Opinião

Praticar esporte, estudar e trabalhar na adolescência rola?

Diário da Manhã

Publicado em 16 de março de 2018 às 01:03 | Atualizado há 7 anos

Co­mo pra­ti­car es­por­te, es­tu­dar e tra­ba­lhar?

O Es­ta­tu­to da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te; Art. 53. A cri­an­ça e o ado­les­cen­te têm di­rei­to à edu­ca­ção, cul­tu­ra e es­por­te, vi­san­do ao ple­no de­sen­vol­vi­men­to de sua pes­soa, pre­pa­ro pa­ra o exer­cí­cio da ci­da­da­nia e qua­li­fi­ca­ção pa­ra o tra­ba­lho

O jo­vem ado­les­cen­te po­de tra­ba­lhar ou não? Pa­ra que pos­sa tra­ba­lhar o ado­les­cen­te pre­ci­sa dei­xar a es­co­la e o es­por­te? A res­pos­ta é um so­no­ro (NÃO). É evi­den­te que dá pra con­ci­li­ar tu­do, bas­ta es­ta­be­le­cer re­gras, se­ja cri­te­rio­so, te­nha dis­ci­pli­na e tu­do com cer­te­za vai flu­ir de ma­nei­ra de­se­ja­da. Exis­te o pro­gra­ma “Jo­vem Apen­diz” que é mui­to in­te­res­san­te.

Co­me­çar a tra­ba­lhar é um mar­co na vi­da. Po­rém,co­mo e on­de se tra­ba­lha são fa­to­res que po­dem trans­for­mar es­sa ex­pe­ri­ên­cia de for­ma po­si­ti­va ou ne­ga­ti­va pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de um ado­les­cen­te. Mui­tas ve­zes, es­sa não é uma de­ci­são do pró­prio ado­les­cen­te, mas um re­sul­ta­do da pres­são fei­ta pe­la fa­mí­lia e até mes­mo pe­la so­ci­e­da­de.

In­de­pen­den­te da opi­ni­ão dos adul­tos da ca­sa, exis­tem li­mi­ta­ções le­gais pa­ra o tra­ba­lho re­a­li­za­do por ado­les­cen­tes, a le­gis­la­ção bra­si­lei­ra se­gue as nor­mas da Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal do Tra­ba­lho. Dos 14 aos 16 anos, eles po­dem ape­nas ser apren­di­zes, se es­ti­ve­rem ma­tri­cu­la­dos em cur­sos pro­fis­si­o­na­li­zan­tes. En­tre 16 e 17 anos, po­dem ter car­tei­ra de tra­ba­lho e ser re­gis­tra­dos, mas com au­to­ri­za­ção e su­per­vi­são dos pa­is ou res­pon­sá­veis. “Os pa­is ou res­pon­sá­veis pre­ci­sam au­to­ri­zar a emis­são da car­tei­ra de tra­ba­lho e as­si­nar o con­tra­to em con­jun­to com o me­nor. Tam­bém têm obri­ga­ção de ve­tar o tra­ba­lho ca­so se­ja in­sa­lu­bre – que ex­põe á sub­stân­cias no­ci­vas à sa­ú­de –, pe­ri­go­so – que co­lo­que a vi­da em ris­co – ou em ho­rá­rio no­tur­no – das 22h às 5h. Ou­tra res­pon­sa­bi­li­da­de dos adul­tos é não per­mi­tir que os fi­lhos as­su­mam tra­ba­lhos que pre­ju­di­quem a mo­ral, sa­ú­de ou es­co­la­ri­da­de.

Al­guns crí­ti­cos en­ten­dem que é pre­co­ce que al­guém com me­nos de 18 anos co­me­ce a tra­ba­lhar. É co­me­çar a vi­da de adul­to mui­to ce­do. Eles vão tra­ba­lhar em vez de fa­ze­rem cur­sos ex­tra­cur­ri­cu­la­res, se aper­fei­ço­a­rem em lín­guas, pra­ti­ca­rem es­por­tes, que são tão im­por­tan­tes pa­ra o la­zer e a so­ci­a­li­za­ção.

A ver­da­de é que: os ado­les­cen­tes de ho­je são su­per­pro­te­gi­dos e não co­nhe­cem a re­a­li­da­de do mun­do adul­to. En­tão, ter aces­so a al­gu­mas ta­re­fas fo­ra do am­bi­en­te es­co­lar e fo­ra do es­por­te, po­de ser be­ne­fi­cio sim, tam­bém po­de bus­car a so­ci­a­li­za­ção tra­ba­lhan­do.

De acor­do com a psi­có­lo­ga Va­len­ti­na Pi­goz­zi , au­to­ra do li­vro “Ce­le­bre a Au­to­no­mia do Ado­les­cen­te” (Edi­to­ra Gen­te), se a mo­ti­va­ção do jo­vem é co­nhe­cer me­lhor uma área pro­fis­si­o­nal que ele pos­sa ter in­te­res­se em ex­plo­rar no fu­tu­ro, es­se tra­ba­lho po­de ser van­ta­jo­so. Aos 17 anos, a pes­soa é obri­ga­da a sa­ber com exa­ti­dão o que vai ser na vi­da adul­ta, que tra­ba­lho vai exe­cu­tar, jun­to à ideia de que tem de ser uma pro­fis­são bem re­mu­ne­ra­da. É tre­men­da an­sie­da­de, mui­tas ve­zes a ex­pe­ri­ên­cia an­tes da es­co­lha da car­rei­ra é mui­to po­si­ti­va! Se a de­ci­são da fa­mí­lia foi per­mi­tir que, o jo­vem con­si­ga um tra­ba­lho, é im­por­tan­te que os pa­is acom­pa­nhem o dia a dia do fi­lho nes­se no­vo am­bi­en­te. Mas é bom que se lem­bre que não se po­de dei­xar a es­co­la e o es­por­te que pra­ti­ca, pe­lo tra­ba­lho, dá pra con­ci­li­ar tu­do e tam­bém os cur­sos pro­fis­si­o­na­li­zan­tes.

Os Pa­is de­vem pres­tar aten­ção em co­mo ele es­tá re­a­gin­do ao tra­ba­lho.

É im­por­tan­te tam­bém aju­dar o ado­les­cen­te a or­ga­ni­zar sua no­va ro­ti­na. Quan­do ele vai pa­ra um con­tex­to so­ci­al mais adul­to, vai aca­bar en­fren­tan­do com mais fre­quên­cia o la­do ne­ga­ti­vo das ati­tu­des hu­ma­nas. Tais co­mo: che­fes abu­si­vos e uma de­mis­são in­jus­ta co­mo si­tu­a­ções que po­dem afe­tar o ado­les­cen­te. Se ti­ver al­guém pa­ra ori­en­tar nes­se mo­men­to, po­de cri­ar uma ma­tu­ri­da­de e uma mus­cu­la­tu­ra que vão aju­dar no fu­tu­ro. Um dos prin­ci­pa­is de­sa­fi­os da vi­da adul­ta é o mo­men­to de pro­cu­rar um lu­gar no mer­ca­do de tra­ba­lho. Sem ex­pe­ri­ên­cia ne­nhu­ma, ain­da com mui­to me­do de tu­do, uma va­ga de em­pre­go po­de ir por água abai­xo por con­ta des­sa in­se­gu­ran­ça.

Tra­ba­lhar na ado­les­cên­cia ro­la. Mas, na fun­ção de apren­diz e com to­dos os di­rei­tos ga­ran­ti­dos, pa­ra que o ado­les­cen­te não se­ja pre­ju­di­ca­do de ne­nhu­ma for­ma. Dar sem­pre pri­o­ri­da­de a edu­ca­ção, es­por­te e cur­sos pro­fis­si­o­na­li­zan­tes. Exer­cer ou ten­tar qual­quer tra­ba­lho fo­ra des­sas con­di­ções es­ta­be­le­ci­das, não ro­la… mes­mo.

 

(An­dré Jú­ni­or, mem­bro da UBE – Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res-Go­i­ás. es­cri­tor­li­te­ra­rio@ya­hoo.com.br)

 

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