Perder a fé, jamais! – Porque não sou candidato
Diário da Manhã
Publicado em 29 de agosto de 2018 às 22:34 | Atualizado há 6 anosBoa parte da minha caminhada dentro da história recente do Brasil, a fiz pelos corredores e plenários das casas do Congresso Nacional. Vi de tudo. O que se deve e o que não se deve fazer. Uma escola.
Ainda alcancei, hoje extintos, mestres das tribunas e legisladores voltados para o bem comum, dotados de cultura e senso patriótico. Dava gosto participar dos debates e das ilustradas discussões nas comissões temáticas na busca de se chegar ao melhor texto de um projeto, para depois receber o restante de luz por parte do plenário, e daí virar lei.
Claro que não escondo que naqueles idos já existiam os malversadores, tais como os “anões do orçamento”. Contudo, foram minúsculas células se comparados ao que temos agora em termos de corrupção.
A vida pública, com destaque para as funções que para serem ocupadas depende de voto, perdeu o encanto. Antes, era uma honraria ocupar a primeira magistratura (leia-se, presidência) da República; hoje, é meio caminho andado para o cárcere. Triste constatar. As demais funções, com igual sina.
De certos tempos até aqui, pessoas consideradas de bem correm léguas de qualquer participação política. Uma bancarrota moral. Ficamos literalmente atolados na falta de opção: qualquer um é que se apresenta para a disputa. Já que é assim, os que lá estão, continuam.
Mesmo consciente deste flagelo, por um triz não coloco meu nome em apreciação para uma vaga do Congresso Nacional.
Ah, por que não o fiz, dou agora, uma das minhas razões.
Tanto Câmara Federal como Senado (hipóteses que eu poderia buscar) atuam de forma colegiada, ou seja, os 594 são dependentes uns dos outros nas decisões.
Então, resolvi saber sobre o perfil, Estado por Estado, dos candidatos. Desisti da disputa (ser apenas mais um?). Ainda assim, perder a fé, jamais! Fica para uma próxima vez, embora do debate, aqui do meu cantinho, eu não abra mão.
(Iram Saraiva, ministro emérito do Tribunal de Contas da União)
]]>