Opinião

Por que dobram os sinos de Seoul?

Diário da Manhã

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 00:37 | Atualizado há 7 anos

Um dos gran­des pro­ble­mas que en­fren­ta­mos, meu fi­lho Hé­lio Júni­or e eu, nes­ta vi­a­gem pa­ra a Ásia, es­pe­ci­fi­ca­men­te pa­ra a Co­reia (2010), foi a ques­tão do fu­so ho­rá­rio; du­ran­te os três pri­mei­ros di­as pra­ti­ca­men­te não dor­mi­mos, pois, nos­sas ati­vi­da­des (con­gres­so mé­di­co) obri­ga­vam-nos a per­ma­ne­cer acor­da­dos du­ran­te o dia e quan­do che­ga­va a noi­te, não ha­via ma­nei­ra de con­ci­li­ar o so­no. Con­ver­sá­va­mos a noi­te in­tei­ra!

Du­ran­te es­ta nos­sa vi­gí­lia ou­ví­a­mos, a par­tir das qua­tro ho­ras da ma­dru­ga­da, um ma­ra­vi­lho­so ba­da­lar de si­nos que dei­xa­va-nos ex­ta­si­a­dos pe­la paz de es­pí­ri­to que nos trans­mi­tia; con­tá­va­mos o in­ter­va­lo en­tre as bim­ba­lha­das (quin­ze se­gun­dos), o nu­me­ro de ve­zes que re­pi­ca­vam (seis ve­zes), de­pois aguar­dá­va­mos che­gar a ho­ra do pró­xi­mo es­pe­tá­cu­lo (as cin­co, seis e se­te ho­ras da ma­nhã).

Sem ne­nhu­ma di­fi­cul­da­de per­ce­be­mos que, em fren­te ao nos­so ho­tel, ha­via um tem­plo bu­dis­ta de on­de vi­nha o ma­jes­to­so som; pro­gra­ma­mos vi­si­tá-lo em al­gum mo­men­to de fol­ga da nos­sa pro­gra­ma­ção.

Era uma ter­ça fei­ra, mais ou me­nos qua­tro ho­ras da tar­de, da ja­ne­la do nos­so ho­tel as­sis­tí­a­mos um es­pe­tá­cu­lo inu­si­ta­do pa­ra nós bra­si­lei­ros: caia uma ne­ve, co­mo se fos­sem flo­cos de al­go­dão que des­pen­ca­vam do céu, à me­di­da que o tem­po ia pas­san­do, foi em­bran­que­cen­do o ver­de do jar­dim e trans­for­man­do os ar­ran­jos flo­ra­is em amon­to­a­dos de ge­lo, co­mo se fos­sem nos­sos cu­pin­zei­ros pin­ta­dos de bran­co; as fo­lhas dos ga­lhos das ár­vo­res fo­ram sub­sti­tu­í­das por uma mi­rí­a­de de pe­que­nas bo­las bran­cas, imi­tan­do as lâm­pa­das que en­fei­tam as ár­vo­res de na­tal.

De vez em quan­do caía uma des­tas bo­las, es­bor­ra­chan­do-se na cal­ça­da, mas lo­go em se­gui­da, sem dar tem­po pa­ra a fo­lha ver­de mos­trar sua oni­pre­sen­ça, no­vos flo­cos de al­go­dão vol­ta­vam a em­bran­que­cer as que tei­ma­vam em lu­tar con­tra a for­ça da na­tu­re­za.

Ain­da sob os in­flu­xos des­te es­pe­tá­cu­lo ma­ra­vi­lho­so re­sol­ve­mos vi­si­tar o Tem­plo, cu­ja im­po­nên­cia ar­qui­te­tô­ni­ca se des­ta­ca­va no nos­so ho­ri­zon­te de vi­são.

An­tes de aden­trar­mos, pro­cu­ra­mos al­gum sub­si­dio no “bu­re­au” de in­for­ma­ções, lo­ca­li­za­do bem na sua en­tra­da; fi­ca­mos sa­ben­do, en­tão, que na ver­da­de se tra­ta­va de vá­rios tem­plos (mais de quin­ze), cu­jo con­jun­to le­va o no­me de Bon­ge­un­sa, e o ini­cio da sua cons­tru­ção re­mon­ta ha mais de mil anos.

Uma das pri­mei­ras coi­sas que fi­ze­mos foi pro­cu­rar o lo­cal on­de se acha­va o mis­te­ri­o­so si­no; de acor­do com o nos­so ma­pa, o Jon­groo (pa­vi­lhão do si­no) es­ta­va a pou­cos pas­sos da en­tra­da.

Não se con­se­gue fi­car im­pas­sí­vel di­an­te do co­los­sal ta­ma­nho do Bup­go (si­no) e, se­gun­do fi­ca­mos sa­ben­do, o som pro­fun­do que ema­na das su­as ba­da­la­das e a har­mo­nia con­se­gui­da pe­la mis­tu­ra de me­tal (bron­ze) e a ma­dei­ra que o sus­ten­ta re­pre­sen­tam, sim­bo­li­ca­men­te, o som da cul­tu­ra Co­re­a­na que, so­le­ne­men­te, po­de ser ou­vi­do, to­dos os di­as, an­tes do ama­nhe­cer.

A sur­pre­sa mais en­can­ta­do­ra es­ta­va re­ser­va­da pa­ra nos­sa vi­si­ta ao tem­plo Da­ewo­ong­je­on que é o mais im­por­tan­te de to­do o con­jun­to, pois é o cen­tro de to­das as ati­vi­da­des re­li­gi­o­sas; as es­ca­da­ri­as que dão aces­so à sua en­tra­da é to­da en­fei­ta­da com ima­gens de dra­gões es­ca­va­dos na ma­dei­ra; to­das as pa­re­des, ja­ne­las e por­tas são de­co­ra­das com flo­res es­cul­pi­das na ma­dei­ra, sig­ni­fi­can­do a be­le­za e o amor à na­tu­re­za, tra­di­cio­nal no es­ti­lo da ar­qui­te­tu­ra co­re­a­na.

O no­me do tem­plo sig­ni­fi­ca o “Gran­de he­rói” que é ou­tro no­me de­sig­na­ti­vo de Bu­da, cu­ja es­tá­tua es­tá lo­ca­li­za­da bem no cen­tro do al­tar; a en­tra­da ao seu in­te­ri­or é pre­ce­di­da pe­la re­ti­ra­da dos sa­pa­tos e, lo­go em se­gui­da, são ofe­re­ci­das al­mo­fa­das pa­ra se ajo­e­lhar ou, even­tual­men­te, sen­tar-se.

Não há co­mo não ser en­vol­vi­do pe­lo cli­ma de tran­qui­li­da­de que ema­na da­que­le am­bi­en­te, não há co­mo não se ajo­e­lhar, fe­char os olhos e fa­zer uma pre­ce pa­ra re­ve­ren­ci­ar a fi­gu­ra ma­jes­to­sa de Bu­da.

O si­lên­cio é pro­fun­do, se­me­lhan­te ao que ocor­re no in­te­ri­or dos gran­des tem­plos, de to­das as re­li­gi­ões; nes­tes mo­men­tos nos­so en­vol­vi­men­to com a fé tran­scen­de o lo­cal on­de es­ta­mos e le­va-nos a ou­tras pa­ra­gens e con­cluo, pa­ra mi­nha sa­tis­fa­ção pes­so­al, que tam­bém na Ca­te­dral de São Pe­dro, em Ro­ma, no enor­me tem­plo Bu­dis­ta de Bangkok na Tai­lân­dia, na Ba­sí­li­ca de San­ta So­fia em Is­tam­bul na Tur­quia, sen­ti aque­le mes­mo re­man­so de paz e in­ti­ma ale­gria.

Eu creio, dis­se cer­ta fei­ta Al­ceu de Amo­ro­so Li­ma pa­ra a frei­ra Ma­ria Te­re­sa, sua fi­lha: – Is­to me bas­ta!

Na ul­ti­ma ses­são ci­en­ti­fi­ca da tar­de de on­tem, ou­vi­mos de um ci­en­tis­ta in­glês, en­vol­vi­do em es­tu­dos de fí­si­ca nu­cle­ar, uma de­cla­ra­ção que as­sus­ta: “A ci­ên­cia es­tá li­vre do prin­ci­pal vi­cio da re­li­gi­ão, que é a fé”.

Quan­do, não es­te, mas um ou­tro ci­en­tis­ta nos afir­ma que “uma mes­ma par­tí­cu­la nu­cle­ar po­de pas­sar por dois ori­fí­ci­os di­fe­ren­tes ao mes­mo tem­po” su­ge­re-nos a ne­ces­si­da­de de ter­mos al­go pa­re­ci­do com a fé pa­ra acei­tar­mos, co­mo ra­zo­á­vel, es­ta pro­po­si­ção.

As pes­so­as po­dem pen­sar de ma­nei­ra di­fe­ren­te, mas a ver­da­de se­rá igual pa­ra to­das elas; a ver­da­de é úni­ca em qual­quer re­li­gi­ão. Os en­si­na­men­tos de to­das as re­li­gi­ões de­ve­rão nos le­var, sem­pre, a tri­lhar o ca­mi­nho da hu­mil­da­de.

Quan­do nos co­lo­ca­mos em sin­to­nia com a ver­da­de, ar­gu­men­tos acer­ca de re­li­gi­ão se­rão tri­vi­ais co­mo as par­tí­cu­las de pó que o ven­to car­re­ga.

 

(Hé­lio Mo­rei­ra, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, Aca­de­mia Go­i­a­na de Me­di­ci­na, Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás)

 

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