Opinião

Pluralidade existencial

Diário da Manhã

Publicado em 10 de maio de 2016 às 21:26 | Atualizado há 9 anos

O an­da­ri­lho em sua jor­na­da con­ti­nua em um mun­do de múl­ti­plas va­ri­á­veis se­gue em bus­ca de co­nhe­ci­men­to, a bus­ca eter­na por ex­pli­ca­ções so­bre o mun­do e o pró­prio ser, é um mo­ti­vo pa­ra sua con­ti­nui­da­de exis­ten­ci­al.

A bus­ca pe­las ver­da­des exis­ten­ci­ais é o com­bus­tí­vel da al­ma da­que­le que va­ga des­de o prin­cí­pio em bus­ca de res­pos­tas so­bre sua ori­gem, o seu sen­ti­do exis­ten­ci­al e o que acon­te­ce apos sua mor­te.

O te­mor à mor­te faz com que o ho­mem se ame­dron­te du­ran­te to­da sua jor­na­da, e um mis­té­rio que exi­ge dos se­res bus­cas in­ces­san­tes por res­pos­tas que nun­ca che­gam.

As­sim o ser que va­ga se­gue seu des­ti­no, va­ga pe­lo mun­do, va­ga den­tro de si, as res­pos­tas de ho­je se trans­for­mam nas per­gun­tas do ama­nhã, o con­cre­to e a exis­tên­cia, o abs­tra­to e seu sen­ti­do e seu fim.

A cren­ça em um mun­do su­pe­ri­or nos mo­ve, nos ins­pi­ra, faz com que nos­sa men­te va­gue den­tro de nos mes­mos, pois em nos­so pla­no exis­ten­ci­al o mai­or se­gre­do e o pró­prio ho­mem.

Bus­ca­mos sa­ber quem nos cri­ou, ou se fo­mos fru­to de uma evo­lu­ção, as cor­ren­tes se di­vi­dem, ca­da uma das cor­ren­tes bus­ca a con­fir­ma­ção de su­as res­pos­tas na cha­ma eter­na da pró­pria exis­tên­cia.

Es­que­cen­do-se de sua co­ne­xão com a pró­pria vi­da, com o pró­prio eu, e as­sim o tem­po se es­vai na am­pu­lhe­ta do des­ti­no.

A vi­a­gem den­tro de si não pa­ra, o an­da­ri­lho bus­ca por res­pos­tas que ve­nham a es­cla­re­cer per­gun­tas que se per­pe­tuam den­tro de si mes­mo e na men­te hu­ma­na.

O ser que ca­mi­nha ou­ve uma voz e pa­ra, um ho­mem se apro­xi­ma lhe cum­pri­men­ta.

O an­da­ri­lho olha pa­ra um ser que pa­re­ce ter vin­do de ou­tro tem­po, um ho­mem de ida­de avan­ça­da, ca­be­los e bar­bas gran­de, bran­ca co­mo a ne­ve, ves­ti­do com uma tú­ni­ca bran­ca de voz cal­ma e pau­sa­da.

O ho­mem se apro­xi­ma e per­gun­ta ao an­da­ri­lho.

O que bus­ca meu ami­go, ve­nho te acom­pa­nhan­do há al­gum tem­po, e ve­jo que con­ver­sa con­si­go mes­mo, que te afli­ge.

O an­da­ri­lho sor­ri e diz ao ve­lho.

Es­tou con­ver­san­do co­mi­go mes­mo, pois o con­fli­to dos meus pen­sa­men­tos me da ener­gia na ca­mi­nha­da pe­la bus­ca do sen­ti­do da mi­nha exis­tên­cia.

O ve­lho sor­ri e diz ao an­da­ri­lho, exis­tem pou­cos co­mo vo­cê, as pes­so­as ten­dem a se con­for­mar com as ex­pli­ca­ções que as con­vém.

Ai quem faz a per­gun­ta e o an­da­ri­lho.

E o se­nhor  de on­de vem.

O ve­lho diz ao an­da­ri­lho.

Ve­nho de múl­ti­plas exis­tên­cias, em bus­ca de res­pos­tas, sou fi­lo­so­fo do cos­mo quan­to mais apren­do mais du­vi­das sur­gem.

E as­sim se­guem dois pes­qui­sa­do­res do tem­po e das múl­ti­plas di­men­sões, dis­cu­tin­do so­bre a fal­ta de con­cre­tu­de di­an­te dos enig­mas da vi­da.

Vi­da que se se­gue, por­tas se fe­cham, sem que te­nha­mos as cha­ves da sa­be­do­ria e do tem­po.

Sem que sai­ba­mos o que vem no dia se­guin­te, as­sim o mis­té­rio se­gue nos fa­zen­do ca­mi­nhar ru­mo ao des­co­nhe­ci­do.

A ver­da­de e al­go que se for­ma sem ver­da­des ab­so­lu­tas, as leis uni­ver­sais são abs­tra­tas di­an­te do mun­do re­al, o ho­mem se­gue in­de­fe­so ru­mo a mul­ti­dis­ci­pli­na­ri­da­de de co­nhe­ci­men­tos.

E as­sim se­gue dois se­res que se de­di­cam a uma bus­ca cons­tan­te ru­mo aos mis­té­ri­os da vi­da.

O an­da­ri­lho tem in­ten­ção de acu­mu­lar co­nhe­ci­men­tos pa­ra que se tor­nem fer­ra­men­tas fa­ci­li­ta­do­ras as múl­ti­plas exis­tên­cias da pró­pria es­pé­cie.

O fi­lo­so­fo dis­cu­te em co­mo apli­car o co­nhe­ci­men­to di­an­te da ig­no­rân­cia hu­ma­na.

Pois os se­res que­rem apren­der sem es­for­ço, as pes­so­as que­rem ad­qui­rir ex­ten­so co­nhe­ci­men­to em pou­cas ho­ras de de­di­ca­ção.

O an­da­ri­lho ou­ve com aten­ção, pois sa­be que o la­bo­ra­tó­rio da vi­da nos da ex­pe­ri­ên­cia su­fi­ci­en­te pa­ra cons­tru­ir nos­sos pró­prios pen­sa­men­tos, uti­li­zan­do ex­pe­ri­ên­cias alhei­as, que pro­du­zem re­sul­ta­dos di­fe­ren­tes, pa­ra com os di­fe­ren­tes am­bi­en­tes que ocor­rem os fa­tos.

O fi­lo­so­fo en­tão se­gue ex­pon­do sua for­ma de pen­sar, em bus­ca de uma apli­ca­bi­li­da­de co­le­ti­va dos co­nhe­ci­men­tos.

Ca­ro an­da­ri­lho, os se­res se apri­si­o­nam em pen­sa­men­tos co­le­ti­vos se­guin­do ide­o­lo­gi­as pron­tas, pré-fa­bri­ca­das, que fa­zem com que o de­sen­vol­vi­men­to in­te­lec­tu­al se es­ta­ci­o­ne em zo­na mor­ta.

So­men­te aque­les que são li­vres men­tal­men­te se so­bres­sa­em aos in­for­tú­nios cau­sa­dos pe­la es­cra­vi­dão men­tal, pois quan­to mais co­nhe­ci­men­to se ad­qui­re mais li­vre uma pes­soa se tor­na.

O an­da­ri­lho a tu­do ou­ve sem ques­ti­o­nar, pois não e to­do mo­men­to que se en­con­tra al­guém ca­paz de pro­du­zir idéi­as pró­pri­as so­bre ques­tões co­muns, pois a gran­de mai­o­ria ape­nas se su­jei­ta de for­ma pa­cí­fi­ca a sub­ser­vi­ên­cia co­le­ti­va.

E as­sim o fi­lo­so­fo se­gue sua li­nha de pen­sa­men­to.

Ca­ro ami­go, de na­da ser­ve o sa­ber se ele não ti­ver al­gu­ma uti­li­da­de, e co­mo uma gran­de bi­bli­o­te­ca, on­de os li­vros fi­cam em pra­te­lei­ras, iner­tes.

As­sim e o ho­mem sá­bio que se afas­ta do mun­do por pen­sar que os ou­tros se­res não es­tão à al­tu­ra do seu co­nhe­ci­men­to, de que vai va­ler um sá­bio sem sa­be­do­ria.

Pois a sa­be­do­ria se­ria a apli­ca­ção do sa­ber.

O an­da­ri­lho con­cor­da, mas a sua for­ma.

Pois uma pes­soa que se es­for­ça em bus­ca da re­den­ção in­te­lec­tu­al não vi­ve­ra em paz com uma co­mu­ni­da­de que na­da quer, que pre­fe­re o ócio for­ça­do da co­mo­di­da­de hu­ma­na em sua bus­ca por pra­ze­res com­pe­ti­ti­vos.

O fi­lo­so­fo da um sor­ri­so, e diz ao an­da­ri­lho.

Meu ca­ro na­da e ab­so­lu­to, o co­nhe­ci­men­to age na men­te da­que­le que o de­tém, o que va­ria e a apli­ca­ção do co­nhe­ci­men­to.

Exis­tem aque­les que são fe­li­zes no mun­do da ig­no­rân­cia, que ape­nas se­guem uma ro­ti­na exis­ten­ci­al, pre­fe­rem o tra­ba­lho pe­sa­do, pois ne­le en­con­tram seu alen­to.

A mul­ti­pli­ci­da­de de se­res cau­sa uma in­fi­ni­da­de de sen­ti­men­tos, on­de ca­da um e fe­liz a sua ma­nei­ra, pois a vi­da não e uma re­cei­ta, ela e op­ta­ti­va e ca­da um se­gue em bus­ca de sua re­a­li­za­ção.

O exis­tir tem for­mas con­cre­tas de se evi­den­ci­ar, ob­via­men­te que a vi­da não e uma via de mão úni­ca, pois to­dos os ca­mi­nhos le­vam ao pai, de­ve­mos res­pei­tar a op­ção de ca­da um, e nos pre­o­cu­par com nos mes­mos.

Agin­do des­sa for­ma te­re­mos es­pa­ço pa­ra nos apro­xi­mar de to­dos os se­res, e dai em di­an­te po­de­re­mos ex­por es­sa no­va for­ma de pen­sar.

O an­da­ri­lho per­ce­be que a vi­são do fi­lo­so­fo não es­ta er­ra­da, ape­nas o ca­mi­nho e que e di­fe­ren­te, pois na­da que e for­ça­do ofe­re­ce o pra­zer ne­ces­sá­rio.

O fi­ló­so­fo en­tão con­ti­nua ex­pon­do seu pon­to de vis­ta.

Ca­ro an­da­ri­lho não co­nhe­ce­mos na­da ver­da­dei­ra­men­te, pois não so­mos ca­pa­zes de des­ven­dar a re­a­li­da­de co­mo ela e.

A mu­ta­ção e cons­tan­te, a ra­ci­o­na­li­da­de de­fi­ne a vi­são de um ob­je­to em su­as múl­ti­plas va­ri­á­veis, em ca­da épo­ca o co­nhe­ci­men­to so­fre mu­dan­ças em um flu­xo con­ti­nuo.

O co­nhe­ci­men­to se da com a di­nâ­mi­ca das mu­dan­ças, sen­do im­pos­sí­vel sa­ber a ver­da­de das coi­sas, tu­do que co­nhe­ce­mos são vin­dos de nos­sas con­jec­tu­ras pró­pri­as.

O an­da­ri­lho con­se­gue en­ten­der a for­ma de pen­sar do fi­lo­so­fo, e en­ten­de is­so co­mo uma ci­ên­cia.

Mas en­ten­de que o a per­cep­ção do mun­do re­al per­ten­ce ao es­pí­ri­to e não ao cor­po fí­si­co, pois o co­nhe­ci­men­to tran­scen­de o pró­prio ser, e in­cor­po­ra-se no pro­ces­so evo­lu­ti­vo.

Pois se uma di­vi­da acom­pa­nha seu do­no nas múl­ti­plas exis­tên­cias, o co­nhe­ci­men­to e o bal­sa­mo que re­fri­ge­ra a al­ma, e da con­di­ção pa­ra que ela si­ga se­gu­ra nos mul­ti­pla­nos exis­ten­ci­ais, sen­do a re­pa­ra­ção e co­mo uma no­va chan­ce, que se­gue ocul­ta na tran­spo­si­ção de um pla­no a ou­tro, on­de o de­ve­dor faz sua es­co­lha an­tes de in­cor­po­rar o es­pí­ri­to à car­ne.

O fi­lo­so­fo e um ci­en­tis­ta do tem­po, vem de um tem­po em que um sá­bio apren­dia com ou­tro sá­bio, dai em di­an­te co­me­ça­va a for­mu­lar seus pró­prios pon­tos de vis­ta on­de to­da hi­pó­te­se iria ge­rar uma an­tí­te­se e as­sim com a uni­ão das du­as sur­gi­ria uma no­va te­se.

O an­da­ri­lho ou­ve com aten­ção, pois mes­mo di­an­te de múl­ti­plos pa­ra­dig­mas sem­pre ti­ra­mos pro­vei­to na­qui­lo que vem no apri­mo­ra­men­to do sa­ber.

Pois o sa­ber não e es­tá­ti­co, e quan­do en­con­tra­mos al­guém que co­lo­que em dú­vi­da o nos­so pon­to de vis­ta, e nos mos­tra um no­vo ca­mi­nho con­cor­re pa­ra nos­so cres­ci­men­to in­te­lec­ti­vo.

E que um es­pí­ri­to imor­tal se apri­mo­ra na vi­ven­cia ter­re­na, ba­se­an­do-se na ra­zão e se apri­mo­ran­do con­for­me sua ma­tu­ri­da­de.

A ca­mi­nha­da se­gue em di­re­ção cós­mi­ca, pois a bus­ca e o apri­mo­ra­men­to men­tal faz com que se­res que bus­quem sua evo­lu­ção um dia se en­con­trem, is­so e pro­por­ci­o­na­do pe­lo pró­prio cri­a­dor.

Pois e ne­ces­sá­rio à fu­são e a pro­fu­são quân­ti­ca in­te­lec­ti­va cós­mi­ca pa­ra que ca­mi­nhos se cru­zem e ge­rem um no­vo cam­po vi­bra­tó­rio.

E que des­se no­vo cam­po pos­sam sur­gir se­men­tes que se es­pa­lhem e que ve­nham a for­mar uma no­va li­nha­gem de pen­sa­do­res.

Pois o cer­to e o er­ra­do e ape­nas uma for­ma de se ana­li­sar um con­jun­to de idéi­as, a in­te­ra­ção faz com que sur­jam no­vos por­tais, que vão cri­ar cam­pos mag­né­ti­cos do sa­ber.

A sa­be­do­ria cós­mi­ca e a ex­pe­ri­ên­cia acu­mu­la­da em to­do plu­ri­ver­so que ele­va o co­nhe­ci­men­to a uma for­ma mul­ti­di­men­si­o­nal, on­de to­dos os se­res acu­mu­lam e trans­mi­tem to­das as for­mas do sa­ber.

On­de ex­pe­ri­ên­cias va­ri­a­das cri­am múl­ti­plas re­a­li­da­des que se sin­cro­ni­zam, e ge­ram um pa­drão vi­bra­tó­rio tran­scen­den­te.

Apos a jor­na­da con­jun­ta o an­da­ri­lho e o fi­lo­so­fo se se­pa­ram em uma en­cru­zi­lha­da que cria ca­mi­nhos di­fe­ren­tes, os dois se des­pe­dem e se­guem ca­da um pa­ra um la­do.

Jor­na­das que se cru­zam e se se­pa­ram, mas que um dia em al­gum lu­gar vol­ta­rão a se cru­zar, em um tem­po dis­tin­to, em que os se­res se­rão os mes­mos, mas com idei­as re­no­va­das.

Es­se e o pla­no do gran­de ar­qui­te­to, pois o ca­rá­ter se for­ja no tem­po, e a jor­na­da e a pró­pria fa­cul­da­de da vi­da, e são as di­fe­ren­ças do ho­je que cri­a­rão o no­vo ama­nhã.

E as­sim o mun­do se­gue nos mul­ti­pla­nos exis­ten­ci­ais, o que ho­je e ma­té­ria ama­nha e ape­nas uma par­tí­cu­la de luz que va­ga por um plu­ri­ver­so tran­scen­den­te.

O li­vro con­tos re­fle­xi­vos do an­da­ri­lho do plu­ri­ver­so se en­con­tra pron­to, aguar­dan­do edi­to­ra pa­ra pu­bli­ca­ção. 

(Pau­lo Cé­sar de Cas­tro Go­mes, gra­du­a­do em Di­rei­to pe­la Uni­ver­si­da­de Sal­ga­do de Oli­vei­ra Go­i­â­nia, pós-gra­du­a­do em do­cên­cia uni­ver­si­tá­ria su­pe­ri­or pe­la Uni­ver­si­da­de Sal­ga­do de Oli­vei­ra Go­i­â­nia, pós-gra­du­an­do em Cri­mi­no­lo­gia e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás. (email. pau­lo44g@hot­mail.com)

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