Prêmio Chico Mendes é o reconhecimento de nossas ações ambientais em Anápolis
Diário da Manhã
Publicado em 1 de dezembro de 2015 às 22:12 | Atualizado há 9 anosNossa atuação em torno da questão ambiental em Anápolis deixou de ser notícia. Pelo menos, passou para o caráter informativo o que antes era tido como novidade. As medidas de combate à degradação, à organização do aterro sanitário e construção de espaços de contemplação e preservação ambientais, então inéditas, passaram a ser ações perenes e cíclicas, de acordo com a demanda apresentada pela cidade.
A mudança que deixou de fazer com que ações para o meio ambiente fossem um acessório de luxo da gestão pública para tornar-se uma política municipal institucionalizada aconteceu logo quando da nossa entrada no comando político administrativo de Anápolis. Ao curso destes últimos sete anos, temos realizado com a ajuda da população e de setores organizados da sociedade ligados direta ou indiretamente ao debate ambiental, uma série de intervenções estratégicas. Com visão abrangente, temos o objetivo de atender a todas as necessidades do desafio do homem em coabitar com o meio natural. Ou seja: atuamos na problemática do lixo produzido até mesmo a conquista de preservar mananciais e espaços verdes para lazer e contato com o meio ambiente.
Nossos parques são um exemplo deste último ponto. Recentemente, nosso aterro sanitário voltou a receber a visita de políticos e gestores a fim de conhecer nossa realidade e adaptar nossas ações para seus municípios. Com a ampliação de mais uma trincheira no aterro sanitário, além de mantermos nosso compromisso de estar dentro do seleto rol de cidades que cumprem à risca a lei ambiental em sua totalidade, ainda demos autonomia para funcionamento do tratamento de resíduos sólidos por mais cinco anos.
Ao otimizarmos todas as vertentes das políticas ambientais, ganhamos a chance de gerar mais qualidade de vida, preservação de nossas próprias fontes de abastecimento e a criação de uma nova geração em dia com a Educação Ambiental e o respeito à própria preservação como espécie.
E foi a partir deste conceito unificado de investimento e na diversificação dos projetos e sua conclusão que temos a honra de receber o reconhecimento em diversas premiações. Uma delas, pela sexta vez consecutiva, é a conquista do Prêmio Chico Mendes. O título é uma premiação socioambiental concedida a entidades, ONGs e prefeituras que têm nas suas políticas públicas ações que beneficiam o meio ambiente.
A Prefeitura de Anápolis foi destacada pelo conjunto de ações no setor, sobretudo, na preservação e nos investimentos em parques e praças que oportunizem a população na convivência sustentável com o meio ambiente e na interação do homem com o meio. Como ponto alto, além das ações enumeradas acimas, está a construção – em curso – do quarto parque da cidade, localizado na Vila Jaiara, que também é local da nascente do Córrego Reboleira.
A premiação vem como um incentivo para nossas ações e a promoção de um caráter ainda mais intensificado. Com este reconhecimento, Anápolis renova o direito de exibir a insígnia conquistada pelo Instituto Internacional Chico Mendes. O chamado “Selo Verde” é hoje um dos mais eficientes meios para agregar visibilidade às empresas e organizações governamentais que estão de acordo com as boas práticas de conduta socioambiental responsável, mostrando através dessa certificação os resultados obtidos, criando assim um elo de confiança entre empresa e consumidor.
(João Gomes, prefeito de Anápolis)
]]>