Opinião

Perda de audição causa atraso na fala das crianças

Diário da Manhã

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 22:38 | Atualizado há 6 anos

O de­sen­vol­vi­men­to da fa­la nos pri­mei­ros anos de vi­da de uma cri­an­ça po­de ser afe­ta­do por pro­ble­mas de au­di­ção não di­ag­nos­ti­ca­dos. Por is­so, é mui­to im­por­tan­te que os pa­is fi­quem aten­tos aos si­nais de atra­so na lin­gua­gem oral, nos pri­mei­ros dois anos de vi­da, pa­ra evi­tar que a cri­an­ça te­nha pre­ju­í­zos no seu de­sen­vol­vi­men­to que po­dem acar­re­tar em pro­ble­mas por to­da a vi­da.

Mui­tos pa­is só bus­cam tra­ta­men­to pa­ra o pro­ble­ma de au­di­ção dos fi­lhos quan­do ou­tros sin­to­mas co­me­çam a sur­gir, ape­sar de o atra­so na fa­la e a fal­ta de di­á­lo­go se­rem os si­nais mais evi­den­tes. Di­ag­nós­ti­cos equi­vo­ca­dos e o cos­tu­me de es­pe­rar que a cri­an­ça de­sen­vol­va o di­á­lo­go na­tu­ral­men­te po­dem cau­sar da­nos ir­re­pa­rá­veis na in­fân­cia e até na vi­da adul­ta; além de atra­sar o tra­ta­men­to do dé­fi­cit au­di­ti­vo.

Quan­to an­tes o tra­ta­men­to for ini­ci­a­do, mai­o­res as chan­ces de um bom de­sen­vol­vi­men­to in­fan­til, além de me­lho­res re­sul­ta­dos no pro­ces­so de tra­ta­men­to que pos­si­bi­li­tam que o de­sem­pe­nho co­mu­ni­ca­ti­vo se­ja al­can­ça­do mais ra­pi­da­men­te, mui­to pró­xi­mo ao de cri­an­ças ou­vin­tes. Não há por que pos­ter­gar. A per­da au­di­ti­va po­de ser di­ag­nos­ti­ca­da com uma au­di­o­me­tria, um exa­me sim­ples que de­tec­ta a do­en­ça em até 90% dos ca­sos.

É im­por­tan­te des­ta­car que o pro­ces­so de ma­tu­ra­ção do sis­te­ma au­di­ti­vo cen­tral ocor­re du­ran­te os pri­mei­ros anos de vi­da. Por is­so, a es­ti­mu­la­ção so­no­ra nes­te pe­rí­o­do de mai­or plas­ti­ci­da­de ce­re­bral é im­pres­cin­dí­vel, já que pa­ra o apren­di­za­do da lin­gua­gem oral e, con­se­quen­te­men­te, o de­sen­vol­vi­men­to in­te­lec­tu­al, emo­cio­nal e de ha­bi­li­da­des, é pre­ci­so que as cri­an­ças in­te­ra­jam com seus in­ter­lo­cu­to­res e, as­sim, es­ta­be­le­çam no­vas co­ne­xões neu­ra­is. É bom lem­brar tam­bém que há di­fe­ren­ças en­tre ou­vir e es­cu­tar. Os sons que en­tram pe­los ou­vi­dos pre­ci­sam fa­zer sen­ti­do, ter sig­ni­fi­ca­do.

E mes­mo que a cri­an­ça, quan­do re­cém-nas­ci­da, não te­nha apre­sen­ta­do al­te­ra­ções au­di­ti­vas no Tes­te da Ore­lhi­nha, ao me­nor si­nal de atra­so na fa­la é im­por­tan­te que ela se­ja sub­me­ti­da a no­vos exa­mes, pois a per­da au­di­ti­va po­de ser ge­né­ti­ca ou pro­gres­si­va, ou mes­mo ser cau­sa­da por me­di­ca­men­tos oto­tó­xi­cos, se ma­ni­fes­tan­do, por­tan­to, ao lon­go da in­fân­cia. Exa­mes co­mo o Peate (Po­ten­ci­al Evo­ca­do Au­di­ti­vo de Tron­co En­ce­fá­li­co) e o EOA (Emis­são Oto­a­cús­ti­ca) po­dem de­tec­tar o grau de per­da au­di­ti­va, ser­vin­do co­mo pon­to de par­ti­da pa­ra que o mé­di­co otor­ri­no­la­rin­go­lo­gis­ta in­di­que o tra­ta­men­to mais ade­qua­do pa­ra ca­da ca­so.

Com o pas­sar do anos, por cau­sa da fal­ta de di­á­lo­go, a per­da au­di­ti­va vai afe­tar a so­ci­a­li­za­ção e a au­to­es­ti­ma das cri­an­ças e po­de tam­bém pre­ju­di­car bas­tan­te o seu de­sen­vol­vi­men­to cog­ni­ti­vo e a al­fa­be­ti­za­ção. De acor­do com o Cen­so Es­co­lar, en­tre 2011 e 2016 hou­ve uma re­du­ção de 23% no uni­ver­so de es­tu­dan­tes sur­dos, o que dá a en­ten­der que es­se pú­bli­co es­ta­ria dei­xan­do a es­co­la. Não ra­ro, há pes­so­as que só iden­ti­fi­cam a per­da au­di­ti­va na uni­ver­si­da­de e des­co­brem que a di­fi­cul­da­de de apren­di­za­gem ou até mes­mo o dé­fi­cit de aten­ção di­ag­nos­ti­ca­do na in­fân­cia era, na ver­da­de, di­fi­cul­da­de pa­ra ou­vir.

Da­dos da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Sa­ú­de apon­tam que apro­xi­ma­da­men­te 32 mi­lhões de cri­an­ças, no mun­do in­tei­ro, têm al­gum ti­po de de­fi­ci­ên­cia au­di­ti­va, sen­do que 40% dos ca­sos ocor­rem de­vi­do a pro­ble­mas ge­né­ti­cos e 31% por cau­sa de in­fec­ções, co­mo sa­ram­po, ru­bé­o­la e me­nin­gi­te. No Bra­sil, se­gun­do da­dos do IB­GE, um mi­lhão dos 9,7 mi­lhões de pes­so­as que têm de­fi­ci­ên­cia au­di­ti­va são jo­vens de até 19 anos. Es­ti­ma-se que três em ca­da 1.000 cri­an­ças so­frem com al­gum ti­po de per­da au­di­ti­va.

 

(Mar­cel­la Vi­dal de Frei­tas, fo­no­au­di­ó­lo­ga res­pon­sá­vel pe­la Área Pe­di­á­tri­ca da Te­lex So­lu­ções Au­di­ti­vas; for­ma­da pe­la UFRJ, es­pe­cia­lis­ta em Au­di­o­lo­gia Clí­ni­ca pe­lo Con­se­lho Fe­de­ral de Fo­no­au­di­o­lo­gia)

 

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