Professor Nelci Silvério, o filósofo de Goiás
Diário da Manhã
Publicado em 23 de outubro de 2015 às 22:19 | Atualizado há 9 anosCerta tarde, eu estava no meu escritório de Advocacia, quando recebi a auspiciosa visita de nosso maior filósofo, professor Nelci Silvério de Oliveira, lente aposentado da Universidade Federal de Goiás, e da PUC-Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O pretexto dessa auspiciosa visita era presentear-me com seu mais recente livro, “A Filosofia, os Filósofos e a Incessante Busca da Verdade”, Editora do Conhecimento, tendo como subtítulo “Auxiliando a Humanidade a Encontrar a Verdade,” 2015, 270 págs. No frontispício da obra, este provérbio oriental, pleno de sabedoria: “Ao chegarmos a este mundo, nós chorávamos, ao passo que outros sorriam. Pois bem: Devemos viver de tal modo que, quando partirmos, todos chorem, enquanto nós estejamos a sorrir”.
Além do Prefácio e da Introdução, a obra está dividida em duas partes e uma conclusão: na primeira parte, a Filosofia no Ocidente; na segunda parte, a Filosofia no Oriente; e na conclusão, a Filosofia do Futuro e o Futuro da Filosofia.
Comecemos pelo Prefácio, onde Nelci ensina que “toda doutrina filosófica pode ser classificada em exotérica ou esotérica, segundo a natureza de seu assunto. ‘Exotérico’ é o que se dirige ao grande público, expressando coisas relativamente fáceis, conforme a denominação do filósofo; e ‘esotérico’, o que é difícil ou profundo, sendo apreendido por poucos” (pág.14). Na ‘Introdução’, o autor estuda a Natureza e os Limites da Filosofia. Tais como: A Filosofia e o problema do conhecimento; Filosofia e Ciência; e os grandes temas da Filosofia.
Na Primeira Parte, o Autor cuida da Filosofia no Ocidente, compreendendo a Filosofia e os Filósofos Naturalistas; se o Universo é estático ou dinâmico, Heráclito e a teoria dinâmica, e a Sabedoria; a Filosofia pitagórica; Pitágoras e a iniciação dos discípulos; os Sofistas e suas concepções; a Filosofia do autoconhecimento; Sócrates e a Virtude; o método e a pedagogia socrática; a Filosofia do prazer e sua escola; a escola hedonista; a escola epicurista; a Filosofia do Ascetismo e suas escolas; a Escola do Cinismo e do Estoicismo; a Filosofia platônica e a alegoria da caverna; a Filosofia aristotélica e sua obra; diferenças entre a concepção platônica e a visão aristotélica; a Verticalidade platônica e a horizontalidade aristotélica; o monismo neoplatônico e o dualismo eclesiástico; a Filosofia empirista; o Ceticismo universal, e o empirismo evolucionista; a Filosofia racionalista, Descartes e o conhecimento, a harmonia preestabelecida do Universo; a Filosofia do Absoluto; Deus, o homem e o mundo; a influência de Spinoza; a Filosofia da Natureza; Rousseau, Retorno à Natureza, a Política, a Religião, a Educação; a Filosofia Kantiana, a Razão pura, e a Razão prática; o Imperativo categórico; a Filosofia Voluntarista; a busca do Nirvana; a apologia do Super-homem; a Filosofia Intuitiva: Bergson, a ética e a religião. A Filosofia da Dor, Pietro Ubaldi no Brasil, e sua obra. A Filosofia Univérsica, a Vida de Huberto Rohden, sua obra, e a Filosofia univérsica.
Na Segunda Parte, o Autor cuida da Filosofia no Oriente. Temos, aí, a Filosofia Cósmica, Krishna e a Filosofia Vedanta, Jesus de Nazaré e a Filosofia panenteista ou monista, Semelhanças entre Krishna e Jesus; a Filosofia hermética, o Toth ou Hermes, e os princípios fundamentais da Filosofia hermética. A Filosofia Monista, Lao-Tse, o Tao Te King. A Filosofia Budista: o Gautama Sidhartha (o Buda), o Decálogo de Buda, os Quatro Princípios da Filosofia Budista, os Oito Caminhos da Redenção. A Filosofia Prática: a Meditação, o Yoga, os diversos tipos de Yoga, o Yoga real de Pataniali.
Na Conclusão, o Autor trata da Filosofia do futuro, ciência, filosofia e religião; a Filosofia politeísta ou pluralista, a Filosofia panteísta ou totalista, a Filosofia monoteísta e/ou dualista, e a Filosofia pananteista e/ou monista.
Eis, aí, em síntese a enciclopédia da Filosofia, desde a mais remota antiguidade até os nossos dias.
A clareza meridiana do texto ensina Filosofia a quem não tenha a menor noção da matéria. Inclusive, a quem considere esse ramo do humano conhecimento como tema de nefelibata.
(Licínio Barbosa, advogado criminalista, professor emérito da UFG, professor titular da PUC-Goiás, membro titular do IAB-Instituto dos Advogados Brasileiros-Rio/RJ, e do IHGG-Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, membro efetivo da Academia Goiana de Letras, Cadeira 35 – E-mail L).
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