o exér­ci­to de re­ser­va e ga­ran­tin­do o ci­clo de re­pro­du­ção des­sa si­tu­a­ção. E as fa­mí­lias, qua­se nun­ca con­se­guem ga­ran­tir aos seus mem­bros, sa­ú­de, edu­ca­ção, la­zer, mo­ra­dia e tran­spor­te com dig­ni­da­de mí­ni­ma, nos ser­vi­ços pú­bli­cos, em­bo­ra os tri­bu­tos fis­cais des­ti­na­dos a ga­ran­tir es­tes di­rei­tos bá­si­cos, one­rem mer­ca­do e so­ci­e­da­de. Aí, nos­sa ju­ven­tu­de ser­ve de mão de obra ba­ra­ta e ocu­pa va­gas que ser­vi­ri­am pa­ra che­fes de fa­mí­lia.

O tra­ba­lho na ju­ven­tu­de é, es­ta­tis­ti­ca­men­te, des­de sem­pre, mo­ti­vo de eva­são es­co­lar, e es­ta é a cau­sa da fal­ta de qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal no mer­ca­do. Além do mais, ao aden­trar o mer­ca­do, o(a) jo­vem pas­sa a ser res­pon­sá­vel por si, a ir e vir por con­ta pró­pria; em con­tra­par­ti­da, tem me­nos tem­po pa­ra o con­ví­vio fa­mi­liar, pa­ra os es­tu­dos, o la­zer; ad­qui­re maus há­bi­tos pes­so­ais e so­ci­ais.

Tam­bém não co­mun­go das ma­ra­vi­lhas das cre­ches e es­co­las in­te­gra­is. Es­tas, de­vem va­ler co­mo op­ção, não con­di­ção ou ide­al. É a fa­mí­lia que de­ve cri­ar seus fi­lhos, não o Es­ta­do. A prer­ro­ga­ti­va das es­co­las in­te­gra­is e cre­ches é par­te da ideia de­sen­vol­vi­men­tis­ta, e de­ve­ria ter si­do efe­ti­va­da nos idos dos anos 70, mas já não ser­vem pa­ra es­te sé­cu­lo, que vem im­pri­min­do com­por­ta­men­tos e há­bi­tos so­ci­ais que ace­nam pa­ra a ne­ces­si­da­de da de­sa­ce­le­ra­ção do tem­po e de uma mai­or e me­lhor con­vi­vên­cia fa­mi­liar e so­ci­al na re­a­li­da­de con­cre­ta do nos­so dia a dia.

O mo­de­lo edu­ca­cio­nal ide­al pas­sa por Pau­lo Frei­re, pe­la edu­ca­ção in­te­gral, mas não ne­ces­sa­ria­men­te pe­la es­co­la in­te­gral – in­te­res­san­te pa­ra o sé­cu­lo pas­sa­do, a so­ci­e­da­de in­dus­tri­al.

A po­lí­ti­ca de­sen­vol­vi­men­tis­ta bra­si­lei­ra, ali­a­da à cul­tu­ra oci­den­tal prag­má­ti­ca e re­pro­du­zi­da a par­tir de uma his­tó­ria ei­va­da pe­la con­cen­tra­ção de ren­da e a ex­plo­ra­ção, em no­me do acú­mu­lo de ca­pi­tal, es­tá em co­lap­so.

Já é tem­po de a Edu­ca­ção ser com­pre­en­di­da en­quan­to sis­te­ma pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no, fon­te de co­nhe­ci­men­to, li­ber­tá­ria, e não co­mo me­ca­nis­mo de in­cul­ca­ção, co­mo re­tó­ri­ca po­pu­lis­ta ou ins­tru­men­to pa­ra for­ma­ção de mão de obra ‘qua­li­fi­ca­da’.

São mui­tas, as ques­tões da Edu­ca­ção, que es­tão lar­ga­das. É tem­po de in­ves­tir­mos em uma dis­cus­são fun­da­men­tal, de acor­do com Freud, pa­ra a nos­sa fe­li­ci­da­de, en­quan­to hu­ma­ni­da­de: a nos­sa se­xu­a­li­da­de. Edu­ca­ção se­xu­al, não só nas es­co­las, pa­ra ado­les­cen­tes e jo­vens. Pre­ci­sa­mos que es­co­las, co­mu­ni­da­des, igre­jas, co­mér­cios, em­pre­sas en­fim, to­da a so­ci­e­da­de con­ver­se so­bre o abor­to, os inú­me­ros e até os ig­no­ra­dos es­tu­pros que sa­be­mos que exis­tem em nos­so pa­ís, so­bre vi­o­lên­cia do­més­ti­ca, ini­ci­a­ção se­xu­al e gra­vi­dez pre­co­ces. Ora, se nos­sa so­ci­e­da­de jo­ga fe­to/be­bê vi­vo no li­xo, ou se ma­ta an­tes de jo­gar, is­to não é pro­ble­ma de fo­ro ín­ti­mo, ape­nas. Se nos­sos ho­mens (mo­ços, até) se com­por­tam co­mo bes­tas, co­mo ani­mais ru­pes­tres, e es­tu­pram, vi­o­len­tam, de­sa­co­lhem su­as cri­as (mes­mo que se­jam fru­tos de re­la­ção “ex­tem­po­râ­nea”…), is­to é uma ques­tão de sa­ú­de men­tal, cul­tu­ral e de edu­ca­ção e de se­gu­ran­ça… É sim, uma ques­tão de Es­ta­do.

O pla­ne­ja­men­to fa­mi­liar, o es­tí­mu­lo aos bons há­bi­tos da ali­men­ta­ção sa­u­dá­vel, da prá­ti­ca di­á­ria de ati­vi­da­des fí­si­cas e a pre­o­cu­pa­ção com o meio am­bi­en­te, re­to­man­do as dis­cus­sões e ati­vi­da­des da an­ti­ga Agen­da 21, são pre­mis­sas bá­si­cas pa­ra as mu­dan­ças que o Bra­sil en­se­ja.

Pre­ci­sa­mos de in­ves­ti­men­tos em pes­qui­sas nos cam­pos da bi­o­lo­gia, da tec­no­lo­gia e tam­bém da so­ci­o­lo­gia e de­mais ci­ên­cias hu­ma­nas, nas qua­is qua­se na­da, ou bem pou­co, se in­ves­tia, an­tes de pi­o­rar dras­ti­ca­men­te com a atu­al po­lí­ti­ca do Go­ver­no Fe­de­ral.

Que­ro aqui, dis­cor­dar da for­ma com que é tra­ta­da a ques­tão do Tra­ba­lho. Da ideia pu­ris­ta de que “o tra­ba­lho dig­ni­fi­ca o ho­mem”, sem pen­sar no que sig­ni­fi­ca ao tra­ba­lha­dor, tra­ba­lhar e não ga­ran­tir vi­da re­al­men­te dig­na a si e sua fa­mí­lia. Não se ga­ran­te sa­lá­rio jus­to, sa­ú­de, la­zer, tran­spor­te, edu­ca­ção, mo­ra­dia. Não é só tra­ba­lho, o que dig­ni­fi­ca a pes­soa hu­ma­na. É mais, o exer­cí­cio de Ser pes­soa hu­ma­na, de de­sen­vol­ver seus po­ten­ci­ais hu­ma­nos.

Quan­do pen­sa­mos em sa­ú­de, ape­nas re­cla­ma­mos so­bre as con­di­ções pa­ra o tra­ta­men­to de do­en­ças, ra­ra­men­te pen­san­do ou in­ter­fe­rin­do pa­ra que a do­en­ça não aco­me­ta.

Ber­trand Rus­sel, em O Elo­gio ao Ócio, afir­ma ca­te­go­ri­ca­men­te, que “a mo­ral do tra­ba­lho é uma mo­ral de es­cra­vos, e o mun­do mo­der­no não pre­ci­sa de es­cra­vi­dão”. Rus­sel, nos anos de 1935, já de­fen­dia qua­tro ho­ras di­á­rias de tra­ba­lho e di­zia que só as­sim “ha­ve­rá fe­li­ci­da­de e ale­gria de vi­ver, em vez de ner­vos em fran­ga­lhos, fa­di­ga e má di­ges­tão”.

Nes­te ca­so, a pre­vi­dên­cia so­ci­al po­de con­tri­bu­ir com da­dos so­bre ida­des e pro­ble­mas de sa­ú­de que de­man­dam afas­ta­men­tos re­mu­ne­ra­dos e apo­sen­ta­do­ri­as pre­co­ces. Cons­ta­ta-se, de fa­to, que o mer­ca­do de tra­ba­lho es­tra­ga e o INSS pa­ga.

Te­mos pen­sa­do mui­to, as do­en­ças, e nos de­di­ca­do à elas. Pre­ci­sa­mos pen­sar mais, a sa­ú­de, e nos de­di­car à ela. Pre­ci­sa­mos de um Es­ta­do que a pro­mo­va.

Di­an­te dis­to é que o Bra­sil pre­ci­sa pen­sar no la­zer de sua po­pu­la­ção, in­ves­tin­do em pro­gra­mas de tu­ris­mo so­ci­al e ga­ran­tin­do por exem­plo, o fun­cio­na­men­to de par­ques pú­bli­cos em tur­no no­tur­no, du­ran­te a se­ma­na, e 24 ho­ras nos fi­nais de se­ma­na, pa­ra pes­so­as que cum­prem tur­nos ir­re­gu­la­res de tra­ba­lho, con­si­de­ran­do que o se­tor pri­va­do, in­ves­te em la­zer e en­tre­te­ni­men­to, mas não se pre­o­cu­pa com os efei­tos do que ofe­re­cem e tra­ba­lham 24 ho­ras por dia. São ba­res, bo­a­tes, lan hou­ses, fes­tas psi­co­dé­li­cas, fil­mes, jo­gos, pos­tos de con­ve­niên­cia, tu­do “edu­can­do” pa­ra a vi­da. A es­ca­la é in­dus­tri­al. No se­tor pú­bli­co, a es­ca­la é ar­te­sa­nal, e os re­sul­ta­dos, po­de­mos ver: vi­o­lên­cia nas noi­tes, to­xi­co­ma­ni­as, in­sa­tis­fa­ção pes­so­al, ego­cen­tris­mo e per­da de vá­rios va­lo­res hu­ma­nos co­le­ti­vos es­sen­ci­ais, em uma so­ci­e­da­de fú­til, com ape­go em va­lo­res efê­me­ros e sem pre­o­cu­pa­ção com a sa­ú­de e com a vi­da. Mas que tra­ba­lha mui­to.

Quan­to ao Tra­ba­lho, é fun­da­men­tal cons­ti­tu­ir­mos um Mo­vi­men­to jun­to a tra­ba­lha­do­res(as), pa­tro­as e pa­trões, com uma ação ge­nu­i­na­men­te vol­ta­da pa­ra o bem co­mum, os ide­ais co­le­ti­vos e a eman­ci­pa­ção do ho­mem, atra­vés do in­ves­ti­men­to na pro­du­ção do pen­sa­men­to co­le­ti­vo acer­ca das ques­tões hu­ma­nas, as­so­cian­do a prá­ti­ca co­ti­dia­na aos ide­ais te­ó­ri­cos, re­qua­li­fi­can­do pos­tos de tra­ba­lho e re­fle­tin­do so­bre con­di­ções e mo­der­ni­za­ção do mes­mo, no sen­ti­do de am­pli­ar­mos o grau de sa­tis­fa­ção de pa­trões, tra­ba­lha­do­res e usu­á­rios dos ser­vi­ços e pro­du­tos ofe­re­ci­dos, pois não é ape­nas o se­tor pú­bli­co que ca­re­ce de mu­dan­ças e se­ri­e­da­de em sua con­du­ção; a re­a­li­da­de eco­nô­mi­ca mun­di­al nos re­me­te a obri­ga­ção de bus­car­mos no­vos ru­mos pa­ra o con­su­mo e a pro­du­ção de bens e ser­vi­ços, que ga­ran­tam pa­drão de qua­li­da­de e sus­ten­ta­bi­li­da­de so­ci­o­am­bien­tal.

Ne­ces­sá­rio se faz, en­tão, a es­te Mo­vi­men­to, um sis­te­ma de si­te/in­tra­net pa­ra apoio, con­ten­do os pi­la­res das ações, pes­qui­sas e in­di­ca­do­res so­ci­o­e­co­nô­mi­cos, pro­ble­mas/ en­ca­mi­nha­men­tos/so­lu­ções e ou­tras in­for­ma­ções re­le­van­tes, com dis­po­si­ção de ma­te­ri­al te­ó­ri­co pa­ra ro­das de con­ver­sa en­tre o pa­tro­na­to e tra­ba­lha­do­res e pa­ra a im­plan­ta­ção de uma Agen­da Le­gal, que con­te­nha um ca­len­dá­rio ge­ral de te­mas e ações im­por­tan­tes, mas que de­ve­rá ser ade­qua­do, con­for­me as di­fe­ren­tes re­a­li­da­des lo­ca­is, de acor­do com ca­da em­pre­sa par­ti­ci­pan­te. Nes­te vi­és, te­mos ques­tões co­le­ti­vas co­mo re­du­ção de jor­na­da de tra­ba­lho, di­rei­tos e de­ve­res tra­ba­lhis­tas e pa­tro­nais, e ou­tras, per­ti­nen­tes tam­bém à in­di­vi­dua­li­da­de, co­mo éti­ca, sa­ú­de, di­rei­tos hu­ma­nos e meio am­bi­en­te, en­tre ou­tros te­mas re­le­van­tes e que afe­tam o hu­mor do mer­ca­do, a clas­se tra­ba­lha­do­ra e a so­ci­e­da­de em ge­ral.

As “dis­cus­sões” de­ve­rão ser no mí­ni­mo, quin­ze­nais, com um tem­po de no mí­ni­mo, 20 mi­nu­tos, mas as ações de­ve­rão ser con­tí­nu­as; tu­do de­ve­rá ser de­fi­ni­do de mo­do de­mo­crá­ti­co, par­ti­ci­pa­ti­vo. Po­de-se pro­gra­mar gin­ca­nas, car­ta­zes, ade­si­vos, con­cur­sos, fes­tas, se­mi­ná­rios, en­fim, ati­vi­da­des ao gos­to e pos­si­bi­li­da­de lo­cal. As em­pre­sas/en­ti­da­des clas­sis­tas que ade­ri­rem de­ve­rão re­ce­ber um se­lo de iden­ti­da­de.

A di­ver­si­da­de de op­ções do mer­ca­do exi­ge com­pe­ti­ti­vi­da­de. Por ou­tro la­do, ad­mi­nis­tra­do­res mo­der­nos in­di­cam a vi­são de fu­tu­ro co­mo sen­do que­si­to pa­ra qual­quer em­pre­en­di­men­to de su­ces­so, além do in­ves­ti­men­to no ca­pi­tal hu­ma­no, com trei­na­men­tos e as­sis­tên­cia aos fun­cio­ná­rios, que aca­bam me­lho­ran­do a pro­du­ti­vi­da­de, bus­can­do re­al­men­te a ino­va­ção de al­guns va­lo­res, re­gras e com­por­ta­men­tos, tan­to no mer­ca­do quan­to na so­ci­e­da­de co­mo um to­do, com vis­tas à su­pe­ra­ção da vi­são mer­ca­do­ló­gi­ca do ar­cai­co ca­pi­ta­lis­mo sel­va­gem, on­de tu­do é mer­ca­do­ria, on­de o lu­cro e a van­ta­gem são pre­mis­sas bá­si­cas.

Não pre­ci­sa­mos for­mar uma “mas­sa de tra­ba­lha­do­res ap­ta” às con­di­ções e ne­ces­si­da­des do mer­ca­do. O Es­ta­do cria de­ter­mi­na­do ti­po de ci­vi­li­za­ção, e o Es­ta­do atu­al não tem que cri­ar tra­ba­lha­do­res úte­is ao mer­ca­do, e sim um mer­ca­do e um Es­ta­do que sir­vam à ci­da­da­nia, aos ci­da­dã­os, cri­an­do as­sim, uma ci­vi­li­za­ção mais fe­liz.

As fa­mí­lias da clas­se tra­ba­lha­do­ra pre­ci­sam ter seus di­rei­tos bá­si­cos ga­ran­ti­dos. Pen­sar que o es­tu­do, o la­zer, o es­por­te, o tu­ris­mo, as ar­tes e a cul­tu­ra tam­bém dig­ni­fi­cam o ho­mem… Aban­do­nar a mo­ral es­cra­va e a fal­sa mo­ral po­li­ti­quei­ra que ten­ta fa­zer do ou­tro, o pro­ble­ma, sem­pre. Ou en­tão, a mas­sa de ma­no­bra da ho­ra, sob os ro­jões de im­pro­pé­ri­os e de bra­va­tas me­dí­o­cres, que tan­to agra­dam as tur­bas in­sen­sa­tas e re­pe­ti­ti­vas.

Sem mu­dan­ças de con­cep­ção, não te­re­mos trans­for­ma­ção!

 

(Ale­xan­dra Ma­cha­do Cos­ta, as­sis­ten­te so­ci­al, fun­cio­ná­ria pú­bli­ca)

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